Como instalar o WPS com interface e corretor ortográfico em PT-BR no Arch Linux

Publicado por Sidnei Serra em 19/05/2025

[ Hits: 41 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Como instalar o WPS com interface e corretor ortográfico em PT-BR no Arch Linux



O WPS é uma suíte de Office com uma interface bem parecida com a do MS Office e bem mais "agradável" do que a do LibreOffice, apesar de não ser tão "completo" quanto essa última. Nessa dica vamos ver como instalar o WPS no Arch Linux e com opções de arquivos .DEB e .RPM, além dos dicionários PT-BR e skins para deixar a interface mais bonita.

No Arch Linux

Como é dica pro Arch, vou fazer primeiro aqui. Vamos usar os repositórios AUR para isso, se você tiver o helper YAY beleza, senão se vire para instalá-lo. Abra o Terminal e digite:

yay -S wps-office wps-office-mui-pt-br wps-office-all-dicts-win-languages

Esse comando vai instalar o WPS, a interface em PT-BR e os dicionários de verificação ortográfica.

Uma vez instalado, teremos 5 ícones no dash de aplicativos, todos começando por "WPS"; então teremos o Word, PowerPoint, Excel e PDF, além do "Geral" onde você escolhe qual arquivo abrir e esse inicial abre a opção adequada para o arquivo escolhido. Vamos abrir o Word:

Veja que a interface é bem agradável de usar mas, sinceramente, não gosto de interface clara, então vamos ver como colocar temas no WPS. Abra o Terminal e digite:

git clone https://github.com/vaan-linux/WPS-Office-Skin-Installer-for-Linux
cd WPS-Office-Skin-Installer-for-Linux
sudo chmod +x setup.sh
./setup.sh

Escolha o tema desejado, eu escolhi o Nord (3); depois escolha a versão do sistema que você estiver usando. No meu caso seria Arch (opção 1) mas se você usa Debian - pacotes deb - ou uma distribuição que use pacotes rpm escolha a opção adequada. Com isso uma skin mais "escurinha" vai ser colocada:

Para mudar a linguagem da interface, vá no menu superior à esquerda em Menu/Ferramentas/Definir idioma. Escolha Português do Brasil (já deve estar selecionado), feche e abre de novo o WPS. Para ativar o corretor e escolher o idioma, na aba Revisar, clique em Corretor Ortográfico/Definir idioma e pronto.

WPS para o Debian (pacotes deb) e pacotes RPM

Para baixar a opção de sua distribuição conforme explicado, vá no endereço https://br.wps.com/download/ e baixe a opção desejada, fazendo a instalação do pacote escolhido conforme a necessidade (dpkg, dnf, zypper, etc).

Outras dicas deste autor

Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads

Solução rápida para o problema do Network Manager conectar mas não navegar

Configurando o Conky para iniciar corretamente no sistema

Instalando o Team Viewer no Debian Trixie - problema no Policykit

Leitura recomendada

Instalando o navegador Microsoft Edge no Debian 11

Exaile - Player de música facil

Modelos (templates) de gráficos para o CACTI

Como criar uma calculadora no Gambas3 [Vídeo]

Como criar um gerador de senha no Lazarus

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts