Recuperando arquivos com o Photorec de discos zoados

Publicado por Sidnei Serra em 15/02/2026

[ Hits: 37 ]

Blog: https://www.youtube.com/@alquimistaTI

 


Recuperando arquivos com o Photorec de discos zoados




Nessa dica mostro um vídeo (mais lá pro final) de como recuperar arquivos de discos que tenham passado por problemas de partição ou formatação/apagamento acidentais. Só lembrando que o disco tem que estar funcional, se estiver com problemas de hardware aí não vai rolar.

Se você usou o Photorec para recuperar arquivos de discos ou dispositivos de armazenamento deve ter notado que os arquivos não são salvos com seus nomes ou pastas originais, deve aparecer algo assim:

Linux: Recuperando arquivos com o Photorec de discos zoados

Apesar de manter as extensões, os nomes ficam como mostrado e em se tratando de arquivos de áudio e vídeo, há uma boa notícia: os arquivos multimídia como vídeos e mp3 tem algo chamado ID3 que é uma espécie de "descritor" que costuma ser usado em player de todo tipo para mostrar na tela informações sobre o arquivo:
Linux: Recuperando arquivos com o Photorec de discos zoados

São essas informações que vemos - além do nome do arquivo - nos displays dos players diversos que temos por aí. Essas informações são tão interessantes que há sites que tem banco de dados de CDs comerciais que podem ser acessados por programas de ripagem que incluem essas informações automaticamente nos arquivos.
Se os arquivos recuperados mantiverem esses metadados é possível pegar essas ID3 e adicionar ao nome dos arquivos recuperados sem ter que fazer tudo na mão uma a uma. Abaixo vou colocar um comando que deverá ser copiado e colado no Terminal estando na pasta onde estão os MP3 que se quer renomear com as tags. Antes de tudo, instale o programa Eyed3:

sudo apt install eyed3

Uma vez instalado, o comando é:

for f in *.mp3; do title=$(eyeD3 "$f" 2>/dev/null | awk -F': ' '/^title:/{print $2}'); [ -n "$title" ] && mv -n "$f" "$(echo "$title" | tr '/\:*?"<>|' '_' ).mp3"; done

Esse comando vai pegar os arquivos com ID3 e substituir o nome genérico de arquivo (por exemplo, f61398560.mp3) pelo descritivo "título" (Alanis Morissette - Thank U (OFFICIAL VIDEO).mp3); e os arquivos que não tiverem uma ID3 vão continuar com o nome dado pelo Photorec.

O mesmo comando pode ser usado com vídeos, basta substituir o "mp3" pela extensão desejada (como MKV ou MP4) e usar o comando. Uma boa prática é separar os arquivos de áudio dos de vídeo pra bagaça ficar organizada.





Outras dicas deste autor

Instalando fontes via script no Nautilus Scripts no Gnome do Debian 13

Um modo leve de ouvir/ver áudio/vídeo da internet em máquinas pererecas

O widget do Plasma 6 Área de Notificação

Instalando partes faltantes do Plasma 6

Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux

Leitura recomendada

Criando vídeo de teste com color bar e tom de 1 kHz usando o FFMPEG

AWX no CentOS 7 em Docker

Cron "daemon" no Conectiva 10

Como adicionar a URL da sua rádio favorita ao RadioTray

Fontes TrueType no Debian

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts