Um breve histórico do EaD e o uso de AVAs baseados em SL

Haja vista artigos no VOL relacionados à instalação de alguns AVAs (como Moodle e Teleduc), mas a necessidade de uma abordagem introdutória sobre a evolução da EaD e o uso de AVA baseados nos preceitos de Software Livre (SL), propõe-se este artigo, no intuito de promover uma visão introdutório e contextual do tema.

[ Hits: 32.082 ]

Por: andre uebe em 17/08/2009 | Blog: http://resa.net.br


Breve Histórico do EaD no Brasil



Conforme alguns autores, a história da Educação a Distância (Ead) no Brasil, remonta, informalmente, os anos idos de 1904, através de uma instituição norte-americana que oferecia cursos de idiomas por correspondência.

Entre 1922 e 1925 pode-se registrar um trabalho de EaD por radiodifusão, através da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro sob o comando do empreendedor da Mídia Roquette Pinto.

Em 1939 o Instituto Rádio Monitor, uma iniciativa da Marinha Brasileira, torna-se um dos primeiros registros, no Brasil, de EaD por documentos impresso e, a partir de 1941, o Instituto Universal Brasileiro desempenha durante anos (e muito bem) o papel de promover EaD no Brasil utilizando-se dos serviços de correspondência da antiga Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), atual Correios.

Na década de 70 o Brasil inaugura uma nova modalidade de EaD: o da Teledifusão. Iniciativas como o Projeto Minerva, a TV Educativa e a Fundação Padre Anchieta são exemplos deste processo. A partir daí houve uma grande participação da Rede Globo através dos seus projetos de Telecurso. Estes projetos tiveram apoio e incentivo do governo federal que intentava promover uma diminuição do índice de analfabetismo no Brasil.

Por volta de 1992 a internet começa a despontar no Brasil e, em torno de 1994, tem-se as universidades brasileiras se dedicando à pesquisa e à oferta de cursos superiores a distância, assim como ao uso de novas tecnologias nesse processo.

Na década de 90, com a expansão da Internet nas Universidades de Ensino Superior (IES) e a definição e publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, a EaD passou a ser considerada oficialmente como uma modalidade de educação. Com este passo, a partir de 1997, as IES e centros de pesquisa passaram a gerar ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) iniciando a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu via internet. Pode-se dizer, com isso, que o surgimento da universidade virtual no Brasil remonta os anos de 1996 e 1997.

A partir daí o crescimento da EaD, através de o suporte midiático digital dado pela internet, passou a ser crescente. Esse processo passou a não ter apenas o governo federal como principal interessado, mas também as IES que vêem, neste processo, a possibilidade de expansão de sua área de atuação pelo rompimento de suas barreiras através da internet.

Após 1997, no Brasil, a EaD foi bastante impulsionada pelas IES com seus cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Em 2010 estima-se que o crescimento também seja significativo na área de Graduação. Neste último setor há uma certa resistência acadêmica para se aceitar as chamadas "Graduações à Distância", pois o controle do MEC é muito rígido na graduação. A não existência de mecanismos de regulação e controle para esta modalidade cria, ainda, algumas incertezas e ponderações.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Breve Histórico do EaD no Brasil
   2. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para EaD
   3. Moodle, Teleduc e Rooda
   4. Conclusões
Outros artigos deste autor

Como resolver libusb error no Heimdall

Como instalar driver da placa wireless no notebook Asus Eeepc com Ubuntu / KUbuntu

BrisCAD: Manipulando arquivos do Autocad (.dwg) no Linux

Facilitando o acesso a disquetes e memory keys (PenDrives) no Kurumin

Tranferência rápida de arquivos do Android para PC via FTP

Leitura recomendada

Valor da Liberdade!

28 de Agosto - Dia da Liberdade de Software

Distros para quem ama a liberdade

Slackware vs Ubuntu: Seja livre para trocar um por outro

Mais uma política "suja" de marketing da Microsoft

  
Comentários
[1] Comentário enviado por paulorvojr em 17/08/2009 - 17:50h

Parabens pelo artigo, muito bom!!
eu conheço e uso a anos o moodle, muito bom e amplo, mas para quem esta começando ele assusta e muita coisa confunde.

Não conhecia o teleduc e o rooda que por sinal o link ta down.

bom vou la conhecer melhor esses novos teleduc e roooda nas vm

abraços ae

[2] Comentário enviado por andreuebe em 18/08/2009 - 08:44h

Oi Paulo

obrigado.

Sobre os links... Pareceram-me OK. Quais as dificuldades teve?

Abs

Andre

[3] Comentário enviado por izzy em 18/08/2009 - 11:16h

Paulo, excelente artigo. Mas tem um AVA interessante que pude perceber que muitos estão adotando, parce ser semalhante ao Moodle:

http://www.claroline.net/

Abraços
Izzy

[4] Comentário enviado por andreuebe em 18/08/2009 - 11:44h

Izzy

Legal!

Como tomou conhecimento deste?

Abs

Andre

[5] Comentário enviado por andreuebe em 17/05/2012 - 09:45h

Link do Teleduc:
http://www.teleduc.org.br/

Link do Rooda:
https://www.ead.ufrgs.br/rooda/


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts