O widget do Plasma 6 Área de Notificação
Publicado por Sidnei Serra em 11/01/2026
[ Hits: 440 ]
Blog: https://www.youtube.com/@alquimistaTI
KDE Plasma passou por muito tempo pela vibe negativa de ser "comedor de recursos" e sim, até certo ponto era verdade pois, para recursos avançados, há necessidade de hardware mais atualizado, sem dizer a "bugaiada" que vinha na bagagem e que até hoje alguns ainda persistem, como o Plasma fechar de repente e ficar só o desktop ativo (hoje ele volta automaticamente).
Plasma consome basicamente o mesmo (comparativamente falando) que outras interfaces proporcionando uma melhor experiência de uso para o usuário. Claro que nem tudo são flores pois há funcionalidades que necessitam do OpenGL 3.0 para cima e isso vai depender do hardware utilizado mas isso não é só do Plasma, já que ocorre com outras interfaces de um modo geral. Por exemplo:
Plasma 6 que é o Área de Notificação. É mais do que apenas um widget pra mostrar "janelinhas 'bunitinhas' de notificação", tem todo um leque de opções bem interessantes de acordo com a necessidade. E algumas dessas opções podem ser configuradas usando-se o ícone da engrenagem conforme a imagem abaixo.



Como cortar as partes de um vídeo com passagens de áudio em branco
Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads
Consertando o áudio com estalos e interrupções no Pipewire
Instalando partes faltantes do Plasma 6
Mudando o Destino para Geração de Pacotes dos SlackBuild
Volume 0% ao reiniciar Cinnamon no Arch Linux [Resolvido]
Como resolver problemas de som (chiados) da placa p5vdc-x no Mandriva 2008
Linux Mint Debian Edition Xfce - Rolling-Release (de verdade!)
Cedilha no Mozilla não aparece?
Nenhum comentário foi encontrado.
Berry Bank: Criando um Banco Digital Gamificado para seus Filhos com Gentoo, Flask e Tailscale
Papagaiando o XFCE com temas e recursos
Instale o DOOM Retro no Gentoo facilmente via Overlay
Steam (Flatpak) rodando jogos em partição NTFS
O dock Plank + U-Launcher deixam qualquer desktop mais produtivo
Instalar Linux em notebook Sony Vaio VPCEG13EB (17)
Alguém tem que acabar com ANATEL!!! (10)
O que você está ouvindo agora? [2] (229)









