O widget do Plasma 6 Área de Notificação
Publicado por Sidnei Serra em 11/01/2026
[ Hits: 466 ]
Blog: https://www.youtube.com/@alquimistaTI
KDE Plasma passou por muito tempo pela vibe negativa de ser "comedor de recursos" e sim, até certo ponto era verdade pois, para recursos avançados, há necessidade de hardware mais atualizado, sem dizer a "bugaiada" que vinha na bagagem e que até hoje alguns ainda persistem, como o Plasma fechar de repente e ficar só o desktop ativo (hoje ele volta automaticamente).
Plasma consome basicamente o mesmo (comparativamente falando) que outras interfaces proporcionando uma melhor experiência de uso para o usuário. Claro que nem tudo são flores pois há funcionalidades que necessitam do OpenGL 3.0 para cima e isso vai depender do hardware utilizado mas isso não é só do Plasma, já que ocorre com outras interfaces de um modo geral. Por exemplo:
Plasma 6 que é o Área de Notificação. É mais do que apenas um widget pra mostrar "janelinhas 'bunitinhas' de notificação", tem todo um leque de opções bem interessantes de acordo com a necessidade. E algumas dessas opções podem ser configuradas usando-se o ícone da engrenagem conforme a imagem abaixo.



Cairo Dock ainda funcional nos dias de hoje
Reescalando a tela hd para fullhd com o xrandr
Deixando o Plasma6 mais fluido no Linux
Solução rápida para o problema do Network Manager conectar mas não navegar
O dock Plank + U-Launcher deixam qualquer desktop mais produtivo
Integração do Chrome ao tema do elementary OS
Fazer o rm, cp, mv pedir confirmação antes de executar a tarefa
Samba - Consertando bug com o Nautilus no Ubuntu 8.04
Ubuntu GNOME 13.10 totalmente em português
Nenhum comentário foi encontrado.
A Fundação da Confiança Digital: A Importância Estratégica de uma PKI CA na Segurança de Dados
Como enviar dicas ou artigos para o Viva o Linux
Como Ativar a Aceleração por GPU (ROCm) no Ollama para AMD Navi 10 (RX 5700 XT / 5600) no Gentoo
Samba 4 AD-DC 2026: LAPS (Randomizando senhas locais).
Cairo Dock ainda funcional nos dias de hoje
Configuração de IP fixo via nmcli e resolução de nomes via /etc/hosts no Gentoo
Removendo o bloqueio por erros de senha no Gentoo (systemd)
Papel de Parede Animado no KDE Plasma 6 (Com dicas para Gentoo)









