Backup de partiçoes remotas

Criei este script simples a fim de me auxiliar em um backup com montagem automática de partições remotas, espero que possa auxiliar alguém assim como me auxiliou. Ele depende de se ter instalado no sistema o sshfs para funcionar e acesso ao servidor por certificado para não utilização de senhas. Para rodá-lo remotamente usei o comando: nohup ./Backup.sh & Assim fui verificando logs sem ter de abrir uma nova janela do terminal.

Por: Jaci Aparecido Salomao


rsyncdev-pt_BR_v6.sh - Um baixador automático de ISOs de Sabayon Linux, versão 6

Este shell script baixa automaticamente as mais recentes "Daily Builds" do Sabayon Linux a partir do servidor rsync brasileiro. Ele é baseado no script do holandês Joost Ruis e divulgado por Patrick Tuithof, o qual traduzi e introduzi pequenas modificações, para agora, baixar as novas ISOs do Sabayon LxQT. Agora ele também atualiza a ISO (caso ela já esteja baixada na pasta). Esta é a versão 6, derivada ampliada da versão obsoleta 4 (a qual substitui): https://www.vivaolinux.com.br/contribuir/scripts/verScript.php?codigo=6314 Você pode baixar o script original, em inglês, no endereço do Facebook: https://www.facebook.com/download/901835993246025/rsyncdev Observações: editado com Geany e testado em Sabayon Linux, versão 16.08, atualizado até a Versão 16.09, Rolling Release. 2016. Pode ser modificado para baixar outras distros, desde que elas estejam hospedadas em servidores rsync. Requer que o pacote rsync esteja previamente instalado.

Por: Alberto Federman Neto.


Backup dinâmico de banco de dados MySQL

Olá, Esse é um script para fazer backup dos banco de dados do MySQL de forma dinâmica. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que não é especificado a lista de banco de dados que deve ser feito backup, é pego uma lista de todos os bancos dinamicamente, menos os padrões, e feito um backup de forma individual. Enjoy ;)

Por: Alessandro Librelato


Backup RSYNC

Esse script faz o backup de pastas selecionadas de um servidor Linux e sincroniza com outro servidor Linux utilizando RSYNC. Ao concluir a sincronização ele faz o envio de email colocando em anexo o arquivo do log do backup e se ele foi bem ou mal sucedido. Obs.: para funcionar corretamente deve-se editar o script conforme seu ambiente.

Por: Cristian


Backup e envio do arquivo + md5sum para o FTP da escolha do usuário

O script auxilia o usuário no dia-a-dia para gerar backups de uma pasta e enviar direto para um FTP. Quando executado no terminal, o script faz perguntas para que o usuário gere uma compactação personalizada e no final da rotina, o mesmo cria um arquivo md5sum para posterior verificação de sua integridade.

Por: Marcelo Gonçalves


Criptografando arquivos para enviar pra sua nuvem

Copie somente os arquivos importantes que você deseja criptografar para ~/pranuvem e os que não precisar de criptografia você copie direto para o diretório da sua nuvem facilitando assim os acessos aos mesmos já que não estão criptografados. Após ser criado o arquivo criptografado bkp*.tgz.enc, o arquivo tgz será excluído e o arquivo criptografado será movido para o diretório da sua nuvem e todos os arquivos do diretório ~/pranuvem serão excluídos pois os mesmos arquivos existem nos diretórios de origem do seu computador, onde este diretório servirá apenas com ponto intermediário dos arquivos a ser enviado para a nuvem e para criar a listagem dos conteúdo do arquivo criptografado, pois se você tiver vários pacotes criptografados com muitos arquivos dentro ficaria muito difícil recuperar um arquivo tal deste pacote da nuvem sem saber em qual pacote o mesmo está no caso de existir muitos pacotes criptografados na sua nuvem. Abaixo um exemplo do conteúdo do arquivo filelistnuvem.txt dos 2 primeiros backups de teste enviados para a nuvem: Backup 1: Qui Jul 9 21:21:52 AMT 2015 36K ./Sem título 1.odt 12K ./my torre de hanoi.jpg 24K ./fundo.png 5,6M ./games/racers.swf 5,6M ./games 40K ./postar.odt 252K ./Transportando arquivos com segurança no pendrive com Cryptkeeper.odt 5,9M . 5,9M total Arquivo de backup: 5,9M bkp-09-07-2015-21;21;52.tgz.enc Backup 2: Qui Jul 9 21:32:56 AMT 2015 8,0K ./myfirewall 92K ./avarias.txt 92K ./varias.txt 96K ./2573tlk.jpg 292K . 292K total Arquivo de backup: 164K bkp-09-07-2015-21;32;56.tgz.enc AVISO: cuidado para não errar a repetição da senha solicitado pelo OpenSSL, pois se isto ocorrer o script pulará para a próxima ação e excluirá todos os arquivos do diretório ~/pranuvem ser ter sido criado o arquivo criptografado. Outras: Use a mesma senha em todos os pacotes criptografados para não se perder depois e utilize uma senha forte com adição de números e caracteres especiais também de no mínimo 10 caracteres.

Por: Fernando T. Da Silva






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts