Ultimamente eu ando com a crise do minimalismo. Tinha o Xfce como ambiente gráfico no meu Slackware. Não satisfeito, fiz uma instalação bem enxuta do Slackware, deixei de fora todas as outras interfaces gráficas e demais programas e posteriormente instalei apenas o LXDE.
Com o LXDE instalado, passei à caça de programas leves, pequenos e que não precisassem de uma infinidade de bibliotecas e dependências para funcionar. Tudo ia bem até eu passar a procurar um bom gravador de CD/DVDs.
K3B, Brasero, GnomeBaker, Xfburn... nem pensar! Esses programas necessitam de uma infinidade de pacotes, o menor deles é o Xfburn, que infelizmente precisa de algumas deps do Xfce, o Gravemam está completamente desatualizado... Enfim eu já ia quase desistindo quando me deparei com um tal de SimpleBurn.
Oras, só o nome já me chamou atenção, me chamou mais atenção ainda quando vi que seu tamanho era de apenas 45,7 KB!!! Além disso, não exigia nenhuma dependência além do óbvio CDRTools, ou o CDRKit ou o kit LibBurnia+CDParanoia+CDRDAO.
Como eu já tinha o CDRTools instalado, não perdi tempo. Baixei e instalei o SimpleBurn e devo dizer que esse "mini-programinha" me surpreendeu!
Confira abaixo um screenshot dessa belezinha:
Note que o SimpleBurn extrai e grava imagens ISO, extrai CD de áudio e DVD de vídeo, grava CD de áudio e de dados além de copiar e apagar CD e DVD.
Instalando o SimpleBurn
Pois bem, vamos parar de lero-lero e vamos instalar esse pequeno notável.
1° Você pode, primeiro procurar o SimpleBurn nos repositórios da sua distro, caso não encontre, baixe o pacote instalador do site oficial:
O site oficial do SimpleBurn já traz o pacote compilado para o Slackware. Nesse caso basta fazer o download do pacote no formato .tgz e instalar com o installpkg.
Mas para as outras distros nós vamos compilar o SimpleBurn através do pacote com os fontes. No momento em que escrevo este artigo, o SimpleBurn se encontra na versão 1.6.0, então baixe o pacote simpleburn-1.6.0 source.
2° Salve o arquivo em sua pasta home.
3° Extraia o conteúdo do arquivo com o comando:
tar -vxjpf simpleburn-1.6.0.tar.bz2
Não se esqueça de alterar a versão do pacote, caso já não seja mais a versão 1.6.0. Pode-se digitar apenas as primeiras letras do nome do pacote e usar a tecla TAB pra completá-lo automaticamente.
4° Agora entre nos diretório para onde os arquivos do pacote foram extraídos:
cd simpleburn-1.6.0
(novamente não se esqueça de alterar a versão do programa, caso necessário)
5° Vamos compilar o programa:
cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr .
$ make
6° Agora logue-se como root e instale o SimpleBurn:
# make install
Pronto. Simple Burn instalado!
Para acessá-lo, basta chamá-lo pelo terminal com o comando:
simpleburn
Ou, dependendo da interface gráfica da sua distro ele deve estar na sessão "Multimídia" do Menu Principal.
Curta esse "programinha" que de simples e pequeno só tem o nome e o tamanho!
Um grande abraço à comunidade do VOL.
(E tem gente que ainda prefere pagar pelo Nero. Vê se pode!!!!!)