
xerxeslins
(usa Gentoo)
Enviado em 12/02/2026 - 09:49h
Estava aqui pensando...
Antes eu achava que foi uma droga o Daniel Robbins deixar o Gentoo e ter colocado uma fundação para tomar conta da distro. Ele era o ditador benevolente, o mais capacitado.
Porém, ele teve que sair. A fundação ficou cuidando do Gentoo sem ele.
Depois ele queria voltar, mas a fundação disse algo como:
"ok, mas você não volta como ditador benevolente. Agora o modelo é democrático"
.
Daniel recusou participar sem ser o chefe supremo e saiu de vez. Criou outra distro: Funtoo. Que foi impressionante pela quantidade de inovações.
Mas veja as consequências de uma distro mantida por um ditador benevolente... Funtoo acabou, morreu! Se tornou muita coisa para um homem só cuidar.
Havia colaboradores? Sim, mas eram voluntários, não "amarrados" por objetivos ou contrato. A carga maior ficava nas costas de uma só pessoa.
Quando uma distro é mantida por um ditador benevolente, aparentemente, com o tempo ela fica respirando com ajuda de aparelhos, ou morre.
O fato do Gentoo estar vivo e bem é porque há uma fundação que cuida dela, tomando decisões democraticamente, e mesmo que mudanças tecnológicas não sejam velozes como eram no caso do Funtoo, essa parte burocrática tem garantido a sobrevivência da distro, que é usada até como base para outros sistemas como o da Google, o chrome OS.
Ironicamente, No fim, o daniel ter saído do projeto que ele iniciou talvez tenha sido o que manteve o Gentoo vivo!