Adicionando pacotes do SuSE 9 via WEB

Neste artigo irei mostrar como configurar o SuSE 9 para instalar ou fazer atualizações de pacotes que não são "críticos" ou de "segurança" e portanto não aparecem no YOU UPDATE. Esta configuração é util pois é possível instalar/atualizar a versão mais recente de determinado pacota na WEB.

[ Hits: 17.256 ]

Por: UBIRATAN PASSOS NETO em 06/04/2004


Escolhendo a fonte de instalação



Ao instalar o SuSE podemos escolher o mínimo de pacotes possíveis para a interface gráfica e depois instalar os pacotes opcionais via WEB, isso é viável para quem não usa linha discada para acessar a internet é claro.

Após instalar o SuSE recomendo fazer todas as atualizações criticas e de segurança.

Ao fazer essas atualizações, pelo YOU, já observaremos que existem diversos links com os espelhos de distribuições do SuSE espalhados pelo mundo, é ai que começa esta configuração. Quando executamos o "Inicializar o YOU" temos que escolher qual servidor vamos usar para baixar as atualizações, são 13 servidores espelhos listados, vamos escolher um como na linha abaixo. Por exemplo:

ftp://ftp.leo.org/pub/comp/os/unix/linux/suse/suse

Este é um servidor FTP, note que na lista também há servidores HTTP. Selecione o caminho de um e copie para a área de transferência (Ctrl+C). Agora abra seu navegador de preferência e cole o link nele, agora procure o diretório que mais for compatível com sua plataforma e versão do SuSE. No meu caso é "i386" e "9.0", ficando

ftp://ftp.leo.org/pub/comp/os/unix/linux/suse/suse/i386/9.0/

Existem mais diretórios, mas devemos ficar por aqui, o YaST sabe onde encontrar os pacotes. Copie este caminho completo. Pronto já temos a fonte de instalação que precisáva-mos.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Escolhendo a fonte de instalação
   2. Incluindo a nova fonte de instalação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Configurando Linux para Desenvolvimento de Sites

MSN-PROXY no CentOS 5.5 64 bits

Autenticar estação de trabalho GNU/Linux no Windows Server - Instalação e configuração do Centrify

Openfire integrado em uma floresta Active Directory

Tutorial de Instalação do Redmine

  
Comentários
[1] Comentário enviado por y2h4ck em 07/04/2004 - 10:11h

O SuSE 9 e muito interessante ... porem tive alguns problemas com atualizações criticas do YaST pela internet ... ele corrompeu todos os pacotes que tentou instalar ... (inclusive um patch para kernel que estava na lista).

Eu em particular recomendo utilizar o apt-get que e mais facil de utilizar e mais seguro ... e claro ... nada melhor que fazer algumas coisas manualmente ;)

Isso ae cara valew pelo artigo mostrando potencial do SuSE


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts