Usa Firefox? Expanda-o

Neste artigo irei falar sobre a possibilidade de expandir o Firefox através de extensões. Vou falar um pouco sobre o conceito de extensão, como instalar e gerenciar as extensões e, por fim, tecer alguns comentários sobre algumas extensões específicas.

[ Hits: 53.483 ]

Por: Fernando de Sá Moreira em 30/10/2006 | Blog: http://lattes.cnpq.br/2269235326367932


Informações gerais sobre extensões



I. O que são extensões?


Um dos recursos mais interessantes do Firefox é a possibilidade de justamente aumentar seus próprios recursos. O que expande o conteúdo desse navegador é aquilo que chamamos "extensões" (add-ons, em inglês). Extensões, ou add-ons, são pequenos softwares que fundem-se com outro software afim de expandir seus recursos.

Para entender melhor o que é uma extensão, é conveniente discernir do que é um plugin: plugin é um pequeno software ou biblioteca que funde-se há um outro software afim de expandir sua função específica; extensão (ou add-on) é um pequeno software que funde-se há um outro software afim de aumentar suas funções.

Sendo assim, um plugin para o Firefox, como os plugins do Java e do flash, são softwares que fundem-se ao Firefox, afim de permitir que ele visualize páginas da web com determinadas tecnologias, trabalhando, portanto com a função específica do Firefox (visualizar páginas); plugins geralmente estão associados com a visualização ou execução de arquivos de algum formato de arquivo específico.

Extensões adicionam novas funcionalidades ao Firefox, que foge a visualização ou execução de algum formato de arquivo, assim como foge a função mais específica do Firefox, adicionando a ele uma nova função. De qualquer modo, nem sempre é possível estabelecer essa distinção tão facilmente, portanto não é necessário ater-se neste ponto.

Extensões não são exclusividade do Firefox, existem diversos outros softwares, das mais diversas funcionalidades, que permitem o uso de extensões. Neste artigo irei abordar a funcionalidade de algumas extensões do Firefox.

II. Por que usar extensões?


Extensões são recursos que permitem personalizar e adaptar um software: O uso de extensões permite transformar um software comum num software único. Um software como o Firefox normalmente é desenvolvido para suprir necessidades genéricas, sendo assim, seu público alvo é quase todos aqueles que usam internet.

Isso cria uma dificuldade: o que significa, que não terá muitos recursos especiais, além dos mais óbvios, aqueles que atenderão as necessidades do seu público alvo. Com o uso de extensões um software simples pode se transformar em um software complexo. O Firefox, que é um navegador web relativamente simples, pode ter acrescidos os mais diversos e trabalhados recursos.

Outra vantagem do uso de extensões é a descentralização do processo de criação de recursos: normalmente as extensões são criadas por grupos de usuários e/ou desenvolvedores não-ligados oficialmente ao projeto. A possibilidade de expansão permite também que o Firefox (puro) seja mais leve e de menor tamanho, melhorando a distribuição do software e seu uso em máquinas antigas.

III. Nota sobre segurança


Há dois problemas no uso de extensões:

1. Extensões podem entrar em conflito entre si. Às vezes, quando são instaladas duas ou mais extensões que tem objetivos parecidos, como, por exemplo, uma extensão que deixe coloridas as abas de navegação e outra que adicione imagens nas abas de navegação, é possível que elas entrem em conflito e não funcionem corretamente. Esse tipo de problema não interfere na segurança do Firefox ou no funcionamento do mesmo, apenas no funcionamento das extensões em questão, portanto não é um problema grave;

2. Extensões podem ocultar trojans. Desde que foi criado o conceito de extensões, a maior preocupação é manter a segurança; se alguém pode adicionar um novo recurso a um software, o que garante que o este alguém não tentará prejudicar o usuário? Por essa razão não é interessante instalar extensões indiscriminadamente: procure sempre baixar e instalar extensões a partir de sites confiáveis.

Até o momento, foi anunciada apenas uma notícia de software que pode prejudicar um usuário do Firefox. Aparentemente, usuários Linux não estão menos propensos a torna-se vítima deste tipo de golpe, pois a "extensão" maliciosa é instalada por alterações feitas nas configurações de segurança do Firefox por um malware que deve estar previamente infectando o sistema, como o Linux é menos propenso aos malwares, está mais seguro. Para mais informação ver:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Informações gerais sobre extensões
   2. Como instalar extensões no Firefox
   3. Gerenciar extensões
   4. Algumas extensões interessantes (segurança)
   5. Algumas extensões interessantes (abas)
   6. Algumas extensões interessantes (tradução do Firefox)
   7. Algumas extensões interessantes (downloads e update)
   8. Algumas extensões interessantes (utilidades diversas)
   9. Links
Outros artigos deste autor

A vida em preto e branco II - Orpheus, música no console

Sucata - Que SO usar em PCs antigos?

Encarando o DGuitar

Sucata - Dicas de compra

Mrxvt x Gnome-Terminal x Konsole

Leitura recomendada

Neo-PuppyBR - Um Linux novo para computadores antigos

O que são distribuições

Slitaz: Guia Rápido

Slackware 13.37 - Compreendendo o processo de inicialização

Instalação do Void Linux em UEFI + Dual Boot com Windows

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 30/10/2006 - 11:20h

O artigo ficou do caramba! Fiquei impressionado com o McAfee SiteAdvisor, muito interessante o recurso. Meus parabéns!

Um abraço,
Fábio

[2] Comentário enviado por fsamoreira em 30/10/2006 - 11:35h

O artigo saiu um pouco tarde, o firefox 2, onde algumas extensões podem não funcionar. todavia, já sairam vários tutoriais para "enganar" o firefox 2 e aceitar extensões originalmente não compatíveis.

[3] Comentário enviado por PCMasterPB em 30/10/2006 - 14:41h

Sim, uma das características que deixam o Firefox um navegador mais arrojado é justamente suporte à essas extensões que o tornam único para cada perfil de usuário. Isso é tão bom para o software que o BROffice 2.0.4 tb já suporta extensões para ele, aumentando assim sua gama de funcionalidades.

[4] Comentário enviado por y2h4ck em 31/10/2006 - 08:57h

Rapaz, muito bom esse lance de extenssões do Firefox.
Eu ja utilizava a extenssão FoxxyProxy para utilizar o TOR junto com o firefox de forma mais eficiente.

Instalei o McAfee SiteAdvisor e achei muito interessante.
Muito bom artigo, parabéns!

Abraços

Anderson

[5] Comentário enviado por juliaojunior em 01/11/2006 - 14:44h

legal o artigo! já estou pesquisando alguns dos links.

[6] Comentário enviado por Edy em 09/11/2006 - 09:13h

Excelente artigo, quem ainda não conhece as extensões deveria dar uma plhada, pois sempre existe alguma útil para seu tipo de uso.

[7] Comentário enviado por dill_tche em 23/11/2006 - 11:23h

Muito bom artigo, funcionalidades bastante uteis


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts