Usando Linux para operar plataformas de análise gráfica na Bovespa (B3)

Compartilho aqui as experiências e dificuldades encontradas para conseguir estudar, praticar, ganhar "tempo de tela" e finalmente começar a operar em mercado de futuros com mini índice na Bovespa, porém usando distribuições Linux.

[ Hits: 4.110 ]

Por: j g meinhardt em 27/04/2022


As primeiras surpresas



Mercado de futuros com Linux - Dificuldades, barreiras e soluções mesmo parciais

1. As primeiras surpresas

Quando decidi iniciar os estudos para tentar no futuro operar mercado diário (day trade) na bolsa de valores (Bovespa - B3), a primeira grande barreira e a maior dúvida ficou por conta do sistema operacional utilizado nas plataformas de análise gráfica que são as ferramentas indispensáveis para tal e das possibilidades de usar alguma distribuição Linux para isto.

Enquanto começava a estudar analise gráfica mergulhei nas buscas por plataformas de análise gráfica e operação de ativos em bolsas de valores, suas características de instalação, operação, requisitos mínimos de hardware e principalmente, se, pelo menos, alguma das plataformas poderia operar de forma satisfatória e consistente com alguma distribuição Linux.

Nas primeiras buscas já encontrei com a grande barreira de que todo o material oferecido poderia ser operado apenas em sistemas operacionais da Microsoft.

Em contatos tanto com corretoras como com, pelo menos, algumas das empresas desenvolvedoras das plataformas de análise gráfica, fui informado claramente que nenhuma delas dava suporte a quaisquer outros sistemas operacionais além do Windows e apenas das versões mais atuais. Fica muito notório tanto na argumentação como em quaisquer alusões a uso de outros sistemas operacionais, incluindo o MacOS que com a constatação disto este fato pode ser usado como justificativa pelas corretoras em caso de controvérsias ou prejuízos reclamados pelo usuário ou quaisquer outras reclamações.

O pior é que não são raras as reclamações contra corretoras devido a travamentos nas conexões e por consequência nas plataformas. Quando ocorrem travamentos, tanto podem ocorrer ganhos inesperados como também, o que é mais comum, podem ocorrer prejuízos.

A razão para isto acredito que seja simples. Ninguém costuma reportar ou fazer grandes reclamações com ganhos inusitados. Já com perdas imprevistas tudo muda de figura. Este é um ponto marcante para quem decide estudar, entrar neste mercado e operar profissionalmente. Com a eclosão da pandemia de Sars-Covid19, muitos como eu foram pressionados a buscar alternativas de fontes de renda seja por perda de emprego, fechamento ou quebra de empresa ou quaisquer outras razões para perda de fonte de renda.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. As primeiras surpresas
   2. Crescimento do número de inscritos na Bovespa
   3. As plataformas de análise gráfica
   4. O Meta Trader 5
   5. Então por que razão oferecem alternativa para celular?
   6. Limitações do hardware?
   7. Plataformas WEB
   8. Excelentes artigos no Viva o Linux
   9. As plataformas que uso atualmente
   10. Revivendo máquinas muito antigas
   11. E as dificuldades, terminaram?
   12. O caso da assinatura do contrato do Profitchart
   13. Uma ultima ocorrência fora do programa mas não menos importante
   14. Decisões decorrentes destas experiências
   15. Conclusão
Outros artigos deste autor

Instalando Linux em notebooks - uso de cheatcodes

Sugestões sobre distros Linux e particionamento de HD

Linux também pode ser bom para a terceira idade - "Ginástica" mental pode ajudar a prevenir Alzheimer

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Experiencias de um viajante - binômio sidux/Ceni novamente destaque

Leitura recomendada

Atualizando o Ubuntu 8.10 para 9.04 na mão

SLiM: Simple Login Manager - Mini review

Explorando o wget

Afinal, o que há de tão especial no KDE 4?

Dá para usar BackTrack como desktop! Sabia?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por leoCCB em 27/04/2022 - 18:40h


Valeu pelas dicas, amigão... sugere algum curso bom de traders?

[2] Comentário enviado por leoCCB em 27/04/2022 - 18:46h


Me inscrevi lá no seu canal... obrigado e boa sorte nas negociações aí... fortuna!!

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 29/04/2022 - 10:33h

Bom dia Leo,
Desculpe a demora na resposta. Estava encontrando dificuldades para logar na página desde anteontem. Obrigado pelo incentivo e pela inscrição no canal.
Quanto à sua pergunta referente a cursos bons para traders, posso te garantir que existem vários disponíveis, com alta reputação e excelente didática. Nas play-lists disponíveis no canal incluí bastante material que pode ajudar na busca inicial. Fico constrangido em indicar qualquer um deles diretamente pecando por esquecimento de algum. Como não recebo patrocínio de nenhum deles, tampouco de nenhuma corretora ou desenvolvedora de plataformas, me sinto totalmente à vontade ao fazer quaisquer observações, elogios ou críticas. A sugestão que posso fazer caso você esteja iniciando, é a de que procure primeiro pelo material gratuito disponibilizado principalmente pelo Youtube que é o lugar onde encontrei maior quantidade de vídeos e autores. Para quem usa e pretende continuar usando Linux ou pretende fazer um teste, sugiro que visitem as páginas da Nelogica e da Meta Trader 5 para conhecer mais sobre estas plataformas que foram aquelas que apresentaram mais facilidade de instalação das respectivas plataformas nas distros Linux que testei e utilizo. Além disto são das mais completas dentro de seus respectivos nichos.
O cuidado que me atrevo a sugerir é de que não vá atrás de todos aqueles que oferecem milagres a curto prazo. Isto simplesmente não existe. Para começar a obter resultados será necessário muito estudo e dedicação, além de "tempo de tela" com prática tanto em replay como em simulador em tempo real e no mercado que você deseja atacar.
Mesmo sob o risco de cometer alguma injustiça ou esquecimento, para não dar apenas uma resposta genérica ou evasiva vou tentar fazer uma lista com 10 a 15 autores / instrutores / mentores com os quais fiz algum curso pago ou gratuito ou apenas tive contato com o material gratuito disponibilizado.
Vamos então à lista mais ou menos em ordem alfabética: Aliakyn Pereira Sá, André Machado (Ogro de Wall Street), André Moraes, ATPalex, Bo Williams, Igor Rodrigues, Jota Jr e Marcelo Simões, Leandro Russhel, Leonardo Werneck, Rodrigo Cohen, Stormer.
De antemão peço desculpas se esqueci de alguns. Buscando a maior isenção e imparcialidade, espero com isto ter sido útil.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 29/04/2022 - 17:17h

Mais um lembrete, antes de fazer a inscrição em algum curso, procure saber qual será o tempo de validade dos materiais didáticos fornecidos e quando houver acesso a pagina ou algum tempo de suporte, escolha aqueles que permitem acesso vitalício ao material ou ao site do curso ou pelo menos o mais longo possível. Não caia na cilada de comprar copias de material pirata. Os cursos em geral são oferecidos com preços acessíveis, pelo menos a maioria com planos de pagamento a longo prazo. Já me aconteceu de fazer um curso pagando em 12 meses, onde não me preocupei em salvar os conteúdos mais importantes para consultas futuras. Ao terminar o pagamento, casualmente precisei consultar o material de uma das aulas. Tentei acessar as aulas do curso para verificar e para surpresa minha, já não tinha mais direito ao acesso. Verifiquei com a secretaría do curso que me informou que entre as condições do contrato que havia assinado, estava perfeitamente clara a condição de liberação do material por 12 meses.

[5] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 30/04/2022 - 14:41h

Ainda não verifiquei nos originais do artigo se o erro com a duplicação de pelo menos parte de duas páginas passou batido quando revisei o conteúdo antes de submeter à moderação, ocorreu durante o upload do conteúdo ou algum outro engano ocorreu no processo. Notei que pelo menos parte de duas páginas foram duplicadas e o conteúdo do problema reportado após a aplicação de correção urgente para correção de um bug sugerida como urgente em publicação de revista técnica estrangeira ficou faltando. Em artigo complementar, farei as devidas correções.

[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/05/2022 - 17:43h

Dois novos vídeos postados esta semana no canal - https://www.youtube.com/channel/UCYUAS7OfLgIyL05EgKWRi_A

- iBovespa-B3 com Linux - Preparo do Linux Mint para Profitchart - Passo a passo - Vídeo Nr 12

- https://youtu.be/jhWgojXa0mo

- iBovespa-B3 com Linux - Instalando Profitchart no Linux Mint - Passo a passo - Vídeo Nr 13

- https://youtu.be/tOco8Sbp4sw

[7] Comentário enviado por sacioz em 09/05/2022 - 19:44h


Ola : Muito obrigado a todos ,Leo e comentaristas...parabens pelo trabalho feito...agora espera-se que todos quebrem os Milkens , Boeskis , Perelmans e outros duros de quebrar...)))
Troll a parte , obrigado...Sacioz...))

