Instalando o KUbuntu / Ubuntu no notebook eeepc da Asus

Este artigo se propõe a mostrar, passo-a-passo, como instalar o KUbuntu / Ubuntu no notebook eeepc da Asus, sobrescrevendo o Xandros.

[ Hits: 60.260 ]

Por: andre uebe em 21/05/2008 | Blog: http://resa.net.br


Por qual motivo não manter o Xandros?



O Xandros é o sistema nativo do eeepc e é uma distribuição baseada no Debian.

Relato que vem em uma interface X muito amigável (a mais amigável de um OS que já ví até hoje). É infinitamente mais fácil de usar que um Windows 95 ou XP mas tem um problema... O pacote de repositórios é sofrível.

Só para relatar, tive que sair "caçando" repositórios para incluir no sources.list e, ainda assim, muitos programas (como o mencoder, por exemplo), não estavam disponíveis.

Para quem vai usar os recursos pré-instalados: vídeo-conferência, comando de voz, skype, msn, mozilla, thunderbird, sugiro manter o Xandros, mas para quem deseja programas adicionais (sugiro seguir este passo-a-passo e mudar de distro).

Por qual motivo não usar o Kurumin

Para que falar do Kurumin aqui?
  • Pois é uma das minhas distros preferidas;
  • Pois é nacional e devemos valorizar o que é nosso;
  • Pois é uma das distros mais fáceis de se usar;
  • Pois é uma das primeiras que se vêm a mente (dos conhecedores) ao se pensar em casos de substituição de um OS como este caso.

Por qual motivo não usar:
  • Por uma simples questão. INFELIZMENTE (e aí vai minha crítica construtiva aos mantenedores), o suporte a wireless, webcam, reconhecimento de funções especiais de teclado etc EM NOTEBOOKS ainda não é satisfatório.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O eeepc da Asus
   2. Por qual motivo não manter o Xandros?
   3. Preparando o Cartão / Pendrive de Boot
   4. Copiando os arquivos de instalação da distro no pendrive
   5. Instalando o sistema no eeepc
   6. Configurando a Home
Outros artigos deste autor

Fontes personalizadas no GNU/Linux

Compiz Fusion: Ativando o efeito de "janela pegando fogo" e outros efeitos 3D

Utilizando o Smartphone Samsung Omnia 900i como modem via bluetooth no Ubuntu 9.10

Atualização do Firmware da BIOS do Dell Inspiron via Linux

Instalando e usando impressora e scanner na multifuncional HP F4180 (e série F4100) no Linux

Leitura recomendada

Dm-crypt - Criptografia no filesystem - Kernel 2.6

Entendendo as permissões de arquivos (chmod)

Negação de serviço: Implementação, defesas e repercussões

Dificuldade para instalar o Ubuntu em uma placa mãe com UEFI?

Configurando leitores ópticos e HDs

  
Comentários
[1] Comentário enviado por isaac em 21/05/2008 - 21:28h

Estava até pensando em comprar um, mas mudei de idéia quando li sobre o MSI Wind (um EEEpc Killer).

[2] Comentário enviado por JosuéDF em 22/05/2008 - 15:44h

realmente a onda de UMPCs e Subnotebooks veio pra ficar, comecou com o projeto OLPC, e podem esperar que muitas novidades virão, várias grandes empresas percebem que os usuários estão precisando de mobilidade e conectividade, e já tivemos grandes lançamentos no segmento, só para citar alguns: OLPC, Macbook Air, Asus EEEPC, Intel Classmate ate a brasileira Positivo Informática está lançando seu mini notebook da linha Mobo, a lista está ficando boa, será bom pra nós consumidores Geeks ávidos por tecnologia termos várias opções de compra, mas o ideal agora é esperar bastante pra vermos os preços cair um pouco e fazer a escolha certa.




[3] Comentário enviado por y2h4ck em 26/05/2008 - 10:09h

Bom levando em conta que um eeePC custa U$ 399 preço de um iPhone, o preço está muito bom :)

Só para reforçar o argumento do nosso amigo sobre o quão sofrível são os repósitorios do Xandros, ele vem com uma versão instalada do SAMBA que é vulnerável a exploitação remota (usando metasploit por ex) e não tem nenhuma atualização pra isto nos repositorios default. Para finalizar a falha ja existe a mais de 1 ano rs

[4] Comentário enviado por andreuebe em 26/06/2008 - 18:10h

Estou tentando agora recompilar o kernel do Ubuntu para deixa-lo rapido como o Xandros original.


[5] Comentário enviado por JulioCD em 16/02/2009 - 02:38h

André,
Você conhece a distro SilTaz? O liveCD tem 25 MB e a instalação se expande para 80 MB. Eu testei e achei bastante interessante. Ela não é limitada, tem bons programas. A grande diferença é que muitas das configurações são feitas diretamente no arquivo. Por exemplo ao se colocar um CD ele não é detectado e precisa ser montado clicando-se em um ícone no gerenciador de arquivos. No site tem ainda um arquivo iso com mais alguns programas, com um tamanho de 285 MB. Segundo o site, o repositório tem cerca de mil programas.
Tenho um notebook HP BR730 e estou pensando em troca-lo por um EeePc, devido ao peso e dimensões, pois só uso o notebook para mostrar fotos e ler arquivos PDF. Uma pergunta: o leitor de PDF do EeePc é bom? Leio muito PDF no meu Palm, onde a tela é bem menor, porém fica bom de se ler, pois o Palm tem um programa que faz com que as letras do arquivo PDF fiquem grandes e cômodas para se ler.
Grato e parabéns pelos artigos.

[6] Comentário enviado por andreuebe em 17/02/2009 - 22:07h

Olá JulioCD

Não conheço esta distro mas vou dar uma olhada. Pessoalmente prefiro as distros que se utilizam de repositórios debian. Atualmente os repositórios mais completos são o do próprio Debian e o do Ubuntu.

Se o uso é só para exibição de fotos e ler PDF, creio que não terá problemas com seu Eeepc. Ainda assim, recomendo o de 9 polegadas pois além de uma tela maior, a configuração é um pouco mais "parruda". Caso queira usá-lo normalmente, aí recomendo um micro de 10 polegadas como um Acer, por exemplo (Tenho atualmente um MSI Wind que me é muito bom!).

Abs

Andre

[7] Comentário enviado por andreuebe em 17/02/2009 - 22:20h

A propósito, o leitor de PDF que vem no Xandros (nativo do Eeepc) é satisfatório. Se o uso for o descrito acima, recomendo, inclusive, manter o Xandros mesmo (que tem uma lista muito limitada de programas disponíveis no repositório).

Abs

Andre


Contribuir com comentário