The Universal Argument Parser (with long options)

O script disponibilizado aqui é uma melhoria do "Universal Argument Parser" apresentado em um excelente artigo sobre `getopts` do VOL. Foram feitas modificações para acrescentar suporte simulado às opções longas, isto é, aquelas neste formato: `--opcao-longa`. Todas as modificações estão devidamente documentadas. Para simular as opções longas, as strings que começam com dois hifens são substituídas por suas opções curtas correspondentes; por exemplo, uma opção longa hipotética chamada `--help` é substituída por `-h`. O artigo pode ser acessado por meio deste link: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/getopts-criando-scripts-Bash-com-parametros-e-argumentos-personalizaveis Todos os créditos do parser universal são do autor do artigo. As modificações feitas aqui são apenas uma contribuição minha à comunidade.

Por: Fabio Lima


ARSPDF - Programa para manipular arquivos PDF

Manipulação de arquivos PDF, utilizando o utilitário pdftk. É possível dividir, juntar, extrair e rotacionar páginas em um arquivo PDF.

Por: Alexandre Rodrigues dos Santos


Ver TV e rádio online por shell script

px

Script criado para aprendizado, e disponibilizado para o VOL, qualquer sugestão ou crítica postem aqui. Lembrando que este foi um exercício. Suas dependências são: - MPlayer - RTMPDump Lembrando que, como são serviços da web, suas respectivas portas devem estar disponíveis como a 1935 (RTMP) e 80 (HTTP), espero que gostem! Até mais.

Por: Pedro


Apagar automaticamente arquivos de /var/log*

Shell Script para apagar automaticamente arquivos do diretório /var/log; útil para limpar logs antigos do servidor conforme o agendamento que você configurar no CRON. Ao executar o script, será salvo um arquivo de log com mesmo nome e no mesmo local com o final ".log" Recomenda-se adicionar uma linha em /etc/crontab para execução automática deste script. O código apenas apaga os arquivos, não faz backup.

Por: hauck


Script para automatizar instalação do Gentoo

A ideia desse script é permitir as configurações logo ao início deixando a compilação e configuração autônoma, evitando ter que verificar passos após instalação de pacotes. Para isso, leia os passos desse script e modifique qualquer linha que ache necessário, porém as configurações visam uma boa acomodação com a maior parte dos hardwares presentes, com enfoque maior em plataforma Intel. Ele deve ser usado após o chroot inicial!

Por: Enio Ferlin


Instalação do winehq-staging e do Lutris em Debian 11 (Bullseye) para o Origin

Criei um script no Kernel 5.10.0-23 do SO Debian 11 (Bullseye) para simplificar a tarefa de preparar o computador com um ambiente de jogos para minha filha, quando ela vem me visitar. Entre outras coisas, ela gosta de brincar no PC. O aplicativo escolhido foi o Origin que roda no Lutris, mas para tanto, além de ter que instalar o winehq-staging, é necessário executar uma série de outras tarefas, as quais simplifiquei no Script que desenvolvi. O Script é auto-explicativo, sugiro, para quem não estiver com paciência de ficar respondendo sim para cada procedimento, que responda no início para fazer a instalação completa. Ele também pode ser utilizado em Lan-Houses para simplificar a tarefa de instalar o Lutris com o Origin e assim reduzir os custos das licenças do Windows, sem contar que o Gnome é bem mais rápido que o SO da Microsoft. É possível que o Script também rode no Ubuntu, que é derivado do Debian. Bom divertimento !

Por: André Thiago de Souza Lanzer






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts