fwgen - gerador de regras de firewall iptables

Script gerador de regras de firewall iptables. O script tem três perfis: - máquina que acessa apenas como cliente sem rodar serviços, apenas com uma interface - máquina gateway de rede com duas interfaces e rodando serviços para a rede local - máquina servidor de internet. O usuário escolhe o tipo de script que quer e as regras são geradas e salvas em um arquivo já pronto, incluindo com o "#!/bin/sh", cabeçalho etc. O script não pede as interfaces, isso fica por conta do usuário, abrir o script e especificar as interfaces. O script deixa já pronto, exemplo: # Interface externa EXT="" As regras são básicas, e com certeza os scripts não impedem que o pentágono e a NSA invadam as máquinas, mas pelo menos deve ser um ponto de partida. Cabe a quem quiser usar abrir os script gerados e adaptar e melhorar. Não confiem em mim. Eu não confio na minha mãe e ela pariu-me, então não vejo motivo para confiar cegamente em mim.

Por: Pedro Fernandes


Mover e redimensionar janelas para os cantos da tela

Este script pode ser usado em qualquer ambiente gráfico para manipular as janelas ativas com atalhos de teclado. Útil para posicionar/redimensionar as janelas lado a lado, complementando as funções do próprio gerenciador de janelas.

Por: Ryuk Shinigami


Instalação do LAMP no Linux Ubuntu

Nesse script irei mostrar como instalar o LAMP de forma automatizada no Ubuntu 18.04 usando um simples case para gerenciar as opções. LAMP consiste nas seguintes tecnologias: Linux; Apache (servidor web); MariaDB (software de banco de dados); PHP (linguagem de programação).

Por: Amaury Borges Souza


Previsão do tempo em cores no terminal

Pequeno script que usa o programa wttr.in e o curl para fornecer a previsão do tempo em cores no terminal. Sem fornecer parâmetro, fornece a previsão na localidade do usuário. Digitando "./clima cidade", fornece a previsão para a cidade especificada. O script usa o ping para testar se tem conexão. Caso tenha problemas ao usar o ping como usuário normal (não root), no cabeçalho do script está detalhado como (espero) pode resolver. Para se especificar nomes de cidades com espaços, como "Rio de Janeiro", a página do wttr.in informa que se tem que usar sinal de + no lugar dos espaços. Como um dos objetivos do terminal e dos scripts é digitar o mínimo possível, para escolher uma cidade com espaços como Rio de Janeiro, o script usa o "$*", para permitir que se possa digitar o bendito Rio de Janeiro sem ter que colocar + em cada espaço.

Por: Pedro Fernandes


easydl - download de arquivos em forma de URLs

Usa o wget para fazer os downloads. Pode baixar um único URL especificado na linha de comando ou uma lista inteira que tenha sido previamente criada em um arquivo. Nesse caso, a lista terá que conter uma URL por linha. O script cria um diretório no HOME do usuário só para os downloads. As opções do wget que o script usa são: --input-file= --continue --limit=rate O script conta com uma função que está toda comentada, pois é opcional, que testa o ping e se o campo "rtt" no valor "max" for maior que 10ms, o usuário tem a opção de sair do script. Este é o valor que considero aceitável para a minha conexão. Como é subjetivo e opcional, a função está toda comentada.

Por: Pedro Fernandes


Automatizar a importação de chave privada GPG (GnuPG)

Este script foi criado para facilitar a importação da chave privada GPG em um computador com a distribuição Gnu/Linux Mazon Os, mas pode ser utilizado em qualquer sistema operacional. Simples como voar! ;) O código fonte, bem como todas as instruções de uso estão disponibilizadas no meu repositório GitHub para quem quiser! :D Repositório do código: https://github.com/Viniciusalopes/install-gpgkey Utilizem com moderação! Atenciosamente, Vovolinux

Por: Vinicius Araujo Lopes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts