Bacula - Instalação no XenServer 6

A instalação do Bacula pode ser encontrada em muitos tutoriais pela Internet. O XenServer da Citrix, por ser uma plataforma de virtualização de servidores, exige a instalação de pacotes adicionais para permitir a instalação de versões mais recentes do Bacula. Neste artigo, explicarei a instalação do Bacula 5.2.9 em host XenServer 6.

[ Hits: 22.037 ]

Por: Ana Emilia Machado de Arruda em 10/09/2012


Introdução



A instalação completa do Bacula (Director, File Daemon e Storage Daemon) em várias plataformas, é bem simples e pode ser encontrada em muitos tutoriais na Internet.

Para o XenServer da Citrix, existem alguns procedimentos descritos em fóruns, sendo que a maioria deles, sugere a instalação de versões antigas de pacotes RPM do Bacula.

Para instalar versões mais recentes, é necessário compilar o código fonte do Bacula para a plataforma desejada. Neste caso, é exigido pelo menos, um compilador C, sendo o mais conhecido o GCC (GNU Compiler Collection).

No caso do XenServer da Citrix, os pacotes necessários à compilação e instalação do Bacula, podem ser conseguidos usando o gerenciador de pacotes yum. Pelo yum, existe a opção de instalar grupos de pacotes, que integram ao ambiente alguma funcionalidade específica.

Como, por exemplo, o grupo de pacotes "Development Tools", que instala ferramentas necessárias ao desenvolvimento, como o Automake, GCC, Perl e Python.

Alguém pode perguntar o por quê de uma instalação completa do Bacula em um host XenServer, e não a instalação de apenas um Storage Daemon e/ou, um File Daemon:

- Por que instalar um Director (gerenciador dos jobs de backup do Bacula) em um servidor de virtualização?

Até o momento, não é possível, segundo a documentação do Bacula, instalar apenas o Storage Daemon em uma máquina GNU/Linux. Existe, no entanto, uma forma de conseguir isso, que pode ser encontrada nos fóruns.

Mas, com a instalação somente do Storage Daemon, sem o Director, ocorre que o acesso às fitas com os utilitários btape e bextract não é possível.

Estes utilitários devem estar presentes no host ao qual está conectada a unidade de armazenamento do backup, uma vez que, com o btape, é possível realizar testes nas mídias (fitas), e com o bextract, é possível recuperar dados de uma mídia que não está mais no catálogo do Bacula, por algum motivo.

Desta forma, considerando que a unidade de armazenamento do backup está conectada diretamente ao host XenServer, seja ela uma unidade de fita convencional ou um robô de fitas, o Director é instalado, mas não configurado para iniciar automaticamente no boot da máquina.

É interessante instalar o Director em uma máquina virtual, no caso de ambientes virtualizados, e essa virtual pode estar em qualquer distribuição GNU/Linux.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalações e configurações
   3. Exemplo de configuração
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Compilador Clipper open-source, compile sem problemas os sistemas .PRG no Linux!

Computação em nuvem, uma visão panorâmica

Dicionário pt-BR no Firefox 2.0

OpenNebula - Gerenciamento de nuvens privadas e públicas

Bacula + Webacula + Bacula-web + bat no CentOS 6.3

  
Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 10/09/2012 - 14:54h

Muito bom o Artigo
Parabéns

[2] Comentário enviado por jfernandes em 20/12/2013 - 10:10h

Amigo
Muito obrigado por esse artigo, estou iniciando ele agora em um ambiente de teste.
Estou com um ambiente que tenho um XenServer 6.2, com uma LTO5, e preciso usar esse dispositivo para backup com o Bácula.
Valeu
Abraços

[3] Comentário enviado por jfernandes em 20/12/2013 - 10:17h



[4] Comentário enviado por emiliaarruda em 24/12/2013 - 11:57h


Olá!

Acredito que você esteja com problemas de rede ou resolução de nome. Você
consegue realizar com sucesso ping para
mirrorlist.centos.org<http://mirrorlist.centos.org/?release=5&arch=i386&repo=os>?
Para o google.com e outros sites?
Você consegue fazer um "wget
http://mirrorlist.centos.org/?release=5&arch=i386&repo=os"?

[]s
Ana
[2] Comentário enviado por jfernandes em 20/12/2013 - 10:10h:

Amigo
Muito obrigado por esse artigo, estou iniciando ele agora em um ambiente de teste.
Estou com um ambiente que tenho um XenServer 6.2, com uma LTO5, e preciso usar esse dispositivo para backup com o Bácula.
Valeu
Abraços



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts