Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu

Esse tutorial tem a finalidade de mostrar passo-a-passo a instalação do Xubuntu, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, mas que usa o XFCE ao invés do Gnome, usado pelo Ubuntu. O uso do Xubuntu faz com que ele seja mais leve, podendo ser usado em máquinas mais antigas ou por aqueles que gostam do XFCE.

[ Hits: 29.662 ]

Por: Fábio Farias em 12/08/2009


Download e gravação da imagem ISO



Esse tutorial tem a finalidade de mostrar passo-a-passo a instalação do Xubuntu, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, mas que usa o XFCE ao invés do Gnome, usado pelo Ubuntu.

O uso do Xubuntu faz com que ele seja mais leve, podendo ser usado em máquinas mais antigas ou por aqueles que gostam do XFCE. O download pode ser feito no site oficial, na página de downloads.

Depois de efetuado o download, grave com o programa de gravação de sua escolha selecionando a opção "Gravar imagem ISO" ou "Gravar imagem de CD/DVD".

Um tutorial rápido de como fazer isso você encontra aqui. Uma vez com o CD em mãos, vamos à instalação!

Instalação do Xubuntu

Selecione no SETUP da BIOS de sua placa-mãe para que o computador inicie pelo CD/DVD. Maiores informações a respeito dessas configurações podem ser obtidas no manual da placa-mãe, disponível no site do fabricante. Feito isso, coloque o CD do Xubuntu no drive e reinicie o computador.

Quando aparecer essa janela, use as setas do teclado para selecionar o idioma Português do Brasil. Pressione "ENTER".
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Nesta janela, selecione a segunda opção "Instalar Xubuntu" e pressione "ENTER". A primeira opção roda o Xubuntu sem instalar no computador e é útil para conhecer o sistema, mas como a nossa intenção é instalar o sistema, partimos para a segunda opção. Aguarde enquanto o sistema de instalação é carregado.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu   Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Nesta tela, apenas confirmamos o idioma e avançamos para a próxima janela.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Selecionamos o fuso horário e avançamos.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Configure o teclado, teste-o e avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Na próxima janela vem a configuração do HD. É uma parte delicada do processo de instalação. Se você não providenciou ainda uma cópia de segurança dos seus dados, interrompa a instalação e faça já um backup dos seus arquivos. Não nos responsabilizamos por eventual perda de arquivos. Se você já fez sua cópia de segurança, continuamos a instalação.

O HD usado neste tutorial tem apenas 4GB, previamente particionado com o gparted, mas os passos para particionamento são os mesmos, bastando apenas verificar os tamanhos que deseja deixar em cada partição. Selecione a segunda opção na janela a seguir. Avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Em nosso exemplo, o HD está dividido em três partes. A primeira está em NTFS, onde está instalado o Windows. A segunda é onde instalaremos o Xubuntu (formatado em EXT4) e a terceira é a SWAP, que será usada quando a memória RAM se esgotar. Selecione a segunda partição e clique em "Editar partição".
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Configure como aparece na imagem abaixo e clique em Ok.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Repita o procedimento agora com a terceira partição. Confirme com Ok.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu   Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Verifique as configurações e avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Escolha um nome de usuário e uma senha. Avance.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Aqui temos um resumo das configurações. Caso queira desistir da instalação, cancele-a agora. Uma vez iniciada a instalação, ela não poderá ser interrompida. Se quiser continuar, clique em "Instalar".
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Agora aguarde o processo de instalação. Recomendo ligar todos os periféricos (impressora, webcam, scanner, modem adsl) para que ele tente instalar e configurar esses dispositivos.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
Quando terminar a instalação, o sistema pedirá que você retire o CD de instalação e pressione "ENTER" para reiniciar. Se você tiver o Windows instalado, a tela do GRUB durante a instalação solicitará qual dos dois sistemas você deseja iniciar. Basta escolher um deles e clicar em "ENTER". O Xubuntu é a opção padrão e é o sistema que vai iniciar depois de 8 segundos caso nenhum sistema seja selecionado. Após isso, o sistema já estará pronto para uso.
Linux: Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Download e gravação da imagem ISO
   2. Conclusão
Outros artigos deste autor

Alternativas ao Flash Player no openSUSE

Backup com o Konserve

Sistema de arquivos EXT4 no OpenSuSE 11.1

Particionamento de disco (HD)

Particionamento de disco com o openSUSE

Leitura recomendada

Wine: Como jogar/emular no Linux seus games ou softwares mais atuais sem pagar por isso

Asterisk - O sistema de telefonia open source

Detecção de intrusos (IDS), conceitos e implantação do SNORT

Gerenciamento de pacotes RPM

Princípios do APT-GET: Conheça esta fantástica ferramenta do Debian

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maran em 12/08/2009 - 07:53h

Bom sou iniciante segui todo o seu tutorial, instalei o sistema, bunitinhu,ai me deparei com uma interface onde não sei criar atalhos, não conheco o ambiente de gerenciamento da sessão o XFCE, e agora o que faço?
Essa é uma suposição a analogia de um usuário leigo instalando este sistema, e se deparando com um gerenciador mei diferente, como ele ia proceder depois de seguir seu tutorial, deveria ter uma aba de pós configuração e utilização do FXCE, senão o usuáro fica perdido,
Agora quanto ao manual sobre a instalação, excelente trabalho,
o comentário não foi uma critica maliciosa e sim construtiva, pois se me lembro bem vc ja usa este sistema a um certo tempo e ja tem o conhecimento necessário para montar uma manual completo, onde nós usuário mais experientes poderiamos indicar como guia á quem esta começando!
Abraços

[2] Comentário enviado por xerxeslins em 12/08/2009 - 09:18h

O Xubuntu realmente é muito bom. Cheguei a testá-lo e o que mais gostei foi da aparência, rsrsrsrs. Esse tema acho melhor que o do Ubuntu. Parabéns pelo manual de instalação.

[3] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/08/2009 - 11:10h

Pessoal, obrigado pelos comentários.

Maran
Realmente meu tutorial poderia ter sido mais completo. Mas esse tutorial tem apenas o objetivo de "dar a vara e ensinar a pescar" mas o peixe quem vai ter que buscar é o usuário. E por ser baseado no Ubuntu, muitas coisas podem ser feitas no Xubuntu se baseando em tutoriais do Ubuntu. Outro detalhe: Minha distribuição principal e a qual me dedico com mais empenho para divulgação, tutoriais e testes é a openSUSE. O Xubuntu é apenas uma distro que gosto por achá-la bonita. Mas é sempre um combustívelo para melhorarmos os comentários que recebemos.

Xerxelins
Também gostei muito da aparência do Xubuntu e esse tutorial tem como foco lembrar a muitas pessoas que não existe apenas o Ubuntu com GNOME, existido outras boas também com KDE, XFCE e com a mesma facilidade do Ubuntu.
Obrigado pelo comentário.

Abraços a todos!

[4] Comentário enviado por Rubens Luccas em 25/03/2010 - 11:25h

Parabéns, seu artigo é de grande valia.

[5] Comentário enviado por Fabio_Farias em 25/03/2010 - 11:29h

Obrigado Amigo!
Só quero ajudar.
Abraços!

[6] Comentário enviado por RCA_ITA em 21/05/2012 - 09:49h

Olá pessoal,

já uso o ubuntu há um bom tempo... e no momento estou pensando em passar a usar o Xubuntu por questão de hardware (minha máquina tá ficando velhinha)...

No entanto, eu estou atualmente trabalhando com pesquisa e envolve programação em C/C++. Então segue a pergunta:

No Xubuntu eu posso configurar um ambiente de desenvolvimento em C/C++ em que usa amplamente as diversas ferramentas existentes?

[7] Comentário enviado por xGrind em 10/01/2017 - 01:48h

Pode usar o codeblocks


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts