Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Este artigo propõe a ajudar quem, como eu, teve dificuldades para fazer backup dos e-mails contidos no Gmail após a conta ficar quase
lotada.

[ Hits: 25.975 ]

Por: andre uebe em 09/01/2012 | Blog: http://resa.net.br


O Gmail e minhas problemáticas



O Gmail é o serviço de e-mails do Google criado em 2004. De início, seu acesso era feito por meio de convite, mas atualmente está aberto ao público. O Gmail, de certa maneira, revolucionou o serviço de e-mails em muitos aspectos.

- O primeiro aspecto refere-se à capacidade de armazenamento.

Enquanto os concorrentes ofereciam, em média, uma capacidade de armazenamento de 2 a 6 MB, o Gmail oferecia 1 GB.

Em 2005 o Gmail lançou o "infinito + 1". Um serviço integrado que aumenta a capacidade de armazenamento de contas existentes em uma taxa atual de 315 bytes por segundo (aprox. 26 MB/dia). O espaço de armazenamento atual do Gmail (Jan/2012) é de aproximadamente 7,7 GB.
Linux: Fazendo backup no Gmail via cliente 
de 
e-mail e IMAP

- O segundo aspecto se dá pela integração com outros serviços Google, como Agenda, Maps, etc.

- Outro aspecto do Gmail é a possibilidade irrestrita de enviar e receber e-mails de outras contas de e-mail, em um mecanismo bem integrado e de configuração simplificada.

Com isto posso, por exemplo, ter meus e-mails do Gmail e das instituições onde trabalho disponíveis de maneira integrada no ambiente WEB do Gmail.
Linux: Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Dada estas características, o pendrive e outras mídias de armazenamento tiveram um concorrente forte: o Gmail!

Com tantas facilidades, e ainda sem o advento de serviços SaS de armazenamento em Nuvem (Cloud Computing)*, o Gmail acabou fazendo às vezes de uma nuvem virtual de armazenamento. Isto, comigo, começou a acontecer em 2006 e de lá para cá, colecionei muitos e-mails, inclusive, com anexos.

Depois de um tempo, percebi depois que o Google tinha ignorado este problema a ponto de não organizar as mensagens não lidas. Quem não se lembra de tantas mensagens que ficaram "esquecidas sem ler", simplesmente pelo fato de que o Gmail não as organizava estas mensagens por ordem de chegada?

Cheguei a criar um atalho para mensagens não lidas.
Linux: Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Atualmente, o problema foi parcialmente solucionado com a opção "Caixa de Entrada Prioritária":
Linux: Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP


Cinco anos depois...

O resultado disto foi inevitável, depois de cinco anos, qualquer e-mail ficaria lotado! Mesmo com o serviço "infinito + 1".

Com a atualização para o Ubuntu 11.04 no começo de 2011, passei a fazer uso efetivo do SaS Ubuntu One*. Uma beleza! Apesar de ainda estar carente de melhorias (como a possibilidade de acesso por trás de um Proxy)*.

O Ubuntu One tem me atendido quase perfeitamente, disponibilizando todos meus arquivos pessoais simultaneamente e automaticamente, em todos os computadores de meu uso pessoal e profissional (inclusive por celular e Tablet).

O Ubuntu One aliviou o Gmail da equivocada responsabilidade de servir a propósitos de armazenamento. Pessoalmente, acho que o Google 'deu mole' em não perceber esta demanda criando um serviço integrado a um custo mais acessível para transferir e-mails com anexo para uma nuvem, por exemplo.

Porém, o estrago já estava feito! Apesar de ter iniciado o armazenamento no Ubuntu One, estava usando 89% da capacidade de armazenamento do Gmail e os e-mails (inclusive com anexo), para meu desespero, não paravam de chegar! Logo, lotaria a caixa de entrada que, teoricamente, tem espaço de armazenamento infinito.

* Mais informações em "Sites de Referência / FAQ", no final do artigo.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Gmail e minhas problemáticas
   2. Buscando uma solução
   3. Configurando o cliente de e-mail
   4. Transferindo dados (pastas e e-mails)
Outros artigos deste autor

Como instalar driver da placa wireless no notebook Asus Eeepc com Ubuntu / KUbuntu

Instalando o KUbuntu / Ubuntu no notebook eeepc da Asus

Lendo formatos EPUB no Kindle com o Calibre

Instalando a impressora HP D1460 (série D1400) no Linux

Instalando e usando impressora e scanner na multifuncional HP F4180 (e série F4100) no Linux

Leitura recomendada

Importando e-mails do MS Outlook para o Evolution ou Kmail

Webmail Squirrelmail e Roundcubemail, Clamav e SpamAssassin integrados no MTA Postfix

Benchmark entre servidores de e-mails

Qmail: simples e funcional

XMail - Servidor de email fácil de configurar

  
Comentários
[1] Comentário enviado por BlackMarik em 09/01/2012 - 13:25h

Muito legal, sabe de alguma forma de armazenar os emails em uma pasta local no computador, na mesma forma da organização do gmail?

[2] Comentário enviado por removido em 09/01/2012 - 14:47h

Sempre usei client de e-mail como o Eudora ou o Thunderbird não deixo a cargo de terceiros o cuidado de meus dados..

O único incoveniente do thunderbird é que não disponibiliza um aplicativo como o Mozbackup que só tem for windows, uma lastima.

[3] Comentário enviado por eldermarco em 09/01/2012 - 21:33h

Eu sempre fui meio paranóico com esse negócio de organização de e-mail. Assim que me inscrevo em alguma lista de discussão e recebo o primeiro e-mail vindo dela, já crio um filtro que fica em algum marcador adequado e não vá para a caixa de entrada. E-mails que possam citar coisas que considero importante e que necessitem de resolução rápida também são filtrados de maneira adequada (uma espécie de caixa prioritária primitiva baseada em assunto que eu usava/uso). E-mails de amigos, filtrados! E-mails automáticos de sistemas que respondem de acordo com as minhas ações, filtrados! Um loucura, rsrs. A única coisa realmente desorganizada nas minhas mensagens é a própria caixa de entrada, mas sempre por um tempo apenas, já que verifico o que necessito lá e excluo o resto. Ficam nela as mensagens que, por não serem recorrentes, não faz muito sentido que eu as filtre. Essas coisas me permitem dar prioridade para as coisas que realmente considero importante, sem perdê-las em um monte de mensagens e acabar esquecendo.

Em relação a clientes de e-mail, passei a usar o Evolution por um tempo e até gostei. No entanto, vi que ele era menos prático já que eu não poderia lever ele pra todo lugar e precisava acessar minhas mensagens de todas, de qualquer maneira. Assim, acabei abandonando ele e voltando para o bom e velho webmail.

[4] Comentário enviado por mg-viva em 11/01/2012 - 16:30h

Excelente artigo!
No meu caso, eu recebi mensagem da OI (eu tenho um e-mail deles) dizendo que estavam migrando para o GMail e eque eu teria que atualizar os srvidores smtp e pop3 da oi (algo como pop.oi.com.br) pra o pop.gmail.com.
Mas quando configurei no leitor Thunderbird as novas alterações, inclusive portas e segurança, deu tudo errado e o Thund, parou de funcionar...
Resultado: vou ter que largar o excelente Thund. por causa do Google, pois me recuso a receber e-mails GMail nele. Uso o site, muito melhor.
Agora sou obrigado a ler meus e-mails "oi" pelo web-mail, coisa que não fazia há uns 10 anos...
Alguma idéia para continuar com o Thunderbird?
Grato desde já,
MG

[5] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:27h

BlackMarik:

Se fizer a configuração como POP em vez de IMAP, seus emails serão baixados do servidor e armazenados localmente no seu computador.



[6] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:28h

cros:

Tentou rodar com o wine?

[7] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:29h

eldermarco:

Se configurar como IMAP o Evoluntion, Thunderbird etc funcionam como um FrontEnd (da mesma maneira que o Webmail), sem fazer download localmente para seu computador.


[8] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:32h

mg-viva

Uma duvida: Com esta migração seu email ficou

seuemail@oi.com.br

OU

seuemail@gmail.com

?


Se foi a 2a opção, é só digitá-lo no Thunderbird conforme mostrado no artigo e, escolher POP (ou IMAP) que as configurações serão feitas automaticamente. Inclusive, portas de acesso.

Aguardo

Abs

[9] Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:33h

ERRATA:

Onde se lê: SaS, PaS e IaS, Lê-se: SaaS, PaaS, IaaS

[10] Comentário enviado por removido em 16/01/2012 - 10:45h

Comentário enviado por andreuebe em 15/01/2012 - 22:28h:
cros:
Tentou rodar com o wine?

Sim mas ele não localiza a conta de usuario do thunder...

[11] Comentário enviado por mg-viva em 16/01/2012 - 16:12h

Bem, acho que repondendo os itens (7) e (8) dará uma idéia do meu problema;
- Eu tenho um e-mail do GMail que sempre funcionou no site próprio, sem problemas e pretendo continuar lendo e escrevendo a partir do gmail.com. Não gostei quando coloquei no Thund. este e-mail, ficou meio confuso, sem as etiquetas (no POP e se eu coloco IMAP a pasta "profiles" chega a uns 800-900 MB e cresce mas que xuxu na serra. Logo, cancelei o e-mail "gmail" do Thund.
- Tenho outro e-mail, da OI, da forma user@oi.com.br e sempre gerenciei a partir do excelente Thunderbird, seja no Ruindows, seja no Linux. Quase nunca fui para o web-mail da Oi, ou seja, é uma situação contrária ao do outro e-mail.
- Tudo era feliz e perfeito até uns dias atrás, quando a Oi informou que estaria usando os servidores pop/smtp do Google GMail e não mais os servidores próprios, ou seja:
o servidor pop.oi.com.br mudaria para pop.gmail.com, com nova porta e segurança;
o smtp também mudaria para smtp.gmail.com.
- Quando fiz a alteração indicada pela OI no Tunderbird ele não recebe mais mensagens (não acusa erros mas diz que "não há mensagens novas no servidor..." embora elas existam sim, eu posso acessar no WEB-Mail)
- Solução que eu tive que adotar: Ler todo mundo no GMail, que por sinal funciona perfeitamente, recebe os dois e-mails sem nenhum problema e numa bela interface...
- Conclusão final: O Thunderbird passou a ficar como peça decorativa, uma espécie de "peso de papel" no Desktop-
- Eu queria é ver se consigo usar o Thund para ler os e-mails da OI...
Grato desde já... MG

[12] Comentário enviado por andreuebe em 17/01/2012 - 14:26h

mq-viva

Tentei criar um email da OI para simular mas ví que é pago. Logo, não terei como.

