Virtualização de desktops, uma solução econômica?

A administração dos desktops em qualquer organização sempre foi um desafio. Sempre preocupados em procurar meios para melhorar os processos, reduzir custos, aumentar desempenho e simplificar o gerenciamento, os administradores de redes vem procurando novas soluções para atender esses problemas. Com isso administradores têm usado a VD.

[ Hits: 56.308 ]

Por: Bruno Macagnani em 02/05/2009 | Blog: http://brunomacagnani.googlepages.com


Formas da Virtualização



A virtualização é uma camada de interposição entre o software e o hardware. Dividindo os recursos de um computador em vários ambientes de execução. Existem três formas de virtualização: virtualização do hardware, virtualização do sistema operacional e virtualização de linguagens de programação.

Virtualização do hardware

Considerado um dos mais complexos modos de virtualização, devido a maneira que precisa emular o hardware. Esse tipo de virtualização torna-se muito útil para os desenvolvedores de firmware e hardware, uma vez que a funcionalidade de uma solução pode ser validada sem necessariamente ter o hardware real.

Virtualização do sistema operacional

Talvez a abordagem mais popular para implantação da virtualização seja a de rodar uma plataforma de virtualização com um SO host. Essa abordagem é mais conhecida como virtualização do SO (Desai, Anil, Gerenciamento de Plataformas Virtuais, 2007). A característica mais importante é que a camada de virtualização fica acima do sistema operacional do host.

Os softwares mais comuns dessa categoria são o VMware Server, Microsoft Virtual Server 2005, entre outros. Todos permitem a criação de um ambiente virtual isolado e independente, sendo assim uma grande vantagem do ponto de vista técnico,ou seja, o principal benefício de se trabalhar com camadas de virtualização é que elas podem aproveitar qualquer hardware que seja suportado pelo sistema operacional do servidor.

Virtualização de linguagens de programação

Esse tipo de virtualização nada mais é que a criação de uma máquina virtual para a interpretação da linguagem de programação, ela só é instanciada a partir do momento que necessito rodar determinada aplicação que use esse recurso. Como exemplo temos a linguagem Java.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Formas da Virtualização
   3. Técnicas da Virtualização
   4. Virtualização hoje
   5. Virtualização de desktops
   6. Vantagens de uso
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Compiz e as estações do ano

Como instalar pacotes no Sabayon

Instalando WPS Office no Debian, Linux Mint e Ubuntu

SliTaz: Mini-review desta mini-distribuição Linux

Migração de Software Proprietário para Software Livre em Instituição Pública

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gesousa em 02/05/2009 - 13:33h

Seu Artigo ficou muito bom, só senti falta de mencionar a solução de virtualização Kernel-based Virtual Machine (KVM), que hoje é a única que se encontra de forma oficial incorporado no kernel do linux, e utiliza uma forma híbrida de paravirtualização, mas tem algumas características interessantes.
É um programa no espaço do usuário que utiliza a interface /dev/kvm para configurar a maquina virtual convidada, que repassam através da interface as informações para o host.
Atualmente é mantida pela RED HAT, é um das grandes vantagens desta plataforma, foi ser a primeira a conseguir a migração de VM entre plataformas diferentes Intel/AMD em tempo real. há um video demostrando a migração em tempo real.

http://www.youtube.com/watch?v=EuhU6jJjpAQ

Outro ponto apenas para demostrar a importância da virtualização no mercado de TI atualmente é que todas as tecnologias de virtualização, foram recentemente adquiridas por grandes players da TI mundial em questões de meses.

VMware -> EMC
VirtualBox -> Sun Microsystems
XEN Server -> Citrix
KVM -> Red Hat

[2] Comentário enviado por brunomacagnani em 02/05/2009 - 14:04h

Obrigado Gesousa, esse tema é o de meu TCC que vou defender ainda estou desenvolvendo mais itens mas vou deixar anotado o que voce citou..

Obrigado

[3] Comentário enviado por joserribeirojuni em 02/05/2009 - 15:27h

Cara, a virtualização é um dos assuntos mais interessante que tenho em mente, A faculdade que eu curso trabalha com 3 servidores fisicos e 11 maquinas emulada, é muito show como isso funciona , os ganhas financeiros que é possivel obter com isso, parabéns pelo artigo, está muito bem organizado parabéns !

[4] Comentário enviado por grandmaster em 05/05/2009 - 21:22h

Sim, acabei de realizar um projeto de padronização e virtualização dos servidores de onde trabalho.

Show de bola.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[5] Comentário enviado por lord_roxton em 18/05/2009 - 15:20h

Caro Bruno, vc tem alguma experiência com virtualização de desktops?
William

[6] Comentário enviado por brunomacagnani em 18/05/2009 - 16:36h

William depende do que voce chama de experiencia... Estou estudando muito essa parte do que precisar estamos ai.

Abracos

[7] Comentário enviado por Tacioandrade em 15/05/2012 - 09:37h

Bruno, estou pensando em fazer um TCC na área, você conhece algum autor que tenha algo nesta área?


Att. Tácio Andrade.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts