Menu secundário

Uma forma de utilizar o ROFI ou o dmenu juntamente com arquivos DESKTOP para criar um menu secundário, separado do principal.

Por: João Gabriel


Visualizar capas de álbuns de músicas no MPD/MPC/NCMPCPP

O NCMPCPP é um cliente do MPD, interativo, e com uma interface muito boa. O NCMPCPP tem um problema, porém: não é possível ver a capa do álbum da música que você está escutando. Esse script usa o Ueberzug (um visualizador de imagens no terminal) para mostrar as imagens da capa do álbum da música que estiver tocando no momento. Esse script é uma versão modificada de um script criado pelo GeorgeHJ no GitHub. P.S.: esse script deve ser rodado por uma nova instância de um terminal, não diretamente, senão não vai funcionar! P.S.: esse script depende de ffmpeg, mpd, mpc e ueberzug.

Por: João Gabriel


Prompt Interativo para o Legendary

Eu gosto muito do Legendary, um cliente CLI para Epic Games no Linux, que através da integração com o Wine, permite rodar jogos da Epic Games! A única coisa que falta na minha opinião era um prompt interativo, para faciltar a utilização. Eu decidi, então, criar um sript para permitir a utilização interativa do Legendary: Eu sempre tento fazer meus scripts POSIX-compliant, e esse é totalmente POSIX-compliant:

Por: João Gabriel


sys_info - exibe o status do sistema

Versão mais enxuta, limpa e menor de outro script meu chamado "status". sys_info -- imprime na tela ou em arquivo de texto o status do sistema infos: -- uptime, espaço de disco, espaço de arquivos, memória e temperatura Ao visualizar na tela é aconselhado usar paginador -- less | more etc, ou no script na primeira vez que a função relatorio é chamada colocar o | paginador.

Por: Pedro Fernandes


Make Luks

Este script facilita o uso de arquivos ou dispositivos criptografados com o "cryptsetup". Com ele é possível: - criar arquivos criptografados - criptografar drives / pendrives - montar arquivos, drives e pendrives Você pode inclusive associar arquivos com extensão "luks" (que ele cria automaticamente) para ser aberto com este script, bastando dar 2x cliques nele para ser facilmente montado, para isso marque a opção "executar no terminal".

Por: Daniel R.


Estrutura HTML básica no nano

Um amigo começou a aprender desenvolvimento web com o nano e reclamou que o editor é muito simples e não possui o recurso de fazer uma estrutura HTML de maneira automática. Então, decidi fazer um script em Shell para ajudar ele. Para o script funcionar, basta colocar no .bashrc e criar um arquivo de uma estrutura HTML na sua home com o mesmo nome que está no script (html_básico.txt) (claro, se você tiver conhecimento de shell script, dá para alterar isso). Depois, é só chamar na linha de comando "nanoh <arquivo>" que irá funcionar normalmente Como o script funciona: Primeiro, o script verifica se o parâmetro posicional 1 é vazio, se for, o script apenas abrirá o nano e dará valor "false" a variável de controle do próximo bloco. Caso o primeiro parâmetro posicional 1 não for vazio, o próximo bloco será executado O próximo bloco verifica se o arquivo passado pelo parâmetro posicional 1 não existe. Caso não exista, o script manda a saída padrão do comando cat do arquivo de estrutura HTML para o arquivo passado e abre com o nano. Caso o arquivo exista, o script abrirá normalmente o arquivo sem sobrescrevê-lo.

Por: Pedro Agostinho






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts