Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu

Esse tutorial tem a finalidade de mostrar passo-a-passo a instalação do Xubuntu, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, mas que usa o XFCE ao invés do Gnome, usado pelo Ubuntu. O uso do Xubuntu faz com que ele seja mais leve, podendo ser usado em máquinas mais antigas ou por aqueles que gostam do XFCE.

[ Hits: 37.278 ]

Por: Fábio Farias em 12/08/2009


Download e gravação da imagem ISO



Esse tutorial tem a finalidade de mostrar passo-a-passo a instalação do Xubuntu, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, mas que usa o XFCE ao invés do Gnome, usado pelo Ubuntu.

O uso do Xubuntu faz com que ele seja mais leve, podendo ser usado em máquinas mais antigas ou por aqueles que gostam do XFCE. O download pode ser feito no site oficial, na página de downloads.

Depois de efetuado o download, grave com o programa de gravação de sua escolha selecionando a opção "Gravar imagem ISO" ou "Gravar imagem de CD/DVD".

Um tutorial rápido de como fazer isso você encontra aqui. Uma vez com o CD em mãos, vamos à instalação!

Instalação do Xubuntu

Selecione no SETUP da BIOS de sua placa-mãe para que o computador inicie pelo CD/DVD. Maiores informações a respeito dessas configurações podem ser obtidas no manual da placa-mãe, disponível no site do fabricante. Feito isso, coloque o CD do Xubuntu no drive e reinicie o computador.

Quando aparecer essa janela, use as setas do teclado para selecionar o idioma Português do Brasil. Pressione "ENTER".
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Nesta janela, selecione a segunda opção "Instalar Xubuntu" e pressione "ENTER". A primeira opção roda o Xubuntu sem instalar no computador e é útil para conhecer o sistema, mas como a nossa intenção é instalar o sistema, partimos para a segunda opção. Aguarde enquanto o sistema de instalação é carregado.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu   Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Nesta tela, apenas confirmamos o idioma e avançamos para a próxima janela.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Selecionamos o fuso horário e avançamos.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Configure o teclado, teste-o e avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Na próxima janela vem a configuração do HD. É uma parte delicada do processo de instalação. Se você não providenciou ainda uma cópia de segurança dos seus dados, interrompa a instalação e faça já um backup dos seus arquivos. Não nos responsabilizamos por eventual perda de arquivos. Se você já fez sua cópia de segurança, continuamos a instalação.

O HD usado neste tutorial tem apenas 4GB, previamente particionado com o gparted, mas os passos para particionamento são os mesmos, bastando apenas verificar os tamanhos que deseja deixar em cada partição. Selecione a segunda opção na janela a seguir. Avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Em nosso exemplo, o HD está dividido em três partes. A primeira está em NTFS, onde está instalado o Windows. A segunda é onde instalaremos o Xubuntu (formatado em EXT4) e a terceira é a SWAP, que será usada quando a memória RAM se esgotar. Selecione a segunda partição e clique em "Editar partição".
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Configure como aparece na imagem abaixo e clique em Ok.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Repita o procedimento agora com a terceira partição. Confirme com Ok.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu   Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Verifique as configurações e avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Escolha um nome de usuário e uma senha. Avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Aqui temos um resumo das configurações. Caso queira desistir da instalação, cancele-a agora. Uma vez iniciada a instalação, ela não poderá ser interrompida. Se quiser continuar, clique em "Instalar".
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Agora aguarde o processo de instalação. Recomendo ligar todos os periféricos (impressora, webcam, scanner, modem adsl) para que ele tente instalar e configurar esses dispositivos.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Quando terminar a instalação, o sistema pedirá que você retire o CD de instalação e pressione "ENTER" para reiniciar. Se você tiver o Windows instalado, a tela do GRUB durante a instalação solicitará qual dos dois sistemas você deseja iniciar. Basta escolher um deles e clicar em "ENTER". O Xubuntu é a opção padrão e é o sistema que vai iniciar depois de 8 segundos caso nenhum sistema seja selecionado. Após isso, o sistema já estará pronto para uso.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Download e gravação da imagem ISO
   2. Conclusão
Outros artigos deste autor

openSUSE Evergreen

Particionamento de disco (HD)

Convertendo Sistemas de Arquivos

openSUSE 11.3 (parte 1)

Atualizando versões do openSUSE pela internet

Leitura recomendada

Utilizando o Xterm

Ambiente X-Window, a continuação

WAJIG, gerenciamento avançado de pacotes em distros Debian-like

Zabbix 2.4 no CentOS 6.6

Ubuntu - Manual do Iniciante

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maran em 12/08/2009 - 07:53h

Bom sou iniciante segui todo o seu tutorial, instalei o sistema, bunitinhu,ai me deparei com uma interface onde não sei criar atalhos, não conheco o ambiente de gerenciamento da sessão o XFCE, e agora o que faço?
Essa é uma suposição a analogia de um usuário leigo instalando este sistema, e se deparando com um gerenciador mei diferente, como ele ia proceder depois de seguir seu tutorial, deveria ter uma aba de pós configuração e utilização do FXCE, senão o usuáro fica perdido,
Agora quanto ao manual sobre a instalação, excelente trabalho,
o comentário não foi uma critica maliciosa e sim construtiva, pois se me lembro bem vc ja usa este sistema a um certo tempo e ja tem o conhecimento necessário para montar uma manual completo, onde nós usuário mais experientes poderiamos indicar como guia á quem esta começando!
Abraços

[2] Comentário enviado por xerxeslins em 12/08/2009 - 09:18h

O Xubuntu realmente é muito bom. Cheguei a testá-lo e o que mais gostei foi da aparência, rsrsrsrs. Esse tema acho melhor que o do Ubuntu. Parabéns pelo manual de instalação.

[3] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/08/2009 - 11:10h

Pessoal, obrigado pelos comentários.

Maran
Realmente meu tutorial poderia ter sido mais completo. Mas esse tutorial tem apenas o objetivo de "dar a vara e ensinar a pescar" mas o peixe quem vai ter que buscar é o usuário. E por ser baseado no Ubuntu, muitas coisas podem ser feitas no Xubuntu se baseando em tutoriais do Ubuntu. Outro detalhe: Minha distribuição principal e a qual me dedico com mais empenho para divulgação, tutoriais e testes é a openSUSE. O Xubuntu é apenas uma distro que gosto por achá-la bonita. Mas é sempre um combustívelo para melhorarmos os comentários que recebemos.

Xerxelins
Também gostei muito da aparência do Xubuntu e esse tutorial tem como foco lembrar a muitas pessoas que não existe apenas o Ubuntu com GNOME, existido outras boas também com KDE, XFCE e com a mesma facilidade do Ubuntu.
Obrigado pelo comentário.

Abraços a todos!

[4] Comentário enviado por Rubens Luccas em 25/03/2010 - 11:25h

Parabéns, seu artigo é de grande valia.

[5] Comentário enviado por Fabio_Farias em 25/03/2010 - 11:29h

Obrigado Amigo!
Só quero ajudar.
Abraços!

[6] Comentário enviado por RCA_ITA em 21/05/2012 - 09:49h

Olá pessoal,

já uso o ubuntu há um bom tempo... e no momento estou pensando em passar a usar o Xubuntu por questão de hardware (minha máquina tá ficando velhinha)...

No entanto, eu estou atualmente trabalhando com pesquisa e envolve programação em C/C++. Então segue a pergunta:

No Xubuntu eu posso configurar um ambiente de desenvolvimento em C/C++ em que usa amplamente as diversas ferramentas existentes?

[7] Comentário enviado por xGrind em 10/01/2017 - 01:48h

Pode usar o codeblocks


Contribuir com comentário