Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script

Publicado por Sidnei Serra em 14/08/2025

[ Hits: 95 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script



Os desenvolvedores do Debian 13 tiraram uma opção de extensão do Nautilus (botão direito do mouse) que permitia fazer as 4 operações básicas com imagens, que são redimensionar, espelhar, converter e rotacionar - sempre podemos contar com a destreza dos outros para complicar algo fácil. Já tiraram a transparência do Gnome Terminal porque não quiseram ter o trabalho para manter esse recurso mesmo que outras distribuições tenham essa opção nativamente.

Aí vão chegar os chatos e dizer "ué, é xó ujár ôtrú termináu côm taransparênxia como o XFCE4-Terminal ou o Tilix"; concordo mas e quando também tirarem os previews de áudio e vídeo ou mesmo o Suhsi do Gnome? Vamos colocar também o Dolphin (do KDE) ou o Caja? Fala sério, né?

Nessa dica disponibilizo um script para ser acessado via botão direito do mouse. Baixe o script desse endereço:
https://drive.google.com/file/d/1qx6RRIvsTMFAWjS9CNg4P1wX3fbQ8Q5u/view?usp=sharing

Se a pasta não existir, cria a pasta de scripts do Nautilus do seu sistema:

mkdir -p ~/.local/share/nautilus/scripts/

Coloque lá dentro o arquivo descompactado Processar-imagens e dê permissão de execução:

chmod +x ~/.local/share/nautilus/scripts/Processar-imagens

Dê uma reiniciada básica no Nautilus:

nautilus -q

Antes de testar o script, instale os seguintes pacotes: dialog, zenity e imagemagick. O funcionamento é simples, entre na pasta com imagens e selecione uma ou mais imagens, clique com o botão direto do mouse/Scripts/Processar-imagens e escolha uma das ações:
Linux: Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
No caso de redimensionar, vai aparecer a janela para escolher a porcentagem do redimensionamento, digamos 50%:
Linux: Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Dê OK e a(s) imagem(ens) será(ão) colocada(as) na pasta Arquivos Trabalhados na mesma pasta em que a(s) imagem(ens) original(ais) está(ão). O redimensionamento mantém a proporção original da imagem que está sendo redimensionada. O valor que se quer de redimensionamento deve ser expressado em porcentagem sem o sinal de "%"; por exemplo, se eu quero redimensionar uma imagem para 30% do tamanho original o valor para ser colocado na caixa de texto é 30.
As outras opções não tem segredo, a rotacionar você coloca valores em graus (90, 180, 270 - só os números), a espelhar é "automática" e a converter você escolhe para qual extensão de arquivo deseja dentro das opções disponíveis. Para quem não entendeu as opções, segue:

Redimensionando:

Original (221K x 192x1200):
Linux: Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Redimensionado para 20% do tamanho original:
Linux: Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Espelhando:
Original:
Linux: Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Espelhado:
Linux: Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Ah esses desenvolvedores...
Outras dicas deste autor

Reescalando a tela hd para fullhd com o xrandr

Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads

Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux

Olha que Conky "bunitinhu" pra usar no seu sistema

Instalando o Team Viewer no Debian Trixie - problema no Policykit

Leitura recomendada

Configurando o wine num pulo

Debris - Iniciação do X (gráfico)

[Resolvido] Ruído nos alto-falantes no Linux

Solução para problema na instalação do superkaramba (missing Python libraries / headers)

Mudando a prioridade dos pacotes TCP

  

Comentários

Nenhum coment�rio foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts