rsyncdev-pt_BR.sh - Um baixador automático de ISOs de Sabayon Linux

Este Shell Script baixa automáticamente as mais recentes "Daily Builds" do Sabayon Linux, a partir do Servidor rsync brasileiro. Ele é baseado no script do holandês Patrick Tuithof, no qual introduzi pequenas modificações e fiz a tradução para português do Brasil. Você pode baixar o script original, em inglês, no endereço do Facebook do autor: https://www.facebook.com/download/901835993246025/rsyncdev Observações: editado com Geany e Kate, testado em Sabayon Linux, versão 15.06, atualizado até a Versão 15.12, Rolling Release. Pode ser modificado para baixar outras distros, desde que elas estejam hospedadas em servidores rsync. Requer que o pacote rsync esteja previamente instalado.

Por: Alberto Federman Neto.


Backups de servidor CentOS com cPanel/WHM para servidor VPS Windows Server 2008

Este script envia backups, ou seja, supondo que você já tenha os backups prontos, ele não vai fazer backups só vai enviar OK... Esse script foi feito para ser usado em servidor CentOS com cPanel/WHM mas pode ser adaptado. Funciona perfeitamente pois utilizo ele há alguns anos. Não esqueça de que o servidor de destino tem que estar com o FTP funcionando, pode ser habilitado direto ou pode ser instalado o FileZilla server. Também é possível usar esse script para enviar backups para outras distribuições GNU/Linux.

Por: marcio mendes mendes


rotate.sh - Rotaciona arquivos de acordo com a data

Rotaciona arquivos de acordo com a data no formato (AAAAMMDD). Sintaxe de uso: $ sudo rotate.sh [OPCOES] Opcoes: -a - exibe informacoes sobre o script. Exemplo: Rotate do log do Tomcat: $ sudo rotate.sh Obs.: informe o nome do arquivo diretamente na variavel '\$FILE' dentro do script na seção de declaração de variáveis para fazer rotação de um arquivo fixo (uso combinado com o crontab).

Por: Aécio dos Santos Pires


Backup incremental com montagem automática e e-mail

Script para backup incremental de dados com montagem automática do dispositivo de armazenamento, com e-mail de status. Para o envio do e-mail de status será necessário que tenha o programa Sendmail instalado. Para a montagem automática deve-se obter o UUID do dispositivo de armazenamento e cadastrá-lo no fstab: Execute o comando blkid, no retorno é possível obter o UUID do dispositivo e seu formato de partição, abaixo um exemplo com 3 HDs, onde o primeiro é para o sistema operacional e os demais para backup: # blkid /dev/sda1: UUID="d38642d1-34f9-43ae-b826-b8bae3f92bc9" TYPE="ext4" /dev/sdb1: UUID="c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf" TYPE="ext4" /dev/sdc1: UUID="3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90" TYPE="ntfs" Com o UUID em mãos, acrescente no fstab, no exemplo vou acrescentar o sdb1 e o sdc1 porém com o UUID sem estar entre aspas. Caso algum dos HDs utilize USB a montagem automática por parte do sistema operacional não estará disponível, sendo que a montagem deverá ser feita manualmente. Para o script esta montagem já será realizada no própio. # vim /etc/fstab # HD1 - COMPARTILHAMENTOS UUID=c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf /compartilhamentos ext4 0 2 # HD2 - BACKUP UUID=3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90 /backup ntfs 0 2 Depois de ter acrescido os HDs no fstab, reinicie o serviço udev: # /etc/init.d/udev restart Por fim, parametrize o script da maneira que for adequada e o execute.

Por: Denilson Martins


Enviando e-mail localmente após o backup para monitoramento

Configurar Postfix/Sendmail para usar em scripts enviando e-mails em determinado momento. O primeiro passo é ter instalado o Postfix e o Sendmail, em nosso exemplo foi usado o Red Hat 6.4 que já vem com esses pacotes instalados... Configurar o Postfix para fazer relay de e-mails encaminhando para o servidor de correio já existente da empresa, certifique-se de que o correio está habilitado para permitir o relay através desses hosts. Como normalmente os servidores estão na mesma DMZ deve funcionar corretamente ou crie as regras para esta liberação. Postfix em modo null client No modo null client a máquina somente manda e-mail, ela não receberá e-mails da rede, e não entregará e-mails localmente (contas de home users). No exemplo abaixo vamos entender que o domínio é exemplo.com e o nome da máquina é hostname.exemplo.com. Como normalmente o exemplo mostra somente os parâmetros que não são deixados nas configurações padrões: Editamos o aqruivo /etc/postfix/main.cf onde: myhostname = hostname.exemplo.com myorigin = $mydomain relayhost = $mydomain inet_interfaces = loopback-only mydestination = Descrição: Linha 1: Define o myhostname para hostname.exemplo.com, no caso do nome da máquina não ser um nome fully-qualified (nome qualificado). Use o comando "post-conf -d myhostname" para achar o nome da máquina. Linha 2: O myhostname no seu conteúdo também define o valor padrão para o parâmetro mydomain (aqui, "mydomain = exemplo.com"). Linha 3: Nesta linha enviará o e-mail como "[email protected]" (ao invés de "[email protected]"). Linha 4: Encaminhar todos os e-mails para o servidor de e-mail responsável pelo domínio "exemplo.com". Isso previne dos e-mails ficarem presos neste servidor, especifique outro hostname ou IP caso não tenha o registro MX configurado. Linha 5: Não aceitar e-mails vindo da rede. Line 6: Desabilita entrega de e-mails locais. Todos os e-mails vão para o servidor especificado na linha 4. Após isso usando o Sendmail podemos chamar o envio de e-mail... Sendo assim montamos o script para recolher alguns dados e enviar por e-mail: No exemplo abaixo checo o conteúdo de duas pastas e envio no corpo e-mail para análise de qual conteúdo foi feito backup, no meu caso esse script foi colocado no crontab após a rotina de backup e eu recebo por email o que foi feito.

Por: Kleyton Maia


Backup utilizando rsync com envio do log e informativo via e-mail

Fácil de configurar e após o término envia o log por e-mail. Como instalar: Copie o arquivo sendEmail para /usr/local/bin: # cp sendEmail /usr/local/bin Adicione permissão de execução: # chmod +x /usr/local/bin/sendEmail # chmod +x backup_rsync.sh Agora basta ajustar o backup_rsync.sh e adicionar no cron com a periodicidade desejada. No download já existe tanto o backup_rsync.sh quanto o sendEmail. O sendEmail foi escrito por: Brandon Zehm <caspian[at]dotconf.net>. License: sendEmail (hereafter referred to as "program") is free software; you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU General Public License as published by the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or (at your option) any later version. When redistributing modified versions of this source code it is recommended that that this disclaimer and the above coder's names are included in the modified code. Espero que seja útil. Daniel Padovani

Por: Daniel Padovani






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts