Backup do PostgreSQL 8.3 e aviso por e-mail

- Este script cria uma pasta de backup, caso a pasta exista, ele não substitui os arquivos nela. - Envia backup para a pasta /backup com nome da semana, por exemplo: Seg.backup, Ter.backup, Qua.backup e assim por diante, quando for segunda novamente, ele sobrescreve, fazendo assim um backup completo de semana em semana. - Caso o backup for concluído com sucesso manda uma mensagem positiva no e-mail sugerido, caso contrário, manda um e-mail dizendo que o backup está corrompido.

Por: Thiago Henrique F. Margonar


Backup com Shell Script

Oi pessoal, A seguir um simples e útil script para backup, com exclusão de arquivos antigos, backup completo do banco MySQL e determinadas pastas do servidor. O que faz: - Copia os arquivos a serem backupeados para um diretório temporário ($base_tmp). Estes arquivos são mantidos por 5 dias. - Logo após, no final do script, a base principal ($base_principal) é atualizada com os arquivos do diretório temporário. Os arquivos da base principal são mantidos por 10 dias. - O backup das configurações do servidor são mantidos na base principal ($base_principal) por 360 dias, por serem arquivos pequenos. # Paz. # É o Senhor que mostra os caminhos. #

Por: Marcelo Viana


Backup da pasta de usuário em sistemas GNU/Linux sem copiar os arquivos ocultos

Para quem quer fazer backup da pasta home do usuário no seu sistema GNU/Linux pela linha de comando, esse script é uma das formas de copiar todos os arquivos não ocultos (que não comecem com "." (ponto)) do diretório home do usuário para outro qualquer.

Por: Mário Jorge Santos


Backup com mysqldump

Um backup atualizado não é questão de "se" - antes é uma necessidade primária em qualquer ambiente de produção (missão crítica nem se fala). Montei este pequeno script que uso regularmente e compartilho para os membros da comunidade pois se há algo certo neste mundo é que scripts shell sempre podem ser melhorados. =) Explicação da rotina: - backupDB.sh :: backup de tabelas específicas (críticas). Uso uma tabela que armazena um ID para cada tabela crítica - além de armazenar a data/hora do último backup (campos "intervalo" e "data"). O campo intervalo armazena a data no formato "segundos desde 1970-01-01 00:00:00 UTC" e o campo data armazena a mesma informação no formato padrão (YYYY-MM-DD HH:MM:SS). O script lê um array estático que contém o ID e nome de cada tabela crítica - há também um array de periodicidade pois há tabelas que precisam ser becapeadas a cada 1 hora e outras a cada 2 horas. Ele verifica se a tabela é elegível para backup naquele momento e - em caso positivo - realiza o backup e compacta o resultado com o gunzip. Ele cria um arquivo de PID e checa se este arquivo já existe antes de iniciar a execução - evitando que a rotina seja executada mais de uma vez simultaneamente. O script é bem autoexplicativo. =) O script é executado obviamente de um outro servidor. Foi configurado no crontab (roda 1 vez por minuto]). P.S.: obviamente alterei os nomes das tabelas, DB e caminhos de diretórios.

Por: Osimar Medeiros


Backup de arquivos com rsync

Srs. Segue script para efetuar backup utilizando rsync e wake-on-LAN. - Este script liga os servidores, caso estejam desligados. - Efetua sync dos arquivos. - Desliga os servidores listados, após execução do sync. - Utiliza chave RSA para efetuar conexão sem solicitar senha.

Por: Breno Morato Mesquita Sabella


Replicação de arquivos

Tenho um servidor de mídia com cerca de 2 TB de arquivos e precisava manter/criar uma réplica desse servidor para o caso de uma pane. E, claro, precisava manter os arquivos sincronizados. Tentei algumas soluções, como rsync, mas este demorava muito e se fosse colocado no cron acontecia de encavalar vários processos do rsync. Tentei também usar o inosync, mas alguns arquivos de cache geravam problemas. Então criei esse script que deve ser colocado no /etc/init.d e rodar como serviço. Basicamente ele roda com prioridade baixa, não afetando o desempenho do servidor. Pode fazer o sincronismo para vários servidores ao mesmo tempo beneficiando-se do cache de leitura do disco, e ainda impede que vários processos de rsync sejam encavalados. Em meu ambiente um arquivo leva cerca de 5 minutos para ser replicado para o outro servidor, mas esse valor ainda pode ser melhorado. A única ressalva é fazer com que o servidor origem se autentique no destino através de troca de chaves. Altere as variáveis de acordo com o teu ambiente.

Por: Ricardo Lino Olonca






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts