Guia introdutório do Linux IV

Continuamos com nossa série de artigos introdutórios. No artigo anterior preparamos a instalação do sistema. Agora, com o sistema instalado, destacaremos o que torna o Linux tão fantástico. E então, começaremos o uso do Linux.

[ Hits: 49.908 ]

Por: Juliao Junior em 02/08/2007


Importantes questões



Veja algumas questões que você deve lembrar durante o uso do Linux.

Posso esquecer os vírus?

Você pode, e deve, sempre estar preocupado com a questão da segurança enquanto estiver conectado à internet. Porém, muito provavelmente você está menos vulnerável de ter intrusos enquanto usa Linux do que quando usa Windows. Lembre como é comum os alertas sobre vulnerabilidades no MS Internet Explorer.

Você está por sua conta e risco se usar o Linux?

Se você usa Linux apenas recentemente e está interessado em suporte, muitas empresas oferecem tal suporte para versões do Linux. Por exemplo, Red Hat Enterprise Linux, Ubuntu Linux e várias outras distribuições menores. além do mais, a comunidade de usuários é gigantesca, e você sempre encontra 'suporte' entre seus membros. Você está no VIVA O LINUX, não é? :)

Linux é só para os 'iniciados'?

Se você desejar explorar o máximo que o Linux oferece, realmente é preciso estudar, ler e ir mais a fundo. No entanto, se você deseja apenas usá-lo como já vinha usando o Windows, como uma máquina para realizar seus trabalhos de escritório, assistir vídeos e ouvir músicas, não há a mínima necessidade de ser um expert. O fantástico aqui é justamente isso: você pode usar o Linux para suas atividades do dia-a-dia, sem a preocupação de aprofundamento; mas se você desejar, a oportunidade está aqui.

Quão diferentes são as distribuições entre si?

Embora as distros acrescentem imagens diferentes, escolham softwares específicos para incluir, e usem diferentes meios para instalação, não há grandes dificuldades para um usuário migrar de uma distro para outra.

Muitas distros incluem os mesmos projetos open source (os mesmos programas abertos). Assim, por exemplo, os comandos básicos, os arquivos de configuração, e outros, para um servidor Apache, Samba, etc, serão os mesmos se você usar Fedora, Debian, e uma boa parte das distros. E embora alterem as cores ou alguns elementos do desktop, a maioria usa o GNOME ou KDE da mesma forma.

Agora que já falamos alguns pontos merecedores de atenção, vamos colocar a mão na massa!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Linux - por que tão fantástico?!
   2. Importantes questões
   3. Rodando comandos
Outros artigos deste autor

PORTAGE - Gerenciamento de pacotes no Gentoo Linux

Inkscape - Introdução (parte 2)

SystemRescueCd - Corrigindo o sistema e recuperando dados

Manual de XHTML

Instalação do sidux

Leitura recomendada

Software Livre: primeiras impressões

Qual o melhor Linux para eu utilizar?

O usuário: o computador e você

A escolha da primeira distribuição

Netcat - Mini introdução para leigos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tuxSoares em 02/08/2007 - 23:48h

Olá boa noite!

Gostei de ler seu artigo, apesar de a 3 parte ser meio batida, mas a primeira parte do artigo foi sensacional, onde voce conseguiu capitar muito bem a idéia de se usar linux, nada de fanatismo, longe disso, o linux está aí, assombrando os outros SO`s.

Vlw, e continue contribuindo para a comunidade.
Abraco

[2] Comentário enviado por f_Candido em 08/08/2007 - 20:37h

Muito Bom. Ajudou bastante. Pra quem esta iniciando é uma mão na roda, ou melhor, no teclado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts