Bacula - Instalação no XenServer 6

A instalação do Bacula pode ser encontrada em muitos tutoriais pela Internet. O XenServer da Citrix, por ser uma plataforma de virtualização de servidores, exige a instalação de pacotes adicionais para permitir a instalação de versões mais recentes do Bacula. Neste artigo, explicarei a instalação do Bacula 5.2.9 em host XenServer 6.

[ Hits: 22.798 ]

Por: Ana Emilia Machado de Arruda em 10/09/2012


Introdução



A instalação completa do Bacula (Director, File Daemon e Storage Daemon) em várias plataformas, é bem simples e pode ser encontrada em muitos tutoriais na Internet.

Para o XenServer da Citrix, existem alguns procedimentos descritos em fóruns, sendo que a maioria deles, sugere a instalação de versões antigas de pacotes RPM do Bacula.

Para instalar versões mais recentes, é necessário compilar o código fonte do Bacula para a plataforma desejada. Neste caso, é exigido pelo menos, um compilador C, sendo o mais conhecido o GCC (GNU Compiler Collection).

No caso do XenServer da Citrix, os pacotes necessários à compilação e instalação do Bacula, podem ser conseguidos usando o gerenciador de pacotes yum. Pelo yum, existe a opção de instalar grupos de pacotes, que integram ao ambiente alguma funcionalidade específica.

Como, por exemplo, o grupo de pacotes "Development Tools", que instala ferramentas necessárias ao desenvolvimento, como o Automake, GCC, Perl e Python.

Alguém pode perguntar o por quê de uma instalação completa do Bacula em um host XenServer, e não a instalação de apenas um Storage Daemon e/ou, um File Daemon:

- Por que instalar um Director (gerenciador dos jobs de backup do Bacula) em um servidor de virtualização?

Até o momento, não é possível, segundo a documentação do Bacula, instalar apenas o Storage Daemon em uma máquina GNU/Linux. Existe, no entanto, uma forma de conseguir isso, que pode ser encontrada nos fóruns.

Mas, com a instalação somente do Storage Daemon, sem o Director, ocorre que o acesso às fitas com os utilitários btape e bextract não é possível.

Estes utilitários devem estar presentes no host ao qual está conectada a unidade de armazenamento do backup, uma vez que, com o btape, é possível realizar testes nas mídias (fitas), e com o bextract, é possível recuperar dados de uma mídia que não está mais no catálogo do Bacula, por algum motivo.

Desta forma, considerando que a unidade de armazenamento do backup está conectada diretamente ao host XenServer, seja ela uma unidade de fita convencional ou um robô de fitas, o Director é instalado, mas não configurado para iniciar automaticamente no boot da máquina.

É interessante instalar o Director em uma máquina virtual, no caso de ambientes virtualizados, e essa virtual pode estar em qualquer distribuição GNU/Linux.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalações e configurações
   3. Exemplo de configuração
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Criar animação em flash no Linux? Veja como!

Arduino IDE no Linux Mint

Prevenindo atualização de pacotes no APT-GET

Aplicativos para gerenciar a Área de Transferência (Clipboard)

Nuxeo EP com MySQL no Ubuntu LTS Server Hardy 8.04

  
Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 10/09/2012 - 14:54h

Muito bom o Artigo
Parabéns

[2] Comentário enviado por jfernandes em 20/12/2013 - 10:10h

Amigo
Muito obrigado por esse artigo, estou iniciando ele agora em um ambiente de teste.
Estou com um ambiente que tenho um XenServer 6.2, com uma LTO5, e preciso usar esse dispositivo para backup com o Bácula.
Valeu
Abraços

[3] Comentário enviado por jfernandes em 20/12/2013 - 10:17h



[4] Comentário enviado por emiliaarruda em 24/12/2013 - 11:57h


Olá!

Acredito que você esteja com problemas de rede ou resolução de nome. Você
consegue realizar com sucesso ping para
mirrorlist.centos.org<http://mirrorlist.centos.org/?release=5&arch=i386&repo=os>?
Para o google.com e outros sites?
Você consegue fazer um "wget
http://mirrorlist.centos.org/?release=5&arch=i386&repo=os"?

[]s
Ana
[2] Comentário enviado por jfernandes em 20/12/2013 - 10:10h:

Amigo
Muito obrigado por esse artigo, estou iniciando ele agora em um ambiente de teste.
Estou com um ambiente que tenho um XenServer 6.2, com uma LTO5, e preciso usar esse dispositivo para backup com o Bácula.
Valeu
Abraços



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts