Virtualização de desktops, uma solução econômica?

A administração dos desktops em qualquer organização sempre foi um desafio. Sempre preocupados em procurar meios para melhorar os processos, reduzir custos, aumentar desempenho e simplificar o gerenciamento, os administradores de redes vem procurando novas soluções para atender esses problemas. Com isso administradores têm usado a VD.

[ Hits: 54.252 ]

Por: Bruno Macagnani em 02/05/2009 | Blog: http://brunomacagnani.googlepages.com


Introdução



Nos últimos anos, com a evolução da informática, o poder de processamento dos computadores aumentou drasticamente. Entretanto existem casos em que todo esse processamento não está sendo utilizado pelas máquinas, fazendo com que exista uma subutilização dos recursos computacionais.

Preocupados em procurar soluções que visam a diminuição dessa ociosidade de processamento, os administradores de redes tem utilizado a técnica da virtualização. O uso da virtualização representa a ilusão de várias máquinas virtuais (VMs) independentes, cada uma rodando uma instância de um sistema operacional virtualizado (SMITH; NAIR, 2005).

Esta técnica não é nova, iniciou-se pela IBM nos mainframes na década de 60, mas seu uso foi difundido nos anos 80, tendo em vista a resolução de problemas a um custo relativamente baixo.

O sucesso da virtualização baseou-se em alguns princípios. Primeiramente, a camada de virtualização deve isolar uma máquina virtual da outra de modo que não haja interferência entre elas. Não é aceitável que o funcionamento de uma máquina virtual afete o desempenho de outra máquina virtual (GARFINKEL et al., 2003). Segundo, é necessário suportar uma variedade diferente de sistemas operacionais para acomodar os diferentes aplicativos populares existentes. Terceiro, o overhead introduzido pela camada de virtualização deve ser pequeno (GARFINKEL et al., 2003).

Atualmente os sistemas virtualizados estão com seu espaço em ascensão devido ao fato de resolverem alguns pontos que hoje são críticos em diversas empresas, como pode ser exemplificado: incompatibilidade entre hardware e software no que diz respeito a suas modificações com o decorrer do tempo; subutilização dos recursos computacionais pelos programas, ou seja, os programas legados não conseguem explorar a totalidade da capacidade dos hardwares atuais; dentro outros.

Virtualização é a palavra que faz brilhar os olhos dos executivos de TI de grandes empresas. Ela lidera o ranking das tecnologias, divulgado pelo Garther Consulting.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Formas da Virtualização
   3. Técnicas da Virtualização
   4. Virtualização hoje
   5. Virtualização de desktops
   6. Vantagens de uso
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Nagios - Um poderoso programa de monitoramento de rede (parte 1)

Aprendendo o básico do Emacs

Docker - Infraestrutura simples e rápida

Glances - Monitoramento de Processos e Perfomance

E Ink - Leitor de E-Book Kindle e Amazon Cloud Reader

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gesousa em 02/05/2009 - 13:33h

Seu Artigo ficou muito bom, só senti falta de mencionar a solução de virtualização Kernel-based Virtual Machine (KVM), que hoje é a única que se encontra de forma oficial incorporado no kernel do linux, e utiliza uma forma híbrida de paravirtualização, mas tem algumas características interessantes.
É um programa no espaço do usuário que utiliza a interface /dev/kvm para configurar a maquina virtual convidada, que repassam através da interface as informações para o host.
Atualmente é mantida pela RED HAT, é um das grandes vantagens desta plataforma, foi ser a primeira a conseguir a migração de VM entre plataformas diferentes Intel/AMD em tempo real. há um video demostrando a migração em tempo real.

http://www.youtube.com/watch?v=EuhU6jJjpAQ

Outro ponto apenas para demostrar a importância da virtualização no mercado de TI atualmente é que todas as tecnologias de virtualização, foram recentemente adquiridas por grandes players da TI mundial em questões de meses.

VMware -> EMC
VirtualBox -> Sun Microsystems
XEN Server -> Citrix
KVM -> Red Hat

[2] Comentário enviado por brunomacagnani em 02/05/2009 - 14:04h

Obrigado Gesousa, esse tema é o de meu TCC que vou defender ainda estou desenvolvendo mais itens mas vou deixar anotado o que voce citou..

Obrigado

[3] Comentário enviado por joserribeirojuni em 02/05/2009 - 15:27h

Cara, a virtualização é um dos assuntos mais interessante que tenho em mente, A faculdade que eu curso trabalha com 3 servidores fisicos e 11 maquinas emulada, é muito show como isso funciona , os ganhas financeiros que é possivel obter com isso, parabéns pelo artigo, está muito bem organizado parabéns !

[4] Comentário enviado por grandmaster em 05/05/2009 - 21:22h

Sim, acabei de realizar um projeto de padronização e virtualização dos servidores de onde trabalho.

Show de bola.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[5] Comentário enviado por lord_roxton em 18/05/2009 - 15:20h

Caro Bruno, vc tem alguma experiência com virtualização de desktops?
William

[6] Comentário enviado por brunomacagnani em 18/05/2009 - 16:36h

William depende do que voce chama de experiencia... Estou estudando muito essa parte do que precisar estamos ai.

Abracos

[7] Comentário enviado por Tacioandrade em 15/05/2012 - 09:37h

Bruno, estou pensando em fazer um TCC na área, você conhece algum autor que tenha algo nesta área?


Att. Tácio Andrade.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts