Bloqueando ataque de força bruta em ssh através de script bash

Como cuido de vários servidores em vários lugares, uso ssh para me conectar remotamente. O problema é que, através de um ataque de força bruta, alguém pode invadir meus servidores. Uma forma de evitar isso é com um ids, mas também pode ser feito de uma forma simples através um script bash rodando via cron. Esse script monitora os arquivos de log e bloqueia o ip de origem em um ataque de força bruta na porta ssh.

Por: Ricardo Lino Olonca


Desenvolvimento Java Para para máquinas "leves" (ou pra quem não quer eclipse, :P)

Bom, a idéia é que quando se começa nos estudos com alguma linguagem ou mesmo vai testar algo novo nem sempre é bom estar munido de uma IDE parruda que limpa nosso cocô e dá papinha (podia dizer isso aqui?). Além de adquirir maus hábitos fica a impressão de que não se está aprendendo uma linguagem, mas sim como operar uma tela complexa. Esto é um script bem ao estilo Slackware: jogue ele em /etc/profile.d e atenda os requisitos de ambiente... acho útil, mas só use se vc ler tudo!

Por: sombriks


Funções Ni - funções para manipular listas e strings

Este é um apanhado de funções que eu fiz na esperança de que sejam úteis a alguém. Contém 21 funções em bash-script para serem usadas para os mais diversos fins. Espero que gostem

Por: Leandro Santiago


compactação de backup diários

Com esse script é possível enviar o dia da semana corrente e ele contará quantos arquivos foram salvos na pasta do dia anterior. Apresenta na tela o resultado pra vc aprovar ou não (verificar se copiou a quantidade certa) a compactação deste backup. Feito a compactação, ele limpa os arquivos antigos do dia corrente para receber os arquivos novos que serão enviados a este servidor ao final do dia.

Por: Alexandre Villas


Script para calcular o valor fatorial de um numero

Este script calcula o valor fatorial de um número... Criticas são bem vindas..

Por: Jonathan Luquesi de Medeiros


Automatizando a limpeza do cache do squid

Este é o primeiro script que estou contribuindo. Algum tempo atrás tive um problema com o cache do squid que estava estourando a capacidade da partição /var do meu servidor. Então procurei fazer um script que monitore a porcentagem usada na minha partição /var e, quando ultrapassa um limite pré-determinado no script, ele faz a limpeza do cache do squid. Basta colocar no crontab para que este seja iniciado em hora específica. Espero que seja útil para alguém!!!

Por: Rodrigo Rodrigues de mattos






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts