Isso aqui provavelmente não era pra estar nessa categoria, mas preciso falar disso, e também quero responder a pergunta: "Por que
Linux é tão bom mas pouca gente usa?". Por favor deixe seu comentário aqui se eu estiver errado em algo ou se quiser me mande sugestões do que devo fazer futuramente.
Primeiramente deixe eu me apresentar, olá, me chamo Davi, tenho 13 anos e sou especializado em manutenção de computador e estudante de pentest e programação, e vou contar brevemente a minha história no Linux. Meu primeiro sistema operacional foi o Windows 7, que era sim, muito bom, mas que tá desatualizado agora, Windows Update não funciona e tal. Daí de repente, literalmente do nada, eu tive uma ideia de ser hacker (ético). Talvez devia ter sido as edits que vi do Elliot de Mr Robot, mas enfim. fui lá, peguei um pendrive velho de 8 GB e joguei a ISO do Kali Linux.
Foi uma baita experiência, mas tipo assim, eu me senti limitado a ficar usando ferramentas pré instaladas. Então depois de 2 meses com Kali Linux, eu migrei pro Mint. Lembrando, eu estava usando o Kali ao lado do Windows 7 em dual-boot. Foi quando eu estourei com o Windows e quis largar de vez. Fiquei estressado porque o sistema era muito limitado, e eu sou uma pessoa que AMA personalizar o que é meu do meu jeitinho, e o Windows não me deu essa possibilidade.
Eu me sentia preso, parecia que a Microsoft me controlava. Então joguei o Windows no lixo, tirei meus arquivos de lá e migrei de vez pro Linux Mint, pra ter uma experiência balanceada em relação ao trabalho do dia a dia e ao hacking. Fiquei 3 meses com o Mint. Depois eu vi que isso tava muito fácil pra mim, já aprendi bastante sobre Linux, então decidi ir pro Arch Linux. Em vez de dar uma de folgado e instalar com o Arch Install, eu instalei manualmente, porque o Arch Install vinha com apps padrão, e pesei um pouco no meu computador da primeira vez que usei o Arch Install.
Então depois de 12 tentativas não sucedidas de tentar instalar o Arch Linux, eu consegui. Meu notebook é fraco, tem apenas 2 GB de memória RAM DDR3, e usa um Intel Pentium T4500. Eu dei uma melhorada nele, coloquei um SSD novinho, e valeu a pena. Instalei o Arch Linux com XFCE4, que á princípio era feio que doía, mas então lembrei que XFCE é altamente personalizável, além de ser leve. E fui atrás de tudo e fiz aquilo né... fiz meu primeiro rice no Arch Linux, e tá muito bonito, deixarei uma foto do meu rice lá no meu perfil, então dá uma olhada.
Hoje em dia eu sinto nojo e dificuldade quando vou mexer no Windows, principalmente nas manutenções que eu faço. Minha mãe usa Windows 11 num notebook fraco, e com HD? Aí ferra minha vida mesmo. Agora respondendo a pergunta do "porque o Linux é tão bom mas pouca gente usa?", simplesmente porque iniciantes que só tiveram contato com Windows viram um terminal no Linux e acharam que Linux é só linha de comando... E é, eu também pensava assim, mas nunca tinha testado. A diferença do WIndows e Linux é a liberdade e o jeito que você usa.
No Windows talvez você não sinta, mas acaba dependente da Microsoft, justamente por causa das updates e coisas que acontecem lá, tudo no controle da Microsoft. Já no Linux é você quem manda, você pode escolher usar o sudo ou usar o root direto mesmo pra fazer o que quiser. Outro problema que afastam as pessoas do Linux é a falta de compatibilidade. Já vi amigos e parentes próximos de mim falarem que não usariam Linux porque não tem Office 365, ou por não ter jogos como GTA 5, RDR2, Minecraft, Roblox e vários outros. Vamos em partes: essa questão das pessoas não quererem o Linux justamente pela falta do Office é prova da dependência das pessoas pelo Windows, e se recusam a pelo menos tentar usar o LibreOffice ou alternativas do mesmo.
Lembrando que tem o Office 365 por navegador já nativamente, então a crítica das pessoas que falam isso é meio que inútil. Já a falta dos jogos, foi justamente porque viram que Windows é moda e todo mundo usa, então fizeram tudo só pra Windows, e algumas coisinhas pra Mac OS. A Valve Corporation, criadora da plataforma de jogos Steam, já tá fazendo um baita esforço nos games pra Linux. Estamos muito perto de ver quase todos os jogos feitos pra Linux. A Valve e a Codeweavers juntas criaram o Proton, uma camada de compatibilidade baseada no Wine pra fazer jogos de Windows rodarem no Linux, e não tá ruim não, é questão de costume.
Já o Roblox, não tem na Steam, por isso, a equipe VinegarHQ criou o Sober, um emulador de Android pra fazer rodar Roblox no Linux, e na teoria seria fácil fazer uma camada de compatibilidade pra Linux, até porque o Android usa kernel Linux e foi criado assim, só um pouco diferente. Enfim, várias soluções já estão em desenvolvimento: Steam Deck, Proton, Sober, entre vários outros. A questão é a falta de conhecimento das pessoas. No fim, tudo logo será resolvido, e talvez, podemos ver o Linux melhor do que Windows pela primeira vez na história, e se der, veremos a Microsoft indo á falência, já que ela muito só com a venda de chaves Windows.
Enfim, espero que esse poste tenha ficado legal, sempre que precisar estarei aqui pra contribuir no conhecimento Linux. Vou deixar aqui os links dos apps que mencionei anteriormente e deixarei minhas redes sociais aqui, caso queira me seguir ou tirar uma dúvida comigo.
Sober, o Roblox do Linux:
Tutorial de como baixar o Proton com a Steam para Debian e seus derivados. Tutorial do Linux Mint (vale pra Ubuntu e baseadas):
Tutorial de como baixar o Proton com a Steam para Fedora e seus derivados. Tutorial do Fedora:
Tutorial de como baixar o Proton com a Steam para Arch e seus derivados. Tutorial do Arch:
Minhas redes sociais:
Meu rice no Arch Linux: