Não pretendo me deter muito para explicar o processo de instalação do
WindowMaker, pois o considero ou muito fácil, através do APT ou programas do gênero, ou "muito difícil", através da compilação do código-fonte. Vou explicar o jeito fácil, pois entendo se você realmente quer ir partir pro jeito "difícil" já conhece o suficiente desse procedimento para identificar os problemas e resolvê-los, pelo menos na maior parte dos casos, com uma simples leitura do arquivo README.
Então vamos lá:
Debian ou
Conectiva:
# apt-get install wmaker wmakerconf
Pronto, está instalado o WindowMaker.
A versão mais atual do WindowMaker é a 0.92.
A versão para o Debian está mais ou menos atualizada, é a 0.91.
A versão do Conectiva está bem desatualizada, é a 0.80.
Nada que dê motivo a pânico, pode-se baixar a versão mais atual para o Debian através dos repositórios testing e unstable e a versão mais atual para Conectiva através do site
http://rpm.pbone.net/, apesar que não vejo motivo para tanto desespero, já que não são tão significativas as mudanças entre as versões.
OBS: Para outras distribuições pode-se facilmente encontrar tutoriais na internet, assim como um pouco de intimidade com o gerenciador de pacotes de sua distribuição lhe permitirá instalar o WindowMaker sem problemas.
OBS 2: Se não encontrado o pacote com o nome "wmaker", procure por "windowmaker".
OBS 3: O pacote "wmakerconf" não é essencial, mas vou comentar um pouco sobre essa ferramenta durante o artigo, então é interessante tê-la disponível.
Se você quer mandar ver no código-fonte, através deste link pode-se encontrar os sources de todas as versões do WindowMaker:
Pronto, se corretamente instalado, o WindowMaker já pode ser encontrado no seu gerenciador de logon (GDM, KDM, XDM ou qualquer outro de sua preferência). Agora é só mandar logar com seu usuário no WindowMaker.
Note que será criada uma pasta chamada "GNUStep" no home de seu usuário. Lá estarão armazenados todos os arquivos relativos às suas configurações de usuário no WindowMaker, outras aplicações relacionadas ao WindowMaker poderão criar outras pastas, como por exemplo o wmakerconf, que criará a pasta .wmakerconf, mas o WindowMaker propriamente dito armazenará tudo ali mesmo.