Enviando e-mail localmente após o backup para monitoramento

Configurar Postfix/Sendmail para usar em scripts enviando e-mails em determinado momento. O primeiro passo é ter instalado o Postfix e o Sendmail, em nosso exemplo foi usado o Red Hat 6.4 que já vem com esses pacotes instalados... Configurar o Postfix para fazer relay de e-mails encaminhando para o servidor de correio já existente da empresa, certifique-se de que o correio está habilitado para permitir o relay através desses hosts. Como normalmente os servidores estão na mesma DMZ deve funcionar corretamente ou crie as regras para esta liberação. Postfix em modo null client No modo null client a máquina somente manda e-mail, ela não receberá e-mails da rede, e não entregará e-mails localmente (contas de home users). No exemplo abaixo vamos entender que o domínio é exemplo.com e o nome da máquina é hostname.exemplo.com. Como normalmente o exemplo mostra somente os parâmetros que não são deixados nas configurações padrões: Editamos o aqruivo /etc/postfix/main.cf onde: myhostname = hostname.exemplo.com myorigin = $mydomain relayhost = $mydomain inet_interfaces = loopback-only mydestination = Descrição: Linha 1: Define o myhostname para hostname.exemplo.com, no caso do nome da máquina não ser um nome fully-qualified (nome qualificado). Use o comando "post-conf -d myhostname" para achar o nome da máquina. Linha 2: O myhostname no seu conteúdo também define o valor padrão para o parâmetro mydomain (aqui, "mydomain = exemplo.com"). Linha 3: Nesta linha enviará o e-mail como "user@exemplo.com" (ao invés de "user@hostname.exemplo.com"). Linha 4: Encaminhar todos os e-mails para o servidor de e-mail responsável pelo domínio "exemplo.com". Isso previne dos e-mails ficarem presos neste servidor, especifique outro hostname ou IP caso não tenha o registro MX configurado. Linha 5: Não aceitar e-mails vindo da rede. Line 6: Desabilita entrega de e-mails locais. Todos os e-mails vão para o servidor especificado na linha 4. Após isso usando o Sendmail podemos chamar o envio de e-mail... Sendo assim montamos o script para recolher alguns dados e enviar por e-mail: No exemplo abaixo checo o conteúdo de duas pastas e envio no corpo e-mail para análise de qual conteúdo foi feito backup, no meu caso esse script foi colocado no crontab após a rotina de backup e eu recebo por email o que foi feito.

Por: Kleyton Maia


Backup utilizando rsync com envio do log e informativo via e-mail

Fácil de configurar e após o término envia o log por e-mail. Como instalar: Copie o arquivo sendEmail para /usr/local/bin: # cp sendEmail /usr/local/bin Adicione permissão de execução: # chmod +x /usr/local/bin/sendEmail # chmod +x backup_rsync.sh Agora basta ajustar o backup_rsync.sh e adicionar no cron com a periodicidade desejada. No download já existe tanto o backup_rsync.sh quanto o sendEmail. O sendEmail foi escrito por: Brandon Zehm <caspian[at]dotconf.net>. License: sendEmail (hereafter referred to as "program") is free software; you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU General Public License as published by the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or (at your option) any later version. When redistributing modified versions of this source code it is recommended that that this disclaimer and the above coder's names are included in the modified code. Espero que seja útil. Daniel Padovani

Por: Daniel Padovani


Backup Máquina do Tempo com Rsync

Este script serve para fazer backups periódicos no estilo máquina do tempo (Time Machine OSX). Ele é executado a partir de uma máquina central. Essa máquina acessa outras máquinas via rsync + ssh. Por utilizar hard-links, os backups não crescem muito. Caso se deseje a cópia exata de um "repositório" num dia específico, basta procurar a pasta correspondente, desde que o backup tenha sido feito nesse dia. Anexei um arquivo compactado contendo todos os arquivos necessários para rodar o script, inclusive um tutorial em PDF.

Por: Fabio Lima


Backup completo

Apenas um comentário: o rsync pode fazer backup diretamente via SSH, mas por segurança achei interessante montar as unidades em modo leitura no próprio servidor de backup. Segue o script:

Por: Perfil removido


OpenVZ - vzbackup

Script para backup de VPS OpenVZ. O mesmo efetua backup via SSH, sendo necessária a instalação do pacote sshpass para seu correto funcionamento e ajuste da permissão para 0700, de modo que somente o usuário root possa executá-lo.

Por: Leandro Nascimento de Souza


Fazendo backup e compactando

Script simples para fazer backup de um diretório fornecido por parâmetro. É gerado um arquivo compactado .zip.

Por: Raphael Henrique






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts