Backup, compactação, verificação e transferência de arquivos

Saudações a todos! Script para backup, compactação, verificação e transferência de arquivo para outra máquina na rede com geração de log enviado por email. Sistemas CentOS 7 32 bits (sim, existem CentOS 7 32 bits!) com Firebird 2.56 versão SuperServer. Vamos criar nomes padronizados no estilo $ano$mes$dia'Bk'$Diadasemana para serem usados em bases de dados Firebird, gerar um backup destas, compactá-la e enviar o arquivo compactado via rede para outra máquina tudo isso acompanhado de um log que ficará na máquina local e será também enviado via e-mail. O arquivo original estará no formato .FDB o seu backup estará no formato GBK e este será compactado no formato 7z o qual será transferido para um compartilhamento em rede onde será descompactado e a base restaurada, esta segunda etapa, no outro computador estará, em breve, em outro artigo. Usei configurações de compactação que geram arquivos 7z menores que 5% do tamanho do .FDB, claro, considerando a minha base de dados de produção que é de 7 Gbytes e foi para 199 Mbytes. São feitos alguns testes de conectividade, montagem e desmontagem de caminhos de rede e de criação de pastas. Pre-requisitos: - CentOS 7 32 bits (espero publicar em breve um artigo de como instalar o desconhecido CentOS 32bits. Deve funcionar no 64 bits normalmente, mas não testei, faça-o por sua conta e risco) - Firebird SuperServer (no CentOS 32 bits não é automática a instalação já o CentOS 32 bits não possui os repositórios padrões e isso também será abordado no artigo de instalação do CentOS 32 bits) - 7zip - mail - Samba Ressalvas: 1) Usei este script por muito tempo e nunca tive nenhum problema e tentei cercar algumas eventuais mensagens de erro/alertas do Firebird, mesmo assim use-o por sua conta e risco, se der algum problema não tenho culpa não ;-) ! Claro nunca se deve testar na base de produção antes de ter certeza do que está fazendo. 2) Algumas partes estão muito repetidas, pois inicialmente este script seria lido por um outro script então precisava de acesso à saída (exit) e não tive tempo de colocar de uma forma menos "macarrone". 3) Lembre-se de adicionar o script ao seu crontab. No meu caso usei, como root o comando "crontab -e". Ao tentar editar o /etc/crontab não deu certo, mas não procurei entender o porquê. --> crontab -e --> 00 22 * * MON-SAT /root/vivaobackup.sh Abraços a todos!

Por: G. Magalhaes


Lisa - sistema de backup com rsync

Lisa é um sistema de backup que utiliza o rsync como principal forma de backup e sincronismo 'Origem/Destino'. Criada especialmente para fazer backups 'localmente' em dispositivos removíveis ou não, pendrives, HD, HD externo. Mais informações: https://notabug.org/jeffersonrocha/lisa

Por: Jefferson Rocha


Configuração de backup com rsync sem senha

Vamos configurar um backup com rsync sem pedir senha para sincronização. Para exportar a senha, use os seguintes comandos: $ ssh-keygen -t dsa -f ~/.ssh/id_dsa $ cat ~/.ssh/id_dsa.pub | ssh [email protected] 'cat - >> ~/.ssh/authorized_keys' $ cat ~/.ssh/id_dsa.pub >> ~/.ssh/authorized_keys Onde 172.x.x.177 deve ser substituído pelo IP do teu servidor.

Por: Ivan Benazzi


Backup-Menu - Backup com menu de ajuda, sair e fazer backup

Backup com menu de ajuda, sair e fazer backup.

Por: maikon rocha


Script de backup Graylog

Primeiro artigo escrito. Espero que, para todos aqueles que estejam enfrentando a mesma dificuldade que eu, possam utilizar este script, adaptando-o para sua realidade. Eis um script para realizar o backup diário da base do Graylog. Em nosso ambiente temos um volume muito alto de logs, e, mesmo não colocando todos os servidores para envia-los para o graylog, nosso volume é muito alto. Por esta razão, resolvemos separar a extração dos logs por intervalos críticos, de modo que o tempo de extração dos dados seja menor. Porém, para resolver esta questão e deixar um arquivo único, basta alterar a sessão "extrai()", retirando as linhas adicionais, e trocando o horário de extração para o período necessário ( "timestamp" : { "gte": "'`echo $DATADUMP`' 00:00:00.000", "lte": "'`echo $DATADUMP`' 09:59:59.999" ). O arquivo "/etc/scripts/variaveis_graylog.cfg" contém variáveis usadas no script. Deve-se criá-lo de acordo com o ambiente de cada um, ou criar uma sessão no próprio script com esta finalidade (eu prefiro criar o arquivo ".cfg" pois posso utilizá-lo para outros scripts, editando-o de acordo com minha necessidade). Por esta razão, não coloquei o fonte deste arquivo, pois este é pessoal para cada ambiente. Caso tenham alguma dúvida, ou sugestão, com relação ao script, favor entrar em contato comigo. Também sintam-se à vontade para editá-lo conforme a necessidade, porém gostaria apenas de que mantivessem a autoria do script, e incluissem abaixo as alterações efetuadas, no mesmo formato que o cabeçalho. Assim fica mais fácil de visualizar as alterações efetuadas. Att.: Leandro.

Por: Leandro Rubert Jacomini


Backup Ubiquiti com usuários e senhas SSH diferentes

Galera, esse é um script pra quem tem vários rádios, com diferentes senhas do ssh entre eles (ou usuário), e precisa fazer backup das configurações. Achei muitos scripts para fazer backup em lote, porém, para equipamentos com mesmo usuário e senha. Então fiz esse script p/ sanar minhas necessidades, e agora compartilho com vocês. Ele criar uma pasta com a data do backup, e dentro dela, os arquivos .cfg. Depois pega os dados de um arquivo que contém: nome_do_radio,IP_radio,usuario,senha (exatamente nesse formato, separado por virgula " , " e 1 por linha) Espero ajudar alguém no caminho! Abraços.

Por: Sergio Lenaz






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts