Os desenvolvedores do Debian 13 tiraram uma opção de extensão do Nautilus (botão direito do mouse) que permitia fazer as 4 operações básicas com imagens, que são redimensionar, espelhar, converter e rotacionar - sempre podemos contar com a destreza dos outros para complicar algo fácil. Já tiraram a transparência do Gnome Terminal porque não quiseram ter o trabalho para manter esse recurso mesmo que outras distribuições tenham essa opção nativamente.
Aí vão chegar os chatos e dizer "ué, é xó ujár ôtrú termináu côm taransparênxia como o XFCE4-Terminal ou o Tilix"; concordo mas e quando também tirarem os previews de áudio e vídeo ou mesmo o Suhsi do Gnome? Vamos colocar também o Dolphin (do KDE) ou o Caja? Fala sério, né?
Nessa dica disponibilizo um script para ser acessado via botão direito do mouse. Baixe o script desse endereço:
https://drive.google.com/file/d/1qx6RRIvsTMFAWjS9CNg4P1wX3fbQ8Q5u/view?usp=sharing
Se a pasta não existir, cria a pasta de scripts do Nautilus do seu sistema:
mkdir -p ~/.local/share/nautilus/scripts/
Coloque lá dentro o arquivo descompactado Processar-imagens e dê permissão de execução:
chmod +x ~/.local/share/nautilus/scripts/Processar-imagens
Dê uma reiniciada básica no Nautilus:
nautilus -q
Antes de testar o script, instale os seguintes pacotes: dialog, zenity e imagemagick. O funcionamento é simples, entre na pasta com imagens e selecione uma ou mais imagens, clique com o botão direto do mouse/Scripts/Processar-imagens e escolha uma das ações:
No caso de redimensionar, vai aparecer a janela para escolher a porcentagem do redimensionamento, digamos 50%:
Dê OK e a(s) imagem(ens) será(ão) colocada(as) na pasta Arquivos Trabalhados na mesma pasta em que a(s) imagem(ens) original(ais) está(ão). O redimensionamento mantém a proporção original da imagem que está sendo redimensionada. O valor que se quer de redimensionamento deve ser expressado em porcentagem sem o sinal de "%"; por exemplo, se eu quero redimensionar uma imagem para 30% do tamanho original o valor para ser colocado na caixa de texto é 30.
As outras opções não tem segredo, a rotacionar você coloca valores em graus (90, 180, 270 - só os números), a espelhar é "automática" e a converter você escolhe para qual extensão de arquivo deseja dentro das opções disponíveis. Para quem não entendeu as opções, segue:
Redimensionando:
Original (221K x 192x1200):
Redimensionado para 20% do tamanho original:
Espelhando:
Original:
Espelhado:
Ah esses desenvolvedores...
Nenhum coment�rio foi encontrado.