Neste caso deve haver um suporte técnico. Já tentou contato?

Tente reproduzir as configurações abaixo de POP e SMTP, alterando apenas teu email e veja se funciona:

http://imageshack.us/photo/my-images/851/popa.png/

O thunderbir costuma "capturar" as configurações automaticamente quando informado um provedor de email Pelo menos, acontece assim com o Gmail. E no da OI? As informações de POP e SMTP não são obtidas automaticamente?

[13] Comentário enviado por mg-viva em 17/01/2012 - 16:16h

andreuebe,
Configurar um e-mail GMail no Thunderbird é fácil, como vc mostrou na figura enviada, mas como eu já disse, eu não uso o Thdb. para gerencias os e-mails xxx,arroba,gmail.com, porque no site GMail acho que fica melhor e tem outros trecos, como chat, google +, circulos, reader, etc..
Eu sempre usei o Thdb, para gerenciar os e-mails da OI e de outros lugares, para evitar os web-mails, que são vários e com interface confusa e bem pobre.
O problema é configurar um e-mail da OI com os novos srvidores, eu não consegui, mas posso ter cometido algum engano, vou repetir de novo e ver no que dá. Volto a falar...
Quanto a configuração automática, ele tenta e acontece algo errado (ele diz que o pop é "pop.googlemail.com" mas no site da OI manda configurar como "pop.gmail.com"); aliás na figura enviada por vc o pop é "googlemail" e não "gmail"!
Estou mandando para seu e-mail um pdf com as configurações da OI, tanto do meu e-mail Oi como GMail
Grato... MG

[14] Comentário enviado por andreuebe em 22/01/2012 - 19:30h

Mario

Já te mandei o email.

E se fizer manualmente com pop.googlemail.com (seguindo a configuração do meu e ignorando a sugestão da OI)? Que erro dá?

Outra coisa. Tenta fazer funcionar no tdb e, depois, vê teu outro cliente.

[15] Comentário enviado por mg-viva em 23/01/2012 - 18:42h

André,

Hoje, houve uma reviravolta nessa história...
A conta por mim criada (gmail-oi) com servidores pop/smtp do tipo "gmail.com" recebeu um e-mail "externo", o que não havia acontecido antes!
No caso, foi um e-mail da CNET.
Pode ser um novo recomeço, e eu então passaria a usar novamente o Thdb como leitor de e-mail de todos os e-mails que eu tenho, exceto o próprio GMail: como eu já disse antes, para estes últimos eu prefiro a interface limpa e elegante do site www.gmail.com.
Se puder, por favor mande um e-mail de teste para o meu e-mail "oi", mas com origem no "bol", para ver no que dá...
Grato peça atenção... MG


[16] Comentário enviado por mg-viva em 27/01/2012 - 17:50h

Novamente o e-mail (po) da oi parou de funcionar no Thunderbird. Foi só aquela mensagem CNET e nada mais...
Como última tentativa, configurei a conta como "imap" (não sei porque, eu não gosto de imap...).
Agora, parece tudo OK, recebi na hora 59 mensagens do mês de janeiro, que foram consideradas como não lidas (?).
Enfim, parece que deu tudo certo
Se alguém tem e-mail OI, a porta imap é 963, e não 965, como consta no "howto" da oi
Grato desde já... MG

[17] Comentário enviado por andreuebe em 30/01/2012 - 16:11h

mg-viva

Estive ausente por viagem. Desculpe me pela demora no retorno.

Parece que chegou à solução: Porta errada de IMAP. sugiro que encamnhes um email à OI informando o equivoco deles.

Abração

Andre

[18] Comentário enviado por removido em 28/02/2012 - 14:17h

Uso cliente de email a muitos anos, antes quando usava o windows era o Eudora depois migrei pro Thunder e nunca tive problemas com o POP.

Agora uso em definitivo o Linux + Thunder, porém no windows eu usava também o Mozbackup que fazia um backup do profile tanto do Firefox (que não uso mais) quanto do Thunder, mas não consigo usar o Mozbkp (via wine) no linux pois ele não acha o caminho do thunder nem tem como configurar, fora isso o thunder é imbativel até agora.

Um ranço que ainda existe entre Thunder e Outlook, é migrar do Thunder pro Outlook (muita gente desiste de usar o Thunder e ai não tem como voltar as contas pro OL)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts