Processing - Programação para dispositivos móveis

Desenvolver aplicativos móveis tem sido o alvo de muitos no mundo inteiro. É o seu caso? Isso pode ser uma dor de cabeça, em vista dos diversos ambientes: iOS, Android, Windows Phone, web, e por aí vai. Seria bom escrever um único código e com pouca ou nenhuma mudança termos nossos aplicativos em qualquer dessas plataformas. Com a linguagem de programação Processing, isso é possível.

[ Hits: 19.305 ]

Por: Juliao Junior em 12/01/2015


Introdução



Desenvolver aplicativos móveis tem sido o alvo de muitos no mundo inteiro. É o seu caso? Isso pode ser uma dor de cabeça, em vista dos diversos ambientes: IOS, Android, Windows Phone, web, e por aí vai. Seria bom escrever um único código e com pouca ou nenhuma mudança termos nossos aplicativos em qualquer dessas plataformas. Com a linguagem de programação Processing, isso é possível.

Neste artigo veremos como é simples a sua utilização para tarefas que são complexas em outras linguagens. Vou supor que os leitores já sabem programar. E como Processing tem uma forte comunidade na web, com bastante material disponível, não explicarei cada detalhe. Por exemplo, Processing é muito parecido com a linguagem C. Então declaração de variáveis, loops, decisões, seguem o mesmo padrão. Se você tem alguma noção, mesmo pouca, de outras linguagens, trabalhar com Processing é algo muito fácil.

Para ver como instalar e uma introdução geral, veja este meu artigo:
Passei o ano inteiro de 2014 sem publicar nada no VOL. Mais um filho pesou, aí já viu. Mas o novo layout me deu um gás. Portanto, decidi transcrever aqui os capítulos de um livro que estou preparando sobre a linguagem Processing.

Utilizarei o livro em cursos que oferecerei em breve. Desta forma os próximos artigos com a continuação do aprendizado em Processing estão garantidos. Se você deseja desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, siga esta série!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Primeiros passos
   3. Sua primeira animação
   4. Uma animação mais legal
   5. Passos adicionais
Outros artigos deste autor

Inkscape - Introdução (parte 2)

Finnix - Ótima distro para manutenção de sistemas

Processador - Tipos e características

Guia Introdutório do Linux

Ubuntu será o aguardado Windows Killer?

Leitura recomendada

Introdução ao Heimdall

adb - Como capturar em vídeo a tela de seu Android

Python com SL4A - A camada de script do Android

ARCore: SDK para realidade aumentada da Google

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 12/01/2015 - 13:48h

Interessante. A estrutura do programa é similar a do Arduino, que tem as funções loop() e setup().

Ansioso para acompanhar o restante da série!

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 12/01/2015 - 14:03h


fabio, a estrutura é a mesma por que a linguagem é praticamente a mesma. Se estou bem informado, eles pegaram o Processing e usaram para construir a linguagem para o Arduino.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts