Programação: Tomada de decisão

Tomadas de decisão são ferramentas importantes em programação. Decidir qual ação tomar, quando e o que fazer: peças chave em qualquer linguagem de programação. Para aqueles que ingressam na arte de programar, este será um ótimo passo em sua aprendizagem.

[ Hits: 27.846 ]

Por: Juliao Junior em 03/12/2008


A declaração IF



Em Octave temos três opções de uso para a declaração de controle if. A primeira e mais simples é:

if condição
   codigoParaExecução
endif

No trecho acima a condição fornecida é verificada. Se for verdadeira, as ações indicadas no código para execução são realizadas. Semelhante a outras linguagens, Octave considera a condição como sendo verdadeira se seu valor é diferente de zero. Ou seja, para a condição ser considerada falsa é necessário que seu valor seja zero. Também é possível indicar um vetor/matriz como condição. Nesse caso, somente se todos os elementos do vetor/matriz forem zero a condição será considerada falsa.

A segunda opção de uso para a declaração de controle if é:

if condição
   codigoParaExecução
else
   codigoAlternativo
endif

No caso acima, se condição for verdadeiro, será executado o codigoParaExecução. Se não, o codigoAlternativo será executado.

A terceira e última opção de uso para if é:

if condição
   codigoParaExecução
elseif condição
   codigoAlternativo
else
   outroCodigoAlternativo
endif

A diferença desse caso para o anterior é a existência de mais testes, seguindo o termo elseif, que pode aparecer quantas vezes você quiser. Cada condição é testada, e a primeira a ser considerada verdadeira terá seu código correspondente executado. Por último, um único else pode estar presente, indicando o código se todas as outras opções falharem.

Vejamos alguns exemplos do uso de if. Suponhamos que você fez uma pergunta ao usuário, sobre a dimensão (L) de uma rede quadrada (representada por uma matriz REDE). Se a rede tiver dimensão maior que 10, o programa deve "transformar" os valores da rede em inteiros. Se não, deve deixar como está. O código em Octave pode ficar assim:

if (L>10)
   int32(REDE);
endif

Simples, não? Este uso de if é realmente simples, mas também igualmente útil. O código acima pode ser usado para criar "chaves", um ótimo conceito muito bem abordado por Aurélio Marinho em seu livro Shell Script - Profissional. Tal livro obviamente não é sobre Octave, mas o conceito de chaveamento é importante também aqui.

E como usar o "chaveamento"? Pense em uma rede de trens urbanos, com os seus trilhos indo para todos os lados. Como comandar o fluxo dos trens? Se você já viu os cruzamentos dos trilhos, seja ao vivo ou em filmes, sabe que há aparelhos em cada cruzamento, onde uma alavanca comando o fluxo: se a alavanca estiver virada para um lado, o trem segue um caminho, e se a alavanca estiver virada para outro lado, o trem seguirá outro caminho diferente. Esse mesmo conceito pode ser usado em programação.

Se o programa deve executar ou não uma sequência dependendo do valor de uma variável, é um ótimo momento para pensar no uso de chaves, como fizemos no exemplo acima. Perceba que não alteramos de forma alguma o tamanho L da REDE. A variável serviu apenas para verificação. É como se tivéssemos uma chave, um interruptor: se estiver ligada, fluxo para um lado, e se estiver desligada o fluxo vai para o outro. Simples.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A declaração IF
   3. A declaração SWITCH
   4. A declaração WHILE
   5. A declaração FOR
Outros artigos deste autor

CSS - Manual básico sobre estilo

CSS - Manual de Estilo (parte 3)

Guia (nem tanto) Introdutório do Linux

Atualização para o Ubuntu 10.10

APT - Fantástico gerenciador de pacotes

Leitura recomendada

Qemu e Kqemu no Ubuntu Dapper Drake 6.06 LTS

Ansible AWX

Geekbench - Testando o Desempenho do Linux

Instalar o Composer - Framework para o Ginga - NCL

Instalação do GLPI no Debian 8

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts