Backup e envio do arquivo + md5sum para o FTP da escolha do usuário

O script auxilia o usuário no dia-a-dia para gerar backups de uma pasta e enviar direto para um FTP. Quando executado no terminal, o script faz perguntas para que o usuário gere uma compactação personalizada e no final da rotina, o mesmo cria um arquivo md5sum para posterior verificação de sua integridade.

Por: Marcelo Gonçalves


Criptografando arquivos para enviar pra sua nuvem

Copie somente os arquivos importantes que você deseja criptografar para ~/pranuvem e os que não precisar de criptografia você copie direto para o diretório da sua nuvem facilitando assim os acessos aos mesmos já que não estão criptografados. Após ser criado o arquivo criptografado bkp*.tgz.enc, o arquivo tgz será excluído e o arquivo criptografado será movido para o diretório da sua nuvem e todos os arquivos do diretório ~/pranuvem serão excluídos pois os mesmos arquivos existem nos diretórios de origem do seu computador, onde este diretório servirá apenas com ponto intermediário dos arquivos a ser enviado para a nuvem e para criar a listagem dos conteúdo do arquivo criptografado, pois se você tiver vários pacotes criptografados com muitos arquivos dentro ficaria muito difícil recuperar um arquivo tal deste pacote da nuvem sem saber em qual pacote o mesmo está no caso de existir muitos pacotes criptografados na sua nuvem. Abaixo um exemplo do conteúdo do arquivo filelistnuvem.txt dos 2 primeiros backups de teste enviados para a nuvem: Backup 1: Qui Jul 9 21:21:52 AMT 2015 36K ./Sem título 1.odt 12K ./my torre de hanoi.jpg 24K ./fundo.png 5,6M ./games/racers.swf 5,6M ./games 40K ./postar.odt 252K ./Transportando arquivos com segurança no pendrive com Cryptkeeper.odt 5,9M . 5,9M total Arquivo de backup: 5,9M bkp-09-07-2015-21;21;52.tgz.enc Backup 2: Qui Jul 9 21:32:56 AMT 2015 8,0K ./myfirewall 92K ./avarias.txt 92K ./varias.txt 96K ./2573tlk.jpg 292K . 292K total Arquivo de backup: 164K bkp-09-07-2015-21;32;56.tgz.enc AVISO: cuidado para não errar a repetição da senha solicitado pelo OpenSSL, pois se isto ocorrer o script pulará para a próxima ação e excluirá todos os arquivos do diretório ~/pranuvem ser ter sido criado o arquivo criptografado. Outras: Use a mesma senha em todos os pacotes criptografados para não se perder depois e utilize uma senha forte com adição de números e caracteres especiais também de no mínimo 10 caracteres.

Por: Fernando T. Da Silva


rsyncdev-pt_BR.sh - Um baixador automático de ISOs de Sabayon Linux

Este Shell Script baixa automáticamente as mais recentes "Daily Builds" do Sabayon Linux, a partir do Servidor rsync brasileiro. Ele é baseado no script do holandês Patrick Tuithof, no qual introduzi pequenas modificações e fiz a tradução para português do Brasil. Você pode baixar o script original, em inglês, no endereço do Facebook do autor: https://www.facebook.com/download/901835993246025/rsyncdev Observações: editado com Geany e Kate, testado em Sabayon Linux, versão 15.06, atualizado até a Versão 15.12, Rolling Release. Pode ser modificado para baixar outras distros, desde que elas estejam hospedadas em servidores rsync. Requer que o pacote rsync esteja previamente instalado.

Por: Alberto Federman Neto.


Backups de servidor CentOS com cPanel/WHM para servidor VPS Windows Server 2008

Este script envia backups, ou seja, supondo que você já tenha os backups prontos, ele não vai fazer backups só vai enviar OK... Esse script foi feito para ser usado em servidor CentOS com cPanel/WHM mas pode ser adaptado. Funciona perfeitamente pois utilizo ele há alguns anos. Não esqueça de que o servidor de destino tem que estar com o FTP funcionando, pode ser habilitado direto ou pode ser instalado o FileZilla server. Também é possível usar esse script para enviar backups para outras distribuições GNU/Linux.

Por: marcio mendes mendes


rotate.sh - Rotaciona arquivos de acordo com a data

Rotaciona arquivos de acordo com a data no formato (AAAAMMDD). Sintaxe de uso: $ sudo rotate.sh [OPCOES] Opcoes: -a - exibe informacoes sobre o script. Exemplo: Rotate do log do Tomcat: $ sudo rotate.sh Obs.: informe o nome do arquivo diretamente na variavel '\$FILE' dentro do script na seção de declaração de variáveis para fazer rotação de um arquivo fixo (uso combinado com o crontab).

Por: Aécio dos Santos Pires


Backup incremental com montagem automática e e-mail

Script para backup incremental de dados com montagem automática do dispositivo de armazenamento, com e-mail de status. Para o envio do e-mail de status será necessário que tenha o programa Sendmail instalado. Para a montagem automática deve-se obter o UUID do dispositivo de armazenamento e cadastrá-lo no fstab: Execute o comando blkid, no retorno é possível obter o UUID do dispositivo e seu formato de partição, abaixo um exemplo com 3 HDs, onde o primeiro é para o sistema operacional e os demais para backup: # blkid /dev/sda1: UUID="d38642d1-34f9-43ae-b826-b8bae3f92bc9" TYPE="ext4" /dev/sdb1: UUID="c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf" TYPE="ext4" /dev/sdc1: UUID="3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90" TYPE="ntfs" Com o UUID em mãos, acrescente no fstab, no exemplo vou acrescentar o sdb1 e o sdc1 porém com o UUID sem estar entre aspas. Caso algum dos HDs utilize USB a montagem automática por parte do sistema operacional não estará disponível, sendo que a montagem deverá ser feita manualmente. Para o script esta montagem já será realizada no própio. # vim /etc/fstab # HD1 - COMPARTILHAMENTOS UUID=c8b0366c-d3fb-42f2-849f-d2b979e4ffbf /compartilhamentos ext4 0 2 # HD2 - BACKUP UUID=3d090cf7-ba03-437a-b60e-7dd543c95d90 /backup ntfs 0 2 Depois de ter acrescido os HDs no fstab, reinicie o serviço udev: # /etc/init.d/udev restart Por fim, parametrize o script da maneira que for adequada e o execute.

Por: Denilson Martins






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts