Desligamento da máquina caso o servidor venha a sair do ar.

Este script faz o teste de comunicação com o servidor, caso ele não esteja no ar, a máquina é desligada automaticamente. Lembrando que deve-se adicionar este script no cron e configurar horários para teste.

Por: Ricardo A. Silva


Identificando configuração de rede das máquinas

Este script faz uma verificação no nome, IP, gateway, broadcast, máscara e DNS da sua rede para informar sobre como a máquina está configurada na rede. Além disso ainda pergunta se você gostaria de verificar quais IP's estão sendo utilizados na rede no momento.

Por: Ricardo A. Silva


Script para embutir legenda.

Este script só embuti legendas srt em videos avi. É utilizado o mencoder, portanto tenha-o instalado antes de executar! Você pode alterar o script, desde que dê os créditos a mim e coloque-o na comunidade vivaolinux. Utilização: 1 - Renomeie seu video e sua legenda com o mesmo nome e coloque-os na mesma pasta juntos com o script. 2 - Abra o terminal e va até o diretório onde esta o script o video e a legenda (via 'cd'). 3 - Execute o script: sh Legendas.sh. 4 - Aguarde, o processo pode demorar um pouco!

Por: Felipe Otavio Abrahão Zavan


Embaralhando elementos de um vetor

Um exemplo que mostra como embaralhar os elementos de um vetor em shell script. Este script é um "quase equivalente" à função "shuffle" de linguagens com Perl, PHP, etc... Como dito acima, isso é apenas um exemplo, então se for o caso adapte-o (ou melhore-o!) conforme desejado. Falou!!! =)

Por: Sandro Marcell


check_mem.sh - Plugin para o Nagios

Simples plugin para o Nagios, que monitora o consumo REAL de memória RAM e apresenta os dados em forma de porcentagem. Pode ser usado tanto em servidores locais como em hosts remotos, via nrpe. Exemplo de uso: check_mem.sh -w 60% -c 90% ou check_mem.sh --warning=60% --critical=90% Mais detalhes: check_mem.sh -a Falou!!!

Por: Sandro Marcell


Verificar se o java está no PATH

Script simples para verificar se o java está no PATH. Tenta executar um comando java, jogando a saída para /dev/null para não aparecer nada no console.

Por: Cássio Silva Oliveira






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts