Instalação do sidux

O sidux é uma versão adaptada e "suportada" do Debian Sid para desktops. A equipe de desenvolvimento desenvolveu scripts e instrumentos para configurar a maioria do que precisamos. É uma distribuição simplesmente fantástica. Neste artigo veremos sua instalação, surpreendentemente simples.

[ Hits: 14.872 ]

Por: Juliao Junior em 05/08/2009


Particionamento, Grub e senhas



O sidux é uma distribuição baseada no Debian Sid, a versão instável do Debian. Os desenvolvedores fazem um trabalho sensacional, congelando pacotes problemáticos e resolvendo dependências faltosas. Obviamente, esta não é uma distribuição indicada para iniciantes. No entanto o sidux (assim mesmo, como tudo em minúsculas) se mostra surpreendentemente simples para aqueles que possuem uma mínima experiência no uso do Linux.

Apenas alguns cuidados são necessários, como o uso "exclusivo" do apt para gerenciamento dos pacotes. Ferramentas como Synaptic, Adept etc não conseguirão lidar com o volume de trabalho para manter uma distribuição como o sidux.

Confesso que fiquei surpreso com a facilidade de instalação e a estúpida velocidade. No fim, vocês verão como o tempo foi curto, quase nada. Mais uma mostra de como o Linux pode ser poderoso, se a equipe certa tiver ele nas mãos. Para informações detalhadas sobre o sidux, os links abaixo são o melhor caminho.
Vamos à instalação!

O primeiro (e mais óbvio) passo é inicializar a máquina com o cd do sidux no drive. No menu inicial do boot, tecle F4 e escolha o idioma português. Quando o sistema iniciar você verá a tela abaixo, o que significa que tudo correu bem.
Linux: Instalação do sidux
Antes de começar a instalação, pode experimentar à vontade. Se você nunca usou o sidux, ficará impressionado com sua velocidade, mesmo rodando de um LiveCD. Depois que testar o que quiser, ou até não testar nada mesmo, clique no ícone "sidux-installer". O instalador aparece na tela, conforme vemos na imagem abaixo. É a tela de boas-vindas do instalador. Temos a opção de instalar o sidux em pendrive. Se quiser, clique em "live usb-stick installer".
Linux: Instalação do sidux
Se você tiver o mínimo de experiência com o Linux, achará facílimo o processo de instalação daqui para frente. O instalador do sidux é uma verdadeira obra de arte do mundo Linux. É mais fácil instalar o sidux do que muitos programinhas bestas no Windows. Vamos nos concentrar em instalar o sidux no HD, e não no pendrive. Então clique "Avançar" e vamos para a próxima tela.
Linux: Instalação do sidux
Se precisar alterar o particionamento do disco, por qualquer motivo que for, onde aparece "Iniciar o Gestor de Partições", escolha o particionador que preferir (gparted, cfdisk ou fdisk) e clique no botão "Executar". O programa de particionamento é executado. Faça as mudanças que desejar, feche o particionador.

Nesta mesma tela temos a opção de escolher onde o sidux será instalado. Em "Partição Raiz" indique onde o sidux será instalado. Escolha qual o sistema de arquivos será usado em "formatar com". Sugiro o ext3. E aqui também indicamos onde montar as demais partições. No meu caso, você pode ver na figura que ainda tinha duas partições, a /dev/sda1 e a /dev/sda5. Você poderá escolher os pontos de montagem, algo como "/mnt/windows" para uma partição com o sistema Windows, "/.../backup" para uma partição com o backup de segurança ou qualquer coisa que imaginar desse tipo. Perceba que o instalador avisa que tais partições "não serão formatadas automaticamente" - elas serão apena montadas em seus devidos lugares durante a inicialização do sistema.

O próximo passo é configurar o Grub. Quando clicar em avançar, verá uma imagem como esta:
Linux: Instalação do sidux
Aqui temos poucas opções. Não altere nada se não tiver confiança do que está fazendo. Preferencialmente devemos escolher o Grub e o local deve de instalação deve ser mesma a mbr. Se quiser, em "Zona horária", altere para a sua região. No meu caso América/Maceió. Clique em avançar e passamos para o próximo passo.
Linux: Instalação do sidux
Aqui temos uma parte fundamental. Indicaremos os nomes dos usuários e suas senhas. O "super-utilizador" é o usuário root. Ficou estranho isso de super-utilizador, concorda? Tudo bem, também acho. Vamos seguir em frente. Indique a senha do usuário root (o super-utilizador), e logo abaixo temos o usuário comum, com as opções corriqueiras. Indique o nome do usuário, o login que ele usará para entrar no sistema, e sua senha. Mais um passo completado. Vamos para o próximo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Particionamento, Grub e senhas
   2. Instalando
Outros artigos deste autor

Octave - Programação científica no Linux

VRML - A Web ganhando vida!

Finnix - Ótima distro para manutenção de sistemas

Guia (nem tanto) Introdutório do Linux II

Convença outros a usar Linux!

Leitura recomendada

OpenSUSE Internet Installation

Atualizando Mageia 5 para versão 6

Instalação e configuração do Kickstart em modo gráfico

Sound Blaster 128 PCI Ensonic - Modulo es1371

Personalizando um DVD de instalação do Ubuntu Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 05/08/2009 - 05:12h

Eu testei o Sidux, é leve, rápido, tem pacotes muitos novos e é muito bonito...

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 05/08/2009 - 07:00h

Ainda não vi Debian pesado... nem mesmo o Ubuntu, pois para deixar o Ubuntu leve basta desabilitar uma montanha de serviços e programas iniciados com o sistema.

E o Sidux é mesmo uma distro muito bem feita, sobretudo porque tem por trás dela um belo time de desenvolvedores. Os caras são tão bons que conseguem "domar" o Sid.

[3] Comentário enviado por Lisandro em 05/08/2009 - 07:19h

Faz um tempo que tenho vontade de experimentar, o artigo me motivou ainda mais. Parabéns está bem completo.

[4] Comentário enviado por hendrigo em 05/08/2009 - 11:26h

Qual o hardware mínimo recomendado para o Sidux?

[5] Comentário enviado por juliaojunior em 05/08/2009 - 11:38h

Boa pergunta, vou observar isso no site do sidux.

[6] Comentário enviado por dbahiaz em 05/08/2009 - 12:01h

Cara, essa rapidez toda e com Kde 4? Qual a versão do kde 4 esta usando o sidux?

Ou não é kde 4 rss.

Pergunto, porque até o momento o melhor kde 4 que ja usei foi do Opensuse 11, se no sidux for isso tudo, vou testar!

Parabéns pelo artigo, vai deixar muita gente com vontade!

[7] Comentário enviado por juliaojunior em 05/08/2009 - 12:54h

Testei com o KDE 4, não lembro qual versão. Mas acho q é a 4.3.

[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 05/08/2009 - 15:03h

Não estou seguro se a versão que você baixou já veio com o KDE 4.3, pois até pelo menos ontem vinha o kde 4.2.4

Ainda não atualizei o meu para o 4.3, porém já soube que está disponível no caso de fazer uma DU (Distro Upgrade).

O "super-utilizador" ainda é resquício de alguma tradução anterior para o Portugues de Portugal que passou batida na conversão ao Portugues do Brasil. Sem dúvida fica muito estranho!!

Muito bom seu artigo. Claro, direto e imparcial!!

Em nome do sidux.com.br receba nossos agradecimentos pela ajuda na divulgação da distro.

Sds

P.S. - Apenas uma pequena correção, o endereço correto do site do sidux brasil é:
www.sidux.com.br

[9] Comentário enviado por rafranco em 05/08/2009 - 18:33h

Baixei uma versão do Sidux com o xfce e instalei em um hd com 4 partições pré-existentes. O programa reconheceu todo o hardware (meio antigo), listou todas as instalações no Grub e deixou tudo pronto para usar. Acho que para aqueles que, como eu, ainda não conhecem a fundo os Linux, as versões baseadas no Debian são mais fáceis de usar. Sugestão aos principiantes e novatos: podem instalar sem sustos. Roberto.

[10] Comentário enviado por juliaojunior em 05/08/2009 - 19:15h

Pois é, acho que talvez tenha visto o KDE 4.3 pelo uso do DU. Não sei... de qualquer forma, é uma distro fenomenal.

[11] Comentário enviado por willian.firmino em 05/08/2009 - 19:59h

dbahiaz - teste o kde k.2.4 no Slackware-current
e em breve o 4.3 para o Slackware 13 - ele é muito rapido e estável

[12] Comentário enviado por xerxeslins em 05/08/2009 - 20:04h

Legal!

deu vontade de testar essa distro... fiz uma anotação mental: instalar sidux na próxima vez que for testar uma distro nova.

Será que o desempenho do KDE no sidux é melhor que no Ubuntu?

Abraço

[13] Comentário enviado por removido em 05/08/2009 - 20:13h

Tõ baixando para testar :)

[14] Comentário enviado por dbahiaz em 06/08/2009 - 01:38h

willian.firmino, eu até tentei uma vez testar o kde 4 no slackware, mais foi no inicio do kde 4, nem era suportado oficialmente, e tava bem bugadim, e como tinha dado uma trabalheira danada (desinstalar o 3 que tava redondinho pra colocar o 4), acabei deixando de lado, quando sair o slackware 13 provavelmente encaro, valeu!

[15] Comentário enviado por PauloX em 06/08/2009 - 16:57h

Experimentei o sidux e realmente ele é muito rápido e bonito, passa a impressão de ser muito bem acabado. Mas tenho uma duvida: como instalr o driver da ATI, minha placa de video é uma HD 4870 e gostaria de habilitar 3d e usar o comando para alterar a rotação do fan da placa (exemplo: aticonfig --pplib-cmd "set fanspeed 0 65").

Desculpem se não podia postar esta duvida aqui.

Obrigado!

[16] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 06/08/2009 - 18:54h

PauloX,

Vou pesquisar sobre a ATI e se encontrar algo posto aqui. Se você quiser ou tiver tempo, de uma olhada no Manual do sidux que está disponível em: www.sidux.com.br">www.sidux.com.br (em portugues) ou no www.sidux.com (se preferir em Ingles ou outro idioma.)

Sds

[17] Comentário enviado por albfneto em 06/08/2009 - 19:40h

sim xerxeslins, pelo menos comparando versões mais antigas, não ví debian like como o sidux., em performance

[18] Comentário enviado por PauloX em 07/08/2009 - 09:24h

Pelo que entendi, o kernel do sidux não aceita o driver proprietário da ATI, será isso mesmo?

[19] Comentário enviado por kuruminlinux em 03/10/2009 - 17:17h

PauloX,
Aceita sim.Leia sobre o assunto no manual do sidux em http://manual.sidux.com/pt-br/hw-dev-hw-dri-pt-br.htm#non-free-3d-2
Visitem e participem do sidux Brasil em http://www.sidux.com.br com servidores de download do sidux no Brasil; manual do sidux; guia rápido do sidux; wiki do sidux; forum de debate; etc.
abraços.


Contribuir com comentário