Automatizar a criação de domínios, sites e usuários de FTP

É um script em bash que tem como objetivo criar domínios, site web e FTP, além dos usuários para utilização do FTP. Os domínios são passados como argumento por meio de um arquivo texto. O script é dividido em 4 arquivos: - criarDominio.sh - criarSite.sh - criarFTP.sh - criarDSF.sh E depende de 3 arquivos que são utilizados como base para a configuração dos respectivos serviços: - db.modelo - conf.modelo - html.modelo Esse script foi criado para fins didáticos, ou seja, com objetivo de demostrar a importância dos scripts no dia a dia dos profissionais de redes. Por esse motivo estão divididos em partes, onde dividimos os problema em pequenos soluções que juntas resolvem o necessário. A ideia de compartilhar e ajudar quem está começando e ser ajudado com sugestões de melhorias e funcionalidades mais adequadas. Arquivos disponíveis também no github: https://github.com/fernandoleonid/servicosredes/

Por: Fernando Leonid Careaga Camelo


Dependências de Emuladores e DosBox

É necessário rodar como super-usuário ou sudo, já que o script precisa adicionar repositórios e instalar diversas bibliotecas que são exigidas na hora de compilar diversos programas de emulação.

Por: Lemos


imdb-cli - consultar filmes, séries e atores pelo site IMDB no terminal

Script para consultar filmes, séries e atores pelo site imdb.com e mostrar os dados no terminal. Baseado na referência na url (tt|nmxxxxx) -- x são números; ou no nome do ator|filme|série. Usa e precisa do lynx, gawk (gawk porque não sei se funciona tudo no awk), sed e o grep.

Por: Pedro Fernandes


sys_info - exibe o status do sistema

Versão mais enxuta, limpa e menor de outro script meu chamado "status". sys_info -- imprime na tela ou em arquivo de texto o status do sistema infos: -- uptime, espaço de disco, espaço de arquivos, memória e temperatura Ao visualizar na tela é aconselhado usar paginador -- less | more etc, ou no script na primeira vez que a função relatorio é chamada colocar o | paginador.

Por: Pedro Fernandes


Personalizando o seu shell com bashrc_dahora

A algum tempo atrás fiz algumas modificações no shell do meu Slackware, desde manipular o bash_history a adicionar ASCII personalizados no bash. Então tratei de fazer um conjunto de scripts ASCII para o Slackware e especial, mas alguns deles podem ser usados em outras distribuições. O script está na sua fase inicial mas funcionando bem, falta ainda adicionar bash_aliases e outras configurações. Testem e modifiquem de acordo com o que for necessário para vocês, façam bom proveito. Ao extrair o arquivo, leiam as instruções de instalação no arquivo INSTALL.

Por: Jean César


diskSpace - acha os dez maiores gastadores de espaço em disco

Acha os dez maiores gastadores de espaço em disco e imprime para arquivo no mesmo diretório onde está o script. Uso: ./disk_space_$DATA.log

Por: Pedro Fernandes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts