Scripts sugeridos

Criar usuários com ponto (nome.usuario) no Slackware

Um grande problema encontrado por diversos administradores de servidores Slackaware é quando seu cliente pede para que os logins de usuário sajam no padrão nome.sobrenome. Trata-se de um problema porque se você simplesmente digitar "useradd nome.sobrenome" recebera a mensagem de erro alertando sobre a sintaxe incorreta do login do usuário devido ao ponto. E agora? O que fazer quando todos os serviços possuem essa sintaxe? Podemos fazer essa tarefa na "unha" editando os arquivos /etc/passwd , /etc/shadow e /etc/samba/smbpasswd, e ainda renomear o home dos usuários "mv /home/nomesobrenome /home/nome.sobrenome". Fala a verdade, nem dá tanto trabalho assim. Mas fazer isso para 100, 200, 500 usuários é terrível! Esse script trata justamente sobre a criação de usuários com o padrão nome.sobrenome e ainda faz isso em lotes! Basta ter um arquivo nomeado como nomes no mesmo diretorio do script com a seguinte sintaxe por linha: nomeusuario nome.usuario senha grupopadrao Espero que ajude a muitos!

Por: Charles de Jesus Lima da Costa


Somar e exibir resultados gerados pelo monitoramento do DNS

Como havia mensionado no meu artigo sobre monitoria de DNS, aqui está o script que lê o arquivo gerado, soma e exibe separadamente as requisições gravadas. Ex: A: 131075, AAAA: 5092, PTR: 194236, MX: 14518, NS: 10602, CNAME: 32, SOA: 10217, SRV: 56, TOTAL: 234753.

Por: Nandor


Script para Newsletters

Este script tem a função de enviar e-mail em massa. Muitas empresa usam este tipo de script para divulgarem seus produtos pela net. Uma maneira barata e que traz muito resultado. Pessoas mal intencionadas podem usar deste conteúdo para enviar SPAM. Mas não foi esta minha intenção nesta publicação.

Por: Cauê Fozzatti Garcia


Calculadora com 4 funções

Simples calculadora com 4 funções (soma, subtração, divisão, multiplicação) com menu de seleção das funções.

Por: Marcelo Santos Araujo


Checar o uso da internet

Não sei como é cobrado no Brasil o uso da internet, mas aqui na Austrália temos um limite de bandwidth que se exceder uma certa quantia de dados no mês a conta pode ficar mais salgada. Pensando nisso, criei esse script que cria um log a cada 1 hora com a quantidade de dados que foram baixados da net. Logs serão salvos em /home/usuario/.resumo/

Por: M4iir1c10