[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 12/05/2022 - 09:58h

Abaixo estão o título e o link do ultimo vídeo postado no canal do Youtube apresentando um passo a passo para o uso do replay no Profitchart da Nelógica. O replay, da mesma forma como o modo simulador são duas ferramentas fantásticas para desenvolver maior conhecimento e hábito com o comportamento dos preços nas bolsas de valores. São também uma excelente ferramenta para ganhar tempo de tela sem os riscos inerentes a perdas por cometer erros absurdos causados por falta de prática e conhecimentos. Não deixe de visitar e fazer a inscrição no canal.

- iBovespa-B3 com Linux - Replay no Profitchart - Passo a passo - Vídeo Nr 14

https://lnkd.in/dMCK3sbc

[9] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 15/05/2022 - 19:00h

A última postagem feita no canal Bovespa-B3 com Linux no Youtube foi o vídeo cujo título e link estão abaixo e que trata do uso do simulador no Profitchart da Nelogica.
Comentei no vídeo anterior sobre a importância destas duas ferramentas (Replay e Simulador) oferecidas pela plataforma de análise gráfica Profitchart da Nelogica, para o treinamento e conhecimento dos candidatos a operador de day trade em bolsas de valores.
A notória volatilidade do mercado futuro, principalmente a do mini índice requerem um alto grau de treinamento, prática e tempo de tela. Enquanto o uso do replay permite o crescimento do tempo de tela por estar disponível em qualquer dia e horário, por quanto tempo o operador desejar, apenas o uso do simulador levará a um crescimento da capacidade de controle mental e emocional devido à sua imprevisibilidade intrínseca de operações em tempo real. Por esta razão não poderia deixar de apresentar matéria sobre estas duas ferramentas para ajudar a todos os interessados em pelo menos conhecer sobre o assunto.

Não deixe de visitar e fazer a inscrição no canal.

Estes são os links do canal no Youtube e de alguns dos vídeos já publicados.
No canal estão todos os links dos vídeos postados além de playlists com material já devidamente selecionado por sua relevância e reputação dos autores.

Canal: https://lnkd.in/dVmHJdCA

Vídeo para não inscritos: https://lnkd.in/ddrPHbq9

Primeiro vídeo da série: https://lnkd.in/d3HUxsZZ

Vídeo sobre plataformas e corretoras: https://lnkd.in/daPzRffj

Ultimo vídeo postado:

- iBovespa-B3 com Linux - Simulador no Profitchart - Vídeo Nr 15
https://lnkd.in/dqedpckA

[10] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 19/05/2022 - 10:40h

iBovespa-B3 com Linux - Instalação do Metatrader5 no Mint-passo a passo - Vídeo Nr 17
https://lnkd.in/dMGfAn4h

Este é o vídeo do passo a passo com a instalação do Metatrader 5 no Linux Mint 19.3 Mate - 32 bits. Mostro a instalação a partir do link com download disponível na página da MetaQuotes MQL5 que já vem pré-configurada para o mercado de pares de moedas porém não dá acesso ao mercado nacional. A configuração para o mercado nacional é perfeitamente possível fazer manualmente após receber as informações como endereço dos servidores de conta real e Demo, bem como dados de conexão (nome de usuário e/ou nr conta) incluindo senha. Os passos da instalação também são iguais quando feita a instalação a partir do link para download recebido da corretora. A instalação é mais fácil pois as configurações básicas da conta já vem pré-instaladas.

De resto agora é uma questão de praticar e entender o mercado e o comportamento dos gráficos.

Não deixe de visitar e fazer a inscrição no canal.

Canal: https://lnkd.in/dVmHJdCA

Vídeo para não inscritos: https://lnkd.in/ddrPHbq9



[11] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 22/05/2022 - 23:10h

Postei mais dois vídeos durante o fim de semana. São dois trailers curtos para não inscritos, em espanhol e em inglês. Não reeditei completamente os dois vídeos. Apenas gravei nova trilha sonora sobre a imagem antiga. Ficou como uma dublagem. Na próxima etapa vou iniciar a preparação de conteúdos análogos aos já postados em português, porém adicionalmente nestes outros dois idiomas. Para quem tiver curiosidade, ai vão os links do dois novos vídeos:
https://youtu.be/-OkLcrvBnsM
https://youtu.be/PLqSWBJpFpQ


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts