KaiOS: A ressurreição do FirefoxOS e o fim da segregação digital

Neste documento conheceremos o KaiOS, uma ressurreição do FirefoxOS, um novo mercado e o fim da segregação digital. Pois com aproximadamente 279 reais todos poderão acessar as tecnologias móveis com um baixo custo. É um novo mercado para explorar com o potencial de 3 bilhões de usuários.

[ Hits: 3.666 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 17/07/2019 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Introdução



Inclusão digital para países emergentes e um novo mercado. Quase metade dos usuários do planeta (aproximadamente 3 BILHÕES de pessoas) estão sem tecnologia de internet móvel por razões financeiras ou outros motivos.

O KaiOS apresenta uma solução para esta segregação digital e para conectividade básica e um mundo conectado barato e fácil de usar. O pessoal da TCL/Alcatel ressuscitou o sistema FirefoxOS no qual elaborei um artigo em 2012 para a Revista Linux Magazine, como resultado o trabalho resultou no sistema KaiOS, que se tornou uma empresa independente em 2016.
O KaiOS executa aplicativos em HTML5 sem tela touchscreen (não táteis), apresenta um interface otimizada, possui eficiência energética, baixo consumo de memória, o que permite ser executado em equipamentos com 256 Mb vendidos na Indonésia por US$ 7.00.

O objetivo é atingir 150 milhões de vendas em 2019. A KaiStore disponibiliza WhatsApp, YouTube, Facebook e outros apps básicos para o dia-a-dia. Tudo isto graças ao investimento de milhões pela empresa Google em 28 de julho de 2018. Inclusive o Google Assistente está disponível nesta plataforma e permite total conectividade com IoT.

O sistema é voltado para telefones básicos, com teclado físico e telas sem touch. Funciona em modelo econômico como o Nokia 8110 4G, que oferece 17 dias de autonomia. Mas não deixa de disponibilizar atualizações OTA, suporte WiFi 4G/LTE, GPS, NFC além do dual SIM.

O primeiro aparelho lançado para o público mais idoso foi o Alcatel GO Flip em 2017, o seu sucesso despertou interesse da Nokia, Jio e Google. Em 2018 a Nokia lançou o 8110 4G (Banana Phone) com o KaiOS e a Jio fez o mesmo na India. Foi este sucesso que rendeu o investimento da Google, e levou seus serviços para esta plataforma, acontecendo o mesmo com o Facebook, WhatsAPP e outros.

A Multilaser será a segunda empresa brasileira que atuará no mercado Brasileiro. A primeira empresa será a Positivo em parceria com a Google, em julho os equipamentos estarão na prateleira e aumentará o alcance e disponibilidade do Google Assistente. O equipamento apresenta 3G, WiFi, Bluetooth, GPS e GLONASS, rádio FM, bateria de 1.350 mAh e câmera traseira VGA e LED Flash, processador Quad Core de 1,3 GHz e conta com memória RAM de 512MB, armazenamento de 4GB e tela de 2,8" TFT LCD com o preço de R$ 279,00.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O que é o KaiOS
   3. Desenvolvendo o Hello World!
Outros artigos deste autor

Solução open source para clínicas médicas

OwnCloud : Crie a sua própria nuvem - Alternativa ao Dropbox

Acesso aos recursos compartilhados de sua rede Microsoft ou Samba via HTTP

WebCDWrite: O incrível serviço de gravação de CD-R sob demanda via HTTP

Bioloid Control: Robótica virtual em Linux

Leitura recomendada

Ambiente de Desenvolvimento para Android

Hello Android! Meu Primeiro APP

Processing - Programando para Android e iOS

Python com SL4A - A camada de script do Android

Processing - Interagindo com o usuário

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marceloteixeira em 21/07/2019 - 04:23h

Grande artigo Cabelo! O Firefox OS foi uma grande decepção. Espero que o KaiOS tenha melhor sorte.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts