Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46

Nesse artigo eu mostro como instalar duas extensões bastante úteis no Gnome 45/46 e que ainda não foram "portadas" para a versão mais nova do Gnome ou para o caso do usuário não conseguir instalá-las pelo site do Gnome Extensions. A Dash To Dock já é compatível com o Gnome 46 mas a Hide Top Bar apenas abaixo do Gnome 45. Com isso, distribuições que usam Gnome abaixo da versão 45 estão "isentas" da instalação manual e podem ser acessadas sem problemas no site de extensões do Gnome.

[ Hits: 1.276 ]

Por: Sidnei Serra em 15/04/2024 | Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw


Instalando o dash To Dock no Gnome 46



Para mim (opinião minha) o Gnome é o melhor ambiente gráfico para Linux, pelo menos no sentido de simplicidade, praticidade e usabilidade (não desmerecendo os outros ambientes existentes por aí) mas ainda precisa de algumas "firulas" para deixar o ambiente mais confortável de usar. Algumas dessas firulas são dadas por extensões e que podem ser acessadas no site https://extensions.gnome.org/ e um tutorial básico de como usufruir dessas extensões pode ser visto nesse vídeo.

Dentre as várias extensões disponíveis, duas das mais úteis são a Dash To Dock e a Hide Top Panel e são essas que vamos ver aqui como instalá-las no Gnome 45/46. No caso das extensões Dash To Dock (já disponível para o Gnome 46) e a Hide Top Bar (que parou de ser publicada desde o Gnome 45), com essa dica mostro como instalá-las manualmente caso o usuário não o tenha conseguido usando o site do Gnome Extensions.

Dash To Dock

Essa extensão permite usar um dock de aplicativos ou barra de tarefas no desktop, facilitando o uso do sistema no dia a dia e dando uma beleza maior ao ambiente. O DTD pode ser visto na imagem abaixo:

Linux: Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46


Em modo "descanso" (como na figura acima) aparece a barra de aplicativos (ou barra de tarefas dependendo de como você escolhe o modo de atuação) personalizada aos moldes da barra que aparece quando você está no modo overview do Gnome. Clicando no botão de aplicativos veremos então o dash de ícones conforme imagem abaixo:

Linux: Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46


Para instalar a extensão DTD, primeiro instale o git e o sassc na sua máquina usando o seu gerenciador de pacotes. No Debian seria:

sudo apt install git sassc

Uma vez instalado o git e o sassc, digite no Terminal

git clone https://github.com/micheleg/dash-to-dock.git

Se você digitou isso em modo usuário, entre pelo Terminal) na pasta dash-to-dock que está na raiz do seu usuário e digite lá:

make
make install


Isso deverá instalar o DTD sem maiores problemas. Se aparecer algum erro de falta de pacote, instale-o e repita o processo de instalação. Para ativá-lo, use o aplicativo Extensões.

Linux: Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46


Depois de instalada você pode configurar diversos aspectos dessa extensão indo na opção de Configurações da mesma para um uso mais adequado às suas necessidades. Lembrando que isso é uma instalação "alternativa" até a versão "oficial" estar disponível no site de extensões do Gnome. Essa extensão pode ser instalada normalmente através do site das extensões do Gnome nas distribuições que usam as versões abaixo do Gnome 46.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalando o dash To Dock no Gnome 46
   2. Instalando o Hide Top Bar no Gnome 45/46
Outros artigos deste autor

Criando um gateway de internet com o Debian

Configuração básica do Conky para mostrar informações sobre a sua máquina no Desktop

Crie alias para as tarefas que possuam longas linhas de comando - bash e zsh

Melhorando o tempo de boot do Fedora e outras distribuições

Leitura recomendada

DesktopBSD - opção ao FreeBSD para desktops

Entretenimento no Linux

Incentivo ao Funtoo

Gerenciadores de Pacote e Repositórios

Big Linux: A opção ideal para iniciantes

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts