Programando: Escolhendo a melhor opção

Quais são as melhores opções para se programar em Linux? Testei durante 1 semana 5 distribuições diferentes, buscando em todas estabilidade, facilidade e versatilidade. Minha intenção principal é ensinar usuários Borland a programarem no Linux com interface gráfica, que possam acessar banco de dados e se comunicar com impressoras fiscais.

[ Hits: 53.065 ]

Por: Rafael Ferreira França em 09/03/2007


Introdução



Procurei durante este tempo alguma distribuição e alguma IDE que atendesse os pré-requisitos necessários: facilidade, versatilidade e documentação.

Gostaria de criar programas que fossem fáceis de portar de uma máquina para outra, pois uma coisa que complica muito o uso do Linux é a resolução de dependências.

Foi proposto em minha faculdade um trabalho "voluntário" obrigatório para a matéria de Engenharia de Software, na qual devemos criar um programa para auxiliar alguma instituição. Para isso software-livre foi uma exigência.

Me propuseram apresentar um curso básico de ferramentas Linux e ensinar o pessoal fazer alguns programas.

Vou passar à vocês a experiência que tive com esses programas e distribuições.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Melhor distribuição
   3. IDEs - Opções
   4. As minhas opções
Outros artigos deste autor

Linux para máquinas antigas - Que distribuição escolher?

Escolhendo a distribuição ideal para você

Windows Vista vs Linux vs Mac

Leitura recomendada

APLINUX Server

Tumbleweed, o openSUSE Rolling Release

Introdução ao Linux: Dual-Boot com Big Linux 4 e Windows XP

Neo-PuppyBR - Um Linux novo para computadores antigos

O que você gostaria de saber sobre GNU/Linux mas...

  
Comentários
[1] Comentário enviado por elielsonfs em 09/03/2007 - 10:23h

Muito interessante sua pesquisa.
Nesse ponto você está certo "programadores acomodados" estou começando a programar em java e fico sentindo muita falta do delphi em relação a isso, uma boa ide que não me de trabalho para fazer um frame simples. É a maior dificuldade de quem trabalha com desenvolvimento Comercial for Windows é exatamente a falta de uma ide simples e robusta aonde não precisamos saber sobre como alterar ponteiros e tudo mais é uma coisa que a comunidade deve repensar bastante...

[2] Comentário enviado por rafagil em 09/03/2007 - 10:51h

Não gostei do artigo, pelas seguintes razões:

1º Não foram mostradas todas as opções de linguagem. Aonde está o python? e o ruby?
2º Aonde estão as IDES Java? O Netbeans (exemplo) é muito superior ao, por exemplo, Visual Studio da MS. Além de Suportar C++
3º Já que vão usar Basic, por que não o Mono? Temos o MonoDevelop (IDE a lá VS.NET) e o mono Basic, que suporta o VB.NET.

Acredito que o autor do artigo deva se atualizar.

[3] Comentário enviado por tenchi em 09/03/2007 - 11:15h

Legal o artigo.
Para quem está migrando do Delphi, há o Lazarus, que é tão bom quanto.
Há um programa muito legal também, chamado Vtcl, onde é possível desenvolver aplicações gráficas usando somente tcl e tk.
http://vtcl.sourceforge.net/

Eu não poderia dizer qual é a melhor linguagem - Mas não sei pq, não gosto nenhum pouco de VB... -, pois eu ainda estou começando nesse mundo da programação, mas a programação para linux com certeza é um mercado que ainda pode ser muito explorado.


[4] Comentário enviado por kidoidera em 09/03/2007 - 13:12h

Gostei do incentivo da sua faculdade em propor um projeto como esse, acredito que mais poderiam fazer igual e assim fazer a diferença. Realmente existem muitas coisas que poderiam ser adicionadas ao texto ...
Com a ajuda da comunidade acho que podemos amplia-lo bem.
Logo no inicio tentei desenvolver em linux mais senti muitas dificuldades, um dos motivos que resolvi dar um tempo na programação e me dedicar mais a administração e implantação.

[5] Comentário enviado por teovictor em 09/03/2007 - 13:39h

"Um pouco cru para o programador acomodado".

O acomodado que vá vender pastéis. Passar uma hora instalando uma ferramenta que vai ser usada todo dia como ferramenta de trabalho não é necessariamente tempo perdido.

Mas parabéns pela iniciativa. Uma boa dica para os tais clientes acomodados da Borland que você focou em seu artigo é a facilidade do (K)Ubuntu. Acredito que o Conectiva 10 está desatualizado demais para ser considerado uma opção boa. O Fedora Core também poderia ser mencionado.

[6] Comentário enviado por hakaguramercado em 09/03/2007 - 13:51h

pô amigo, tem ferramentas animais pra progrma, como o proprio fremework ECLIPSE, que possui uma vasta quantidade pe plugins como perl,java,ruby.....
e purai vai cara pro ruby tem o jruby,naw sei se tem pro delphi,por naw programa nela, rapaz tá uma olha da no oraculo-dos-mestres GOOGLE

[7] Comentário enviado por suxsys em 09/03/2007 - 16:02h

Eu axei o artigo muito incompleto e vago.
Suas opiniões sao claras, mas vc deveria ter pesquisado mais um pouco.

Como por exemplo:

Existe o Borland para Linux e o Cbuilder tbem da borland.
Eclipse tanto para Java como C/C++
O lazarus e kylix para Obejct Pascal
E etc...

Mas ta valendo :P

[8] Comentário enviado por oscarcosta em 09/03/2007 - 19:01h

Rafael,

Me desculpe, mas não achei este artigo válido para a questão abordada - "Escolher à melhor distribuição para desenvolver em linux" - e nem acredito que esta questão seja válida.

Eu não achei válido o artigo, pelos mesmos motivos já citados por alguns dos nossos amigos. O artigo ficou muito vago, pois faltaram muitos ambientes de desenvolvimento e muitas outras distribuições.

Agora, eu não concordo com esta questão de escolher "a melhor" distribuição ou "o melhor" ambiente para desenvolvimento, porque a escolha de uma distribuição - não só para desenvolvimento, como também para sua utilização normal - é uma assunto muito pessoal e de adaptação de cada usuário, ou equipe de desenvolvimento. E a escolha de um ambiente de desenvolvimento necessita de muitas outras variáveis, como a linguagem utilizada, a plataforma que a aplicação ira rodar, etc...

Vou citar minha experiência pessoal:

Como usuário Linux, eu prefiro o Slackware, pois foi o que eu me adaptei melhor. Porém, já utilizei diversas distribuições (não somente por uma semana).

Como desenvolvedor Java, eu prefiro utilizar o Eclipse, pois ele atualmente atende todas minhas necessidades. Mas já utilizei também o Netbeans, o JBuilder, a Anjunta IDE (para C/C++ com openGL), Visual Studio (já trabalhei com sistemas MS) e outras mais...

Até mesmo para desenvolver em ANSI C++, C e atualmente PHP, eu utilizo o Eclipse. Recentemente fiz um projeto que envolvia desenvolvimento de módulos do Kernel do Linux e Hooks do Netfilter. Utilizei o Eclipse, pois estava melhor ambientado nesta IDE.

Finalizando.... Como já disse antes, não acredito que discussões de "qual é a melhor isso e qual é a melhor aquilo" sejam válidos, pois manter-se imparcial a respeito desse assunto é muito difícil (pergunte ao Helio de Castro ou ao Gustavo Noronha qual ambiente eles acham "o melhor"...). Acredito que uma comparação entre funcionalidades e facilidades chaves para o tema abordado seria bem mais válido.

Bom, deixo aqui minha opinião pessoal mais a respeito do tema...

[]s...

[9] Comentário enviado por _luks em 09/03/2007 - 20:55h

cara este seu artigo está muito legal,
mas tipo
existem outras diversas IDEs, distros e Linguagens ..
artigo meio incompleto ne ?
vlw

[10] Comentário enviado por vfl em 10/03/2007 - 19:17h

Excelente a iniciativa da sua Universidade Rafael! No Linux,há uma enorme carência de aplicações especializadas, porém simples, tais como automação comercial, gerenciamento de diversas áreas como clínicas, consultórios médicos, oficinas, etc.

Como sugerido em posts anteriores, seria interessante abordar mais ambientes de programação em Linux. Tomei a liberdade então de colocar abaixo uma lista de sugestões, com links.
Fica o convite à comunidade para complementar ou corrigir!


IDE e RADs para Desenvolvimento em Linux indicados para quem está iniciando a programar nesta plataforma:
-------------------------------------------

Lazarus
Ambiente de desenvolvimento semelhante ao Delphi, com boa compatibilidade em relação ao mesmo. Ampla biblioteca de widgets.
Link: http://www.lazarus.freepascal.org/
Linguagem: Free Pascal
Plataformas: Linux, Windows
Licença: IDE é GPL e as bibliotecas LGPL.


MSEide + MSEgui
Ambiente de desenvolvimento similar ao Lazarus, porém sem a preocupação de compatibilidade com o Delphi, bastante promissor, apesar de novo. Ainda falta documentação e talvez maior envolvimento da comunidade.
Links: http://wiki.freepascal.org/MSEide_&_MSEgui
http://mypage.bluewin.ch/a-z/msegui/
Linguagem: Free Pascal
Plataformas: Linux e Windows
Licença: IDE é GPL, bibliotecas sob licença LGPL modificada como FPC-RTL.


HBasic
IDE para criar, executar e depurar programas usando uma linguagem similar ao Basic, mas com recursos de orientação à objetos. Usa a biblioteca gráfica do Kde (Qt).
Link: http://hbasic.sourceforge.net/
Linguagem: Basic
Plataformas: Linux
Licença: GPL para a IDE - GPL ou Comercial para a biblioteca


Gambas
Ambiente de desenvolvimento baseado em Interpretador Basic com extensões para orientação à objetos similar ao Visual Basic da Microsoft. Segundo o autor não se trata de um clone mas de um ambiente com a facilidade do Visual Basic, porém sem os seus problemas.
Link: http://gambas.sourceforge.net/
Linguagem: Basic
Plataformas: Linux
Licença: Ide é GPL - bibliotecas: Qt é GPL ou comercial - versão mais
recente também pode usar GTK+ que é LGPL


Mono
Provê o software necessário para desenvolver e rodar aplicações cliente e servidor .NET no Linux e outras plataformas. Projeto open source patrocinado pela Novell que conta com uma comunidade muito ativa.
Link: http://www.mono-project.com/Main_Page
Linguagens: C#, Java, Boo, Nemerle, Visual Basic.NET, Python, JavaScript,
Oberon, PHP, Object Pascal, DeltaForth, DotLisp, #Smalltalk
Plataformas: Linux, Solaris, Mac OS X, Windows, BSD.
Licença: LGPL/GPL/X11


Anjuta DevStudio
Link: http://anjuta.sourceforge.net
(IDE) para C e C++ no GNU/Linux. Foi escrita para o GTK/GNOME. Inclui gerenciamento de projetos.
Linguagem: C/C++
Plataformas: Linux (Gnome)
Licença: GPL v.2 para a IDE - LGPL para a biblioteca GTK


Kdevelop
Ambiente de Desenvolvimento Integrado para o KDE, fácil de usar. Utiliza o Qt toolkit que tem licença dual (GPL ou comercial).
Link: http://www.kdevelop.org/
Linguagem: C/C++
Plataformas: Linux (Kde)
Licença: Ide é GPL - toolkit Qt é GPL ou Comercial.

Ultimate++
RAD C++ cross-platform. Constiui-se em uma IDE e um conjunto de bibliotecas (GUI, SQL, etc..), .
Link: http://www.ultimatepp.org
Linguagem: C/C++
Plataformas: Linux, Windows.
Licença: BSD + LGPL

wxWidgets
Possibilita a criação de aplicações para Win32, Mac OS X, GTK+, X11, Motif, WinCE usando uma base única de código. Diferente de outros toolkits multiplataforma, as aplicações wxwidgets preservam a aparência nativa
em cada plataforma.
Link: http://www.wxwidgets.org/
http://wxcode.sourceforge.net/complist.php (componentes)
Linguagens: C++, Python, Perl, and C#/.NET
Plataformas:
Licença: wxWindows Licence (essencialmente a LGPL com uma excessão
permitindo que trabalhos derivados em formato binário podem ser
distribuídos segundo termos desejados pelo autor).
Bindings: wxPython - http://www.wxpython.org/
wxPerl - http://wxperl.sourceforge.net/
wxLua - http://wxlua.sourceforge.net/
jwx! - wxWidgets for Java - http://jwx.sourceforge.net/
wxRuby - http://rubyforge.org/projects/wxruby/
wxD - http://www.prowiki.org/wiki4d/wiki.cgi?wxD


Code::Blocks
IDE C++ baseada no wxwidgets, extensível e configurável. Importa projetos do Dev-C++ e MS Visual C++
Link: http://codeblocks.org/downloads.shtml http://forums.codeblocks.org/index.php?PHPSESSID=527229045b8df7c12df3213b5e35cd0b&topic=5380.0
Linguagem: C/C++
Plataformas: Linux, Windows,
Licença: GPL v.2


Chinook Developer Studio
IDE c/C++ multiplataforma, utiliza wxwidgets
Link: http://www.degarrah.com/products/chinook/
Linguagem: C/C++
Plataformas: BSD, Linux, Solaris, Windows
Licença: Open Source ?


Netbeans
Ambiente IDE - uma ferramenta para escrever, compilar, debugar e instalar programas. A IDE é completamente escrita em Java, mas pode suportar qualquer linguagem de programação.
Existe também um grande número de módulos para extender a IDE.
Link: http://www.netbeans.org/index_pt.html
Linguagem: Java, C++ (plugin)
Plataformas: Linux, MacOs X, Solaris, Windows.
Licença: CDDL (Common Development and Distribution License).

Ver também: NetBeans Platform em http://www.netbeans.org/products/platform/index.html


Eclipse
Primariamente uma excelente IDE para Java, mas amplamente extensível através de plug-ins para diversas linguagens e toolkits.
Link: http://www.eclipse.org/cdt/
Linguagem: Java (extensível para outras linguagens via plugins)
Plataformas: AIX, HP-UX, MacOS X, Linux, Windows
Licença: Eclipse Public License (EPL)

Ver também:
Eclipse C/C++ Development Tooling - CDT -
http://www.eclipse.org/cdt/index.php

Programando com GTKmm no Eclipse -
http://www.cin.ufpe.br/~cinlug/wiki/index.php/Programando_com_GTKmm_no_Eclipse

Eclipse Plugin Central - http://www.eclipseplugincentral.com/



OpenOffice.org Software Development Kit (SDK)
Trata-se de um add-on para o OpenOffice/BrOffice.org, que provê ferramentas e documentação para programação
com as APIs do mesmo e criar extensões (componentes UNO).
Links: http://www.openoffice.org/dev_docs/source/sdk/#sdk
http://development.openoffice.org/index.html
Linguagem: Java, C++, OpenOffice.org Basic
Plataformas: Linux, Windows



[11] Comentário enviado por mcdgo em 14/07/2007 - 18:33h

Ruby no eclipse? Instalando o toolkit aptana..

[12] Comentário enviado por f_Candido em 03/08/2007 - 22:44h

Muito bom. Mostrou um leque de opções.
Parabéns.

[13] Comentário enviado por master_leonidas em 01/11/2007 - 19:42h

Axo q vou utilizar o ultimate++

[14] Comentário enviado por alliencs em 16/09/2012 - 23:31h

A melhor distro voltada a programação que ja usei foi o DreamLinux..
ele contém Ambientes ja instalados para programação em Ruby Lua, Vala, C, C++, Python e Perl.. Pra mim foi uma "mão na roda", segue site da distro http://www.dreamlinux.info/.

Outra Distro muito boa é a Caine, ela é voltada para "Pericia Forense Computacional", pode-se encontrar esta distro no site http://www.caine-live.net/page5/page5.html

Espero ter ajudado!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts