Backup de diretórios do sistema Linux

Basicamente esse script faz o backup de diretórios do sistema Linux, basta você escolher o diretório de origem e destino que ele salva todo o conteúdo. Utilizei duas funções, algumas variáveis e o código todo escrito em if/else.

Por: Amaury Borges Souza


Backup, Recuperação e Chroot

Script para Backup de Sistema, caso você queira experimentar outras distros e retornar ao padrão rapidamente. Tem as opções de backup em arquivo único, múltiplo e restauração. Usei como base o script do Alex Marques: https://www.vivaolinux.com.br/script/Menu-em-Shell-Script

Por: Enio Ferlin


Backup de Roteadores e Switches

Este script possui a finalidade de realizar backup de configurações de roteadores e switches que possuem interface de gerência telnet ou SSH.

Por: Tiago Eduardo Zacarias


Backup de Máquina Virtual - XenServer

Script de Backup das máquinas virtuais do XenServer, o processo consiste em algumas etapas: 1) Criação de um servidor para armazenamento com SAMBA; 2) Instale o sSMTP para o envio dos LOGs confirmando qual o status do Backup; 3) Configure o sSMTP para enviar o e-mail via GMAIL; 4) Configure o agendamento com o Crontab, fazendo o backup uma vez por semana, aos domingos e enviando LOGs as segundas.

Por: Estevam Neto


Limpeza dos dados do rConfig (ferramenta open-source de gerenciamento de configuração

Esse script foi criado com o propósito de automatizar o processo de limpeza de logs e mostrar alguns dados sobre o servidor. O rConfig é uma ferramenta open-source, basicamente, ela faz todo o processo de gerenciamento de configuração dos switches e firewalls do ambiente.

Por: Amaury Borges Souza


Backup usando o tar com o gzip

Backup usando o tar com o gzip. Os arquivos e diretórios são especificados em arquivo de configuração e envia para local especificado em variável DESTINO ou para $HOME/$ARQUIVO se variável DESTINO estiver vazia. Tem que entrar no script e especificar o arquivo com a lista para o backup na variável CONFIG_FILE.

Por: Pedro Fernandes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts