Programação: Tomada de decisão

Tomadas de decisão são ferramentas importantes em programação. Decidir qual ação tomar, quando e o que fazer: peças chave em qualquer linguagem de programação. Para aqueles que ingressam na arte de programar, este será um ótimo passo em sua aprendizagem.

[ Hits: 24.705 ]

Por: Cicero Juliao da Silva Junior em 03/12/2008


Introdução



Tomadas de decisão são ferramentas importantes em programação. Decidir qual ação tomar, quando e o que fazer: peças chave em qualquer linguagem de programação. Para aqueles que ingressam na arte de programar, este será um ótimo passo em sua aprendizagem.

Neste artigo usaremos a linguagem de programação do Octave. Já escrevemos uma série introdutória sobre o Octave. Você pode ler em:
Portanto, se você já acompanhou tal série, encare esse artigo como uma continuação, porém já em nível intermediário. Outro título para esse artigo provavelmente seria "Octave Intermediário - Parte I". Se você está interessado em aprender a programar, mas não obrigatoriamente em Octave, o artigo ainda será muito útil, pois os conceitos abordados são comuns a praticamente todas as linguagens de programação. Então pode continuar a leitura tranquilo.

Vamos começar entendendo o que são "tomadas de decisão". Quando escrevemos programas, geralmente ocorre a necessidade de decidir o que fazer dependendo de alguma condição encontrada durante a execução. Por exemplo: você quer saber se uma certa variável tem valor numérico ou é formada por letras, ou ainda se um número é ou não múltiplo de outro, e dependendo da condição o programa segue caminhos diferentes. Assim, o programa precisa "decidir" o que fazer. Mas isso deve ser feito durante a execução do programa. Ou seja, você deve escrever o código de tal forma que forneça a habilidade necessária para tomar a decisão de qual rumo seguir.

Como fazemos isso? Normalmente usando as chamadas declarações de controle. As mais comuns e também encontradas no Octave são do tipo if (se), while (enquanto) e servem para controlar o fluxo que o programa deve seguir. Em Octave, todas as declarações de controle começam com um termo específico. Também é possível usar declarações dentro de outras declarações, como um if dentro de um while.

Além do termo indicando seu início, uma declaração de controle deve ter algum indicador para o seu término. Em Octave, indicamos o fim de uma declaração de controle XYZ acrescentando o termo end, tal como endXYZ.

Agora vamos analisar algumas opções de declaração de controle disponíveis no Octave.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A declaração IF
   3. A declaração SWITCH
   4. A declaração WHILE
   5. A declaração FOR
Outros artigos deste autor

Atualização para o Ubuntu 10.10

Debian Pure Blends - Distro-VOL?

Processing - Programando para Android e iOS

Guia Introdutório do Linux VI

Octave - Programação científica no Linux

Leitura recomendada

Fazendo jus ao nome GNU/Linux

DSpace no Ubuntu 12.04 - Instalação via Banco de Dados Oracle 11g

Intel GVT-g: compartilhando a GPU Intel com convidados QEMU/KVM

Pipelight Flash vs. Fresh Player vs. Adobe Flash nativo vs. Pepper Flash nativo

Adium, IM open source

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts