Programação: Tomada de decisão

Tomadas de decisão são ferramentas importantes em programação. Decidir qual ação tomar, quando e o que fazer: peças chave em qualquer linguagem de programação. Para aqueles que ingressam na arte de programar, este será um ótimo passo em sua aprendizagem.

[ Hits: 27.859 ]

Por: Juliao Junior em 03/12/2008


A declaração WHILE



Outra situação comum acontece quando desejamos que um trecho de código seja executado repetidamente, enquanto determinada condição seja verdadeira. Isso é o que chamamos de loop. Em Octave, uma das declarações de controle disponíveis é a while.

Essa declaração analisa uma condição dada e, enquanto ela for verdadeira, o loop continua. Uma condição será vista como verdadeira para qualquer valor diferente de zero, e será considerada como falsa se seu valor for igual a zero. Novamente podemos usar uma matriz no lugar da condição para while, que será considerada como "verdadeira" apenas se todos os elementos da matriz forem diferentes de zero.

A sintaxe da declaração while é:

while CONDICAO
   codigoParaExecutar
endwhile

Note que a primeira coisa que a declaração while faz é testar a condição dada. Se a condição for verdadeira, o código é executado, e depois a condição é testada novamente e assim por diante. O loop só termina quando a condição for considerada falsa.

Portanto, dois cuidados no uso dessa declaração de controle. Primeiro, o loop pode nunca ser executado, pois como a condição é testada logo no início, o loop não será executado nem uma vez se a condição for considerada falsa. Segundo, o loop pode não acabar nunca! Se o código nunca induzir a condição dada para um estado de "falso", o loop seguirá a execução para sempre. Veja um exemplo logo abaixo:

a = 4;
while (a > 2)
   printf("%d",a);
   a++;
endwhile

No código acima temos um loop que não acaba nunca. Na primeira linha há a declaração de uma variável e seu valor inicial (a = 4). Dentro do loop, o valor da variável é impressa, e logo depois tem seu valor incrementado em +1 (a++). Como a condição é a > 2, ela nunca será falsa e o loop seguirá "para sempre".

A declaração DO-UNTIL

A declaração do - until é similar em uso a declaração while vista acima. A diferença é o momento de verificação da condição: ela é realizada no fim do loop. Portanto, usando do - until o loop será executado pelo menos uma vez. Não cabem muitas explicações, pois a sintaxe é quase a mesma da declaração anterior. Veja:

do
   codigoParaExecutar
until (CONDICAO)

No exemplo abaixo você vê os dez primeiros múltiplos de três serem impressos:

a = 1;
do
   3*a;
   a++;
until (a==10)

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A declaração IF
   3. A declaração SWITCH
   4. A declaração WHILE
   5. A declaração FOR
Outros artigos deste autor

Linux: kernel e distribuições

Octave - Programação científica no Linux

Invadiram o kernel.org?!

APTonCD - Seu repositório portátil

PORTAGE - Gerenciamento de pacotes no Gentoo Linux

Leitura recomendada

Implementando um Linux Terminal Service (LTS) no Debian

Como resolver libusb error no Heimdall

Instalando pacotes .tar.gz e .tar.bz2

Instalando o VMware no Conectiva 10

Convertendo formatos de vídeo/áudio

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts