Há pouco tempo passei a estudar um pouco sobre HTML/XHTML. Daí, acredito que como todos que fazem isso, dei de cara com as CSS, folhas de estilo em cascata. Encontrei boas matérias, mas uma única fonte, com boa referência para CSS "em geral", demorei um pouco ver. Com um pouco de pesquisa, encontrei.
Neste artigo estou trazendo mais uma tradução livre de bom material disponível apenas em inglês. Para quem quiser se aventurar no original, o link é
www.w3schools.com/ e possui material não apenas sobre CSS, mas sobre HTML, XHTML, XML, ASP, PHP, JavaScript, e sei lá mais o quê! É muita coisa mesmo.
Vamos ver uma compilação sobre os principais pontos das folhas de estilo, e você só precisa saber o básico sobre HTML. Acredito que será útil tanto para os iniciantes como para os mais avançados, estes últimos podendo utilizar o artigo como fonte de referência rápida. Portanto, mãos à obra.
O que é CSS
- CSS significa Cascading Style Sheets, algo como Folhas de Estilo em Cascata.
- Estilos definem como mostrar elementos HTML na tela.
- Estilos normalmente são guardados em ´folhas de estilo´.
- Estilos foram adicionados ao HTML 4.0 para resolver um problema.
- Folhas de Estilo Externas podem evitar um bocado de trabalho.
- Definições de estilo múltiplas serão usados em cascata.
O uso de estilos resolveram um grande problema
O HTML nunca teve o objetivo de conter tags para a formatação de um documento. Tags HTML deveriam ser destinadas a definir o conteúdo de um documento, como:
Este é um parágrafo.
Este é um título
Quando tags como <font> e atributos como ´color´ foram adicionadas à especificação HTML 3.2, começou um pesadelo para os desenvolvedores web. Desenvolvimento de grandes sites, onde fontes e cores tiveram de ser organizados a cada página do site, acabou sendo um processo longo, caro e indevidamente tortuoso.
Para resolver este problema, a World Wide Web Consortium (W3C) - responsável pela padronização do HTML - criou as CSS em adição ao HTML 4.0. Com o HTML 4.0, toda a formatação pode ser removida do documento HTML e armazenada em um arquivo CSS separado. Todos os navegadores atuais suportam CSS.
Usar estilos economiza um monte de trabalho
Folhas de estilos definem como elementos HTML devem ser exibidos. Os estilos normalmente são salvos em arquivos ´.css´ diferentes dos arquivos HTML. Tais folhas de estilo salvos assim nos permitem alterar a aparência e o layout de todas as páginas em um site, editando apenas um documento CSS.
Vários estilos "cairão" em cascata sobre um único objeto
Folhas de estilo permitem que o estilo das informações possam ser indicados de diversas maneiras.
Estilos podem ser indicados:
- dentro de um elemento HTML
- dentro da seção head de uma página HTML
- em um arquivo CSS externo
Dica: Múltiplas folhas de estilo externas podem ser usadas no interior de um único documento HTML.