Open source fomentando o conhecimento

Neste artigo introduzo os conceitos de dados, informação e conhecimento, essenciais quando tratamos de sistemas de informação. Abordo o conhecimento como um novo panorama organizacional e como o Open Source contribui para a criação e partilha do conhecimento.

[ Hits: 8.115 ]

Por: Perfil removido em 24/06/2006


Open source fomentando o conhecimento



Hoje, no mundo globalizado em que vivemos, um novo conceito ganhou força dentro das organizações, o conceito do conhecimento. Antigamente, dados e informação eram os principais elementos que transitavam dentro de grandes empresas e corporações. O conceito de dado pode ser tido como um fato, um simples valor, algo fora de contexto, que sozinho, não nos representa nada significativo. A informação, surge quando temos dados agrupados de forma significativa, ou seja, a informação tem significado, a informação está inserida em um contexto. O conhecimento, este novo conceito, surge quando dominamos um assunto, quando temos informações obtidas de outras fontes, ou por experiências próprias de nossas vidas, o conhecimento nos rege sobre o trabalho que fazemos.

Dentro deste novo conceito de conhecimento, as organizações vem buscando inovações na área de Tecnologia da Informação (TI) para fomentar o conhecimento, ou seja, criar conhecimento entre seus colaboradores, compartilhar, fazer com que seus funcionários tenham uma elevação na capacidade produtiva, obtendo mais conhecimento adquirido individualmente.

O conhecimento por si só pode ser tácito ou explícito. Conhecimento tácito é o conhecimento presente na mente, é próprio, é obtido da vivência de uma pessoa. Conhecimento explícito, é o conhecimento individual exposto sobre alguma forma como livros, artigos, imagens, etc., está explicitado em algo, são registros.

Dentro dessas definições de conhecimento, pode ainda haver a conversão entre ambas, de tácito para explícito (externalização), de tácito para tácito (socialização), de explícito para tácito (individualização), e explícito para explícito (combinação).

Vale destacar duas destas conversões:
  • Externalização - quando um indivíduo registra seu conhecimento, quando ele expõe sua sabedoria sobre alguma forma.
  • Internalização - quando a partir de um registro, uma fonte de conhecimento, o indivíduo adquire este conhecimento para si, transformando-o em um conhecimento próprio.

Fora do papel das organizações, e dentro da idéia de conhecimento, de fomentar a criação, a partilha, temos o software Open Source. Mas como o Open Source fomenta o conhecimento? Simples, através dele, pessoas externalizam seu conhecimento, e outras internalizam para obter conhecimento.

Quando alguém cria um programa, ele está propondo uma solução algorítmica e computacional a um determinado problema. Na resolução deste problema, seu código, pode ser tido como um conhecimento explicitado. O código é um conhecimento individual, registrado nos arquivos fontes do programa. A este processo, poderíamos chama-lo de externalização, conhecimento tácito (programador), registrado no código fonte (explicitado).

Um usuário deste software, que entenda de programação, adquire o software, lê o fonte (explicitado), e aprende a solução proposta, adquire o conhecimento para si (tácito), e ainda pode melhorá-lo expondo o seu conhecimento adquirido. A este processo, poderíamos chama-lo de internalização.

Enquanto organizações buscam ferramentas de TI para fomentar o conhecimento, a comunidade do Open Source, faz isso indiretamente.

Com isso, o conceito Open Source, se transforma em uma ferramenta para o trabalho do conhecimento, deixando pessoas/profissionais mais capacitados, aptos a desenvolver e criar soluções eficientes e eficazes para problemas do dia-a-dia.

   

Páginas do artigo
   1. Open source fomentando o conhecimento
Outros artigos deste autor

Placa de TV/FM Pixelview Play TV PRO no Slackware 10.1

Projeto Xen - Visão Geral

Exportando e importando confs do Putty em Windows

USB-ZIP - Emulando Zip Drive em Pendrive

soundKonverter - o maravilhoso conversor de áudio

Leitura recomendada

O Preço do Livre

O Mercado Obscuro da T.I. Brasileira

Um breve histórico do EaD e o uso de AVAs baseados em SL

Bill Gates e Linux

Software Livre - GNU x LPG e o Governo x Economia (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por PCMasterPB em 24/06/2006 - 08:46h

E Viva o Open Source!

[2] Comentário enviado por removido em 24/06/2006 - 17:29h

Muito boa essa explanação sobre a essência do conhecimento. E no que se refere ao SL, sua filosofia dá um passo adiante, fazendo o conhecimento se transformar numa coisa VIVA. E como toda coisa viva tende a evoluir, creio que podemos esperar muito do SL, sobretudo que este influencie e contagie outras fontes criadoras do "saber".

[3] Comentário enviado por agk em 26/06/2006 - 14:41h

Parabéns, excelente explanação sobre conhecimento e comparação ao modo como o Software Livre é distribuído.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts