Configurando o Cairo Dock individualmente em ambientes diferentes na mesma maquina

Publicado por Sidnei Serra em 13/04/2026

[ Hits: 81 ]

Blog: https://www.youtube.com/@alquimistaTI

 


Configurando o Cairo Dock individualmente em ambientes diferentes na mesma maquina



Nessa dica eu mostro como instalar e configurar o Cairo Dock, um dock de ícones bem avançado ainda para os dias de hoje mesmo que o desenvolvimento principal tenha parado. O que temos hoje então são patches providos pelas distribuições que incluem o pacote nos seus repositórios mas basicamente não há mais atualizações por parte do desenvolvedor mas ainda hoje está plenamente funcional e agradável no seu uso.

Há usuários que possuem mais de um ambiente gráfico na máquina (como eu) de modo a preencher todos os quesitos de usabilidade que o usuário procura na sua máquina; usar o Cairo Dock em mais de um ambiente na mesma máquina pode fazer com que duas instâncias do dock apareçam e não é isso que queremos. Aqui vou mostrar como separar as configurações do Cairo Dock para que cada ambiente gráfico possua o seu próprio, com seus ícones, funcionalidades e aparência. Vou fazer essa dica levando em conta o XFCE, o Gnome e o Plasma 6 com o XFCE sendo o ambiente principal. Atenção que isso é para X11.

Primeiro de tudo, tire da pasta ~/·config/autostart os atalhos de inicialização do Cairo Dock. Essa pasta é comum aos ambientes gráficos e se você colocar um atalho em cada ambiente que você usa o Cairo Dock irá iniciar em todos eles, tendo então mais de uma instância em funcionamento. No Terminal vamos criar as pastas individuais de configuração, que fica na ~/.config/cairo-dock. Vou usar como base a que é usada no XFCE.

Do XFCE para o Gnome:

cp -r ~/.config/cairo-dock ~/.config/cairo-dock-gnome

Do XFCE para o Plasma 6:

cp -r ~/.config/cairo-dock ~/.config/cairo-dock-plasma

Do XFCE para o XFCE (apenas para uniformizar as configurações):

cp -r ~/.config/cairo-dock ~/.config/cairo-dock-xfce

Crie o arquivo de auto-início em /usr/local/bin com o nome cairo-dock-auto:

sudo nano /usr/local/bin/cairo-dock-auto

Coloque lá dentro:

#!/bin/bash

DE="$XDG_CURRENT_DESKTOP"
SESSION="$XDG_SESSION_TYPE"

# evita Wayland (o :contentReference[oaicite:0]{index=0} sofre aqui)
if [[ "$SESSION" == "wayland" ]]; then
    exit 0
fi

sleep 12

if [[ "$DE" == *KDE* ]]; then
    cairo-dock -o -d "$HOME/.config/cairo-dock-plasma"

elif [[ "$DE" == *XFCE* ]]; then
    cairo-dock -o -d "$HOME/.config/cairo-dock-xfce"

elif [[ "$DE" == *GNOME* ]]; then
    cairo-dock -o -d "$HOME/.config/cairo-dock-gnome"

else
    cairo-dock -o
fi

Salve com CTRL+O e feche com CTRL+X. Depois, no Terminal:

sudo chmod +x /usr/local/bin/cairo-dock-auto

Agora coloque na inicialização automática esse script usando as ferramentas de configuração do seu ambiente gráfico - só basta fazer isso uma vez e em um deles. Ou crie a entrada manualmente:

sudo nano ~/.config/autostart/cairo-dock-auto

Coloque dentro:

[Desktop Entry]
Exec=cairo-dock-auto
Icon=
Name=cairo-dock-auto
Path=
Terminal=False
Type=Application

Salve e dê o chmod +x à essa entrada. Depois disso basta sair da sessão e entrar na do Plasma, por exemplo: o Cairo Dock vai abrir com a mesma cara que no Gnome e no XFCE, então configure-o conforme você desejar para uso no Plasma. Depois vá para o Gnome e faça a mesma coisa lá. Pode configurar tudo, animações, tipo de dock, ícones e tudo mais, cada configuração será guardada individualmente sem interferir na outra.

Outras dicas deste autor

O widget do Plasma 6 Área de Notificação

Usando o VNSTAT para medir o seu consumo de internet

Como instalar o WPS com interface e corretor ortográfico em PT-BR no Arch Linux

Adicionando o repositório backports no Debian 13 Trixie

Solução rápida para o problema do Network Manager conectar mas não navegar

Leitura recomendada

Adicionando clientes Windows 7 no Samba PDC

Integrando o Yum ao Axel para downloads mais rápidos

LightDM - Como exibir imagem de usuário na tela de login do Debian 8.7.1 (MATE)

Erro no DNS: dig: error while loading shared libraries: libisc.so.32: cannot open shared object file: No such file or directory

O que fazer após instalar Elementary OS 5.0

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts