Uma pequena jóia sobre ilusionismo visual

Nosso assunto não é complicado como o "título" é, afinal de contas a imagem não EXISTE. O que existe é a nossa interpretação sobre o que nos é oferecido através da janela dos nossos olhos, ouvidos e pele. Essa interpretação depende de cada indivíduo, daí o que existe para uma pessoa pode não existir para outra, vamos ver por quê.

[ Hits: 29.482 ]

Por: Guilherme RazGriz em 24/01/2007 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Aquilo não existe



Todos os indivíduos vêem as coisas sob perspectivas diferentes, mesmo que pareçam iguais, sempre existirá um ponto de inconvergência, em documentos anteriores esse assunto já foi abordado de maneira indireta, então o que nós faremos aqui é literalmente mergulhar neste assunto de uma maneira abrangente e relativamente imparcial.

Esta imagem diz a mesma coisa para todas as pessoas?


A resposta é NÃO, por mais incrível que pareça, felizmente não é essa a realidade, apesar do "censo comum" iniciado em 1933 e que perdura até hoje, na realidade este símbolo PERTENCE a uma religião bem antiga que prega a paz e que ainda é muito forte, sobretudo na Índia, estamos falando da religião HINDU.

No caso da suástica fui forçado a me desviar um pouco do tema e falar um pouco de simbologia, isto se fez necessário para corrigir a visão de algumas pessoas sobre símbolos antigos no qual o ilusionismo visual ainda marca a sua presença. Um outro exemplo é o TRIDENTE de Poseidon (Deus da mitologia grega que controlava os mares). O tridente é hoje reconhecido como um símbolo do "diabo' ou "demônio" para religiões derivadas do catolicismo e até mesmo dele próprio. Recomendo a vocês procurarem o texto "Os Olimpianos", escrito por Edgar Morinn afim de se estender sobre o assunto dos mitos criados pelas massas, isto pode ser muito útil no futuro para algumas pessoas, independente da carreira que elas venham a seguir, mas agora vamos voltar a nossa trama direta.

O Ilusionismo visual direto consiste em literalmente enganar a visão do espectador, direcionando inclusive o pensamento do mesmo, a fim de criar um grupo que pense de forma homogênea ou pelo menos próximo a isso.

Vamos lá!


Prestem atenção a figura proposta e veja o que ela faz com o seu senso de interpretação (não quero que você VEJA, quero que você OLHE a figura), depois repita a operação acompanhado de mais de uma pessoa, discutam a mesma e tirem as suas conclusões, se por acaso vocês acharem que viram dois "olhos" em primeiro momento, a ilusão funcionou como deveria.

Não leia esta parte antes de fazer o que foi solicitado anteriormente.

O objetivo do objeto criado era criar uma sensação de PROFUNDIDADE a ponto de a figura passar a observar você e não o contrário. Existem várias maneiras de se executar tal técnica, vamos aprender algumas a seguir.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Aquilo não existe
   2. Mágica ou apenas precisão e simetria?
Outros artigos deste autor

Blender para todos! - Parte II

As letras que fazem TOING

Tempestade de cor

Alguém aí falou em deformação?

Da criança problema até o abacaxi

Leitura recomendada

Criando Wallpapers para KDE 4

Deformar ou recriar?

Como simular fluidos 3D com o Blender

Blender para todos! - Parte II

Blender - Criando personagem 3D em menos de 10 minutos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Nigthwing em 24/01/2007 - 14:22h

Só uma correção.
O seu primeiro exemplo não é a suástica e sim a bandeira do Partido Nazista.
Essas duas imagens abaixo podem ilustrar melhor o seu artigo:
http://www.europa1939.com/documentos/cruzgamada4.jpg
http://www.museudosexo.com.br/images/OrigensCultoFalico/SuasticaRomana.jpg

[2] Comentário enviado por removido em 24/01/2007 - 17:40h

Ai, ai, ai...

Até filósofo tem aqui!!!

Só o razgriz mesmo para dar nó na cabeça da gente!!!
;-))

[3] Comentário enviado por Pablinho em 25/01/2007 - 01:34h

por favor quero ajuda não sei que distro eh a minha ja olhei varias mas não achei nenhum nome parecido

[4] Comentário enviado por razgriz em 25/01/2007 - 01:55h

teria como vc mandar um screenshot ao menos? não podemos ajudar se nós não temos material para trabalhar, faça o seguinte, na inicialização, o lilo ou o grub geralmente trazem o nome, isso ja pode te ajudar,

[5] Comentário enviado por sermart em 25/01/2007 - 19:42h

A cruz gamada precisa ser mais bem explicada pois sempre será motivo de polêmica e por isto ai vai uma pequena definição dela e da confusão que causa nas pessoas.
A cruz gamada, quando em sentido destrógiro, é chamada svastikano, símbolo de evolução e felicidade para muitas civilizações antigas e para brâmanes e budistas. Ao contrário, quando em sentido sisnistrógira, quente, é símbolo de involução, considerado nefasto e destrutivo. Esta útima foi, na Alemanha, o emblema de grupos anti-semitas a partir de 1905, depois o do Partido Nacional Socialista, sendo adotada por Hitler. No ocidente conhecida com suástica.
Na verdade é só inverter o sentido da suástica do nazismo e ela será o simbolo de felicidade e evolução como dito anteriormente.

[6] Comentário enviado por user-kuruma em 26/01/2007 - 14:03h

Cara minha cabeça ficou toda enrolada com esse texto, mas consegui entender o que você quiz passar com esse texto. O pessoal que mexe com Markentig utiliza esse e outros conceitos para alcançar um maior número de pessoas com seus produtos.

[7] Comentário enviado por Teixeira em 04/02/2007 - 22:34h

Só para complementar o comentário do Sermart:
A suástica destrógira de Hilter era também chamada de "lunar", enquanto a "sinistrógira" era a "solar", considerada como sendo "mais poderosa".
{}'s Teixeira

[8] Comentário enviado por shirglei em 07/12/2007 - 13:10h

Tá, mais aqui é um forum sobre Linux... não vi onde ele se encaixa neste artigo...

[9] Comentário enviado por edirlf em 06/02/2008 - 11:40h

"Tá, mais aqui é um forum sobre Linux... não vi onde ele se encaixa neste artigo... "

Creio que aprender sobre essa técnica utilizando Gimp se encaixe perfeitamente em Linux (como se encaixaria perfeitamente para qualquer outra plataforma, já que o gimp é perfeitamente portável para outras plataformas)

[]'s, Edir.

[10] Comentário enviado por py9mt em 10/02/2008 - 12:46h

ptz, massa esse artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts