Backup incremental com rsync

O programa rsync é um utilitário de cópia muito utilizado para fazer backups, ele aceita diversos parâmetros como uso de chaves, manipulação de parâmetros, cópias diferenciais e incrementais. Abaixo vou deixar um pequeno bashscripts de backup incremental. Frisando que no backup incremental o local que recebe a cópia completa sempre fica atualizada e o que é mudado é adicionado na pasta de "incrementais". Exemplo: ANTES DO RSYNC Origem: /DADOS/word.doc 13 kb Destino: /BKPFULL/DADOS/word.doc 13 kb DEPOIS DO RSYNC COM MUDANÇA NA ORIGEM NO DIA 01/01/2022 Origem: /DADOS/word.doc 124 kb Destino: /BKPFULL/DADOS/word.doc 124kb /BKP_INCR/01-01-2022/DADOS/word.doc 13 kb

Por: Eduardo Antonio Marcial Marques


Restauração de backup Firebird a partir de um arquivo .7Z contendo um GBK

Saudações a todos! Script para restauração de backup Firebird a partir de um arquivo .7Z contendo um arquivo GBK que irá gerar um arquivo FDB. Sistema CentOS 7 32 Bits (sim, existem CentOS 7 32 bits) com Firebird 2.56 versão SuperServer. Autor: AgOfEarth, submetido ao Viva o Linux - https://www.vivaolinux.com.br/ em 24 de julho de 2018. Continuando o artigo: http://www.vivaolinux.com.br/script/Backup-compactacao-verificacao-e-transferencia-de-arquivos/ Vamos, no CentOS 7 32 bits, através do Firebird Superserver, restaurar o backup de uma base de dados salva num local específico no Firebird SuperServer e novamente tudo será registrado em um LOG que fica na máquina e também enviado por email. Pré-requisitos: - CentOS 7 32 bits (espero publicar em breve um artigo de como instalar o desconhecido CentOS 32bits. Deve funcionar no 64 bits normalmente, mas não testei, faça-o por sua conta e risco) - Firebird SuperServer (no CentOS 32 bits não é automática a instalação, já que o 32 bits não possui os repositórios padrões e isso também será abordado no artigo de instalação do sistema 32 bits) - 7zip - mail - Samba Ressalvas: 1) Usei este script por muito tempo e nunca tive nenhum problema e tentei cercar algumas eventuais mensagens de erro/alertas do Firebird, mesmo assim use-o por sua conta e risco, se der algum problema não tenho culpa não ;-) ! Claro nunca se deve testar na base de produção antes de ter certeza do que está fazendo. 2) Lembre-se de adicionar o script ao seu crontab. No meu caso usei, como root o comando "crontab -e". Ao tentar editar o /etc/crontab não deu certo, mas não procurei entender o porquê.No terminal, como root, digite "crontab -e" e insira algo do tipo: 00 22 * * MON-SAT /root/vivaobackup.sh Neste caso, todos os dias às 22 horas em ponto (00) de todos os dias (*) de todos os meses (*) de segunda (MON) a sábado (SAT) executo o script que está no /root/. 3) Este script funciona "em série" com o script citado acima, portanto o horário que deve constar no crontab deve levar em conta que todo o processo do outro script esteja terminado, caso contrário haverá erro devido ao fato do back-up não existir ou ainda de estar em uso pelo outro script! 4) Gostaria de agradecer a todos de todas as comunidade de onde tirei alguma informação e se não cito uma bibliografia em particular, deve-se ao fato de que estou criando este tipo de script a bastante tempo antigamente para o CENTOS 6.5 e desta vez apenas atualizei o script. Abraços a todos.

Por: G. Magalhaes


Backup, compactação, verificação e transferência de arquivos

Saudações a todos! Script para backup, compactação, verificação e transferência de arquivo para outra máquina na rede com geração de log enviado por email. Sistemas CentOS 7 32 bits (sim, existem CentOS 7 32 bits!) com Firebird 2.56 versão SuperServer. Vamos criar nomes padronizados no estilo $ano$mes$dia'Bk'$Diadasemana para serem usados em bases de dados Firebird, gerar um backup destas, compactá-la e enviar o arquivo compactado via rede para outra máquina tudo isso acompanhado de um log que ficará na máquina local e será também enviado via e-mail. O arquivo original estará no formato .FDB o seu backup estará no formato GBK e este será compactado no formato 7z o qual será transferido para um compartilhamento em rede onde será descompactado e a base restaurada, esta segunda etapa, no outro computador estará, em breve, em outro artigo. Usei configurações de compactação que geram arquivos 7z menores que 5% do tamanho do .FDB, claro, considerando a minha base de dados de produção que é de 7 Gbytes e foi para 199 Mbytes. São feitos alguns testes de conectividade, montagem e desmontagem de caminhos de rede e de criação de pastas. Pre-requisitos: - CentOS 7 32 bits (espero publicar em breve um artigo de como instalar o desconhecido CentOS 32bits. Deve funcionar no 64 bits normalmente, mas não testei, faça-o por sua conta e risco) - Firebird SuperServer (no CentOS 32 bits não é automática a instalação já o CentOS 32 bits não possui os repositórios padrões e isso também será abordado no artigo de instalação do CentOS 32 bits) - 7zip - mail - Samba Ressalvas: 1) Usei este script por muito tempo e nunca tive nenhum problema e tentei cercar algumas eventuais mensagens de erro/alertas do Firebird, mesmo assim use-o por sua conta e risco, se der algum problema não tenho culpa não ;-) ! Claro nunca se deve testar na base de produção antes de ter certeza do que está fazendo. 2) Algumas partes estão muito repetidas, pois inicialmente este script seria lido por um outro script então precisava de acesso à saída (exit) e não tive tempo de colocar de uma forma menos "macarrone". 3) Lembre-se de adicionar o script ao seu crontab. No meu caso usei, como root o comando "crontab -e". Ao tentar editar o /etc/crontab não deu certo, mas não procurei entender o porquê. --> crontab -e --> 00 22 * * MON-SAT /root/vivaobackup.sh Abraços a todos!

Por: G. Magalhaes


Lisa - sistema de backup com rsync

Lisa é um sistema de backup que utiliza o rsync como principal forma de backup e sincronismo 'Origem/Destino'. Criada especialmente para fazer backups 'localmente' em dispositivos removíveis ou não, pendrives, HD, HD externo. Mais informações: https://notabug.org/jeffersonrocha/lisa

Por: Slackjeff


Configuração de backup com rsync sem senha

Vamos configurar um backup com rsync sem pedir senha para sincronização. Para exportar a senha, use os seguintes comandos: $ ssh-keygen -t dsa -f ~/.ssh/id_dsa $ cat ~/.ssh/id_dsa.pub | ssh root@172.x.x.177 'cat - >> ~/.ssh/authorized_keys' $ cat ~/.ssh/id_dsa.pub >> ~/.ssh/authorized_keys Onde 172.x.x.177 deve ser substituído pelo IP do teu servidor.

Por: Ivan Benazzi


Backup-Menu - Backup com menu de ajuda, sair e fazer backup

Backup com menu de ajuda, sair e fazer backup.

Por: maikon rocha






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts