Um breve histórico do EaD e o uso de AVAs baseados em SL

Haja vista artigos no VOL relacionados à instalação de alguns AVAs (como Moodle e Teleduc), mas a necessidade de uma abordagem introdutória sobre a evolução da EaD e o uso de AVA baseados nos preceitos de Software Livre (SL), propõe-se este artigo, no intuito de promover uma visão introdutório e contextual do tema.

[ Hits: 33.085 ]

Por: andre uebe em 17/08/2009 | Blog: http://resa.net.br


Breve Histórico do EaD no Brasil



Conforme alguns autores, a história da Educação a Distância (Ead) no Brasil, remonta, informalmente, os anos idos de 1904, através de uma instituição norte-americana que oferecia cursos de idiomas por correspondência.

Entre 1922 e 1925 pode-se registrar um trabalho de EaD por radiodifusão, através da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro sob o comando do empreendedor da Mídia Roquette Pinto.

Em 1939 o Instituto Rádio Monitor, uma iniciativa da Marinha Brasileira, torna-se um dos primeiros registros, no Brasil, de EaD por documentos impresso e, a partir de 1941, o Instituto Universal Brasileiro desempenha durante anos (e muito bem) o papel de promover EaD no Brasil utilizando-se dos serviços de correspondência da antiga Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), atual Correios.

Na década de 70 o Brasil inaugura uma nova modalidade de EaD: o da Teledifusão. Iniciativas como o Projeto Minerva, a TV Educativa e a Fundação Padre Anchieta são exemplos deste processo. A partir daí houve uma grande participação da Rede Globo através dos seus projetos de Telecurso. Estes projetos tiveram apoio e incentivo do governo federal que intentava promover uma diminuição do índice de analfabetismo no Brasil.

Por volta de 1992 a internet começa a despontar no Brasil e, em torno de 1994, tem-se as universidades brasileiras se dedicando à pesquisa e à oferta de cursos superiores a distância, assim como ao uso de novas tecnologias nesse processo.

Na década de 90, com a expansão da Internet nas Universidades de Ensino Superior (IES) e a definição e publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, a EaD passou a ser considerada oficialmente como uma modalidade de educação. Com este passo, a partir de 1997, as IES e centros de pesquisa passaram a gerar ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) iniciando a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu via internet. Pode-se dizer, com isso, que o surgimento da universidade virtual no Brasil remonta os anos de 1996 e 1997.

A partir daí o crescimento da EaD, através de o suporte midiático digital dado pela internet, passou a ser crescente. Esse processo passou a não ter apenas o governo federal como principal interessado, mas também as IES que vêem, neste processo, a possibilidade de expansão de sua área de atuação pelo rompimento de suas barreiras através da internet.

Após 1997, no Brasil, a EaD foi bastante impulsionada pelas IES com seus cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Em 2010 estima-se que o crescimento também seja significativo na área de Graduação. Neste último setor há uma certa resistência acadêmica para se aceitar as chamadas "Graduações à Distância", pois o controle do MEC é muito rígido na graduação. A não existência de mecanismos de regulação e controle para esta modalidade cria, ainda, algumas incertezas e ponderações.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Breve Histórico do EaD no Brasil
   2. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para EaD
   3. Moodle, Teleduc e Rooda
   4. Conclusões
Outros artigos deste autor

Instalando o Scanner Scanjet 2300c no Kurumin

Editando trilhas de GPS no formato de arquivo GPX no Linux

Instalando Token da OAB no Linux Mint 17.3 (Rose)

Configurando impressoras no programa do SERPRO / Emulador 3270

Lendo formatos EPUB no Kindle com o Calibre

Leitura recomendada

E se o Linux finalmente depuser o Windows?

Software Livre - GNU x LPG e o Governo x Economia (parte 1)

Acabando com o Linux

O futuro - Linux, internet e TV

OSS & ALSA - A História

  
Comentários
[1] Comentário enviado por paulorvojr em 17/08/2009 - 17:50h

Parabens pelo artigo, muito bom!!
eu conheço e uso a anos o moodle, muito bom e amplo, mas para quem esta começando ele assusta e muita coisa confunde.

Não conhecia o teleduc e o rooda que por sinal o link ta down.

bom vou la conhecer melhor esses novos teleduc e roooda nas vm

abraços ae

[2] Comentário enviado por andreuebe em 18/08/2009 - 08:44h

Oi Paulo

obrigado.

Sobre os links... Pareceram-me OK. Quais as dificuldades teve?

Abs

Andre

[3] Comentário enviado por izzy em 18/08/2009 - 11:16h

Paulo, excelente artigo. Mas tem um AVA interessante que pude perceber que muitos estão adotando, parce ser semalhante ao Moodle:

http://www.claroline.net/

Abraços
Izzy

[4] Comentário enviado por andreuebe em 18/08/2009 - 11:44h

Izzy

Legal!

Como tomou conhecimento deste?

Abs

Andre

[5] Comentário enviado por andreuebe em 17/05/2012 - 09:45h

Link do Teleduc:
http://www.teleduc.org.br/

Link do Rooda:
https://www.ead.ufrgs.br/rooda/


Contribuir com comentário