Blender - Criando personagem 3D em menos de 10 minutos

Caros, em nossa grande biblioteca técnica livre que é o VOL, não poderia faltar um artigo sobre a criação de personagens Humanoides 3D em menos de 10 minutos, mesmo que você nunca tenha tocado em nenhum programa de criação em toda sua vida. Vamos lá?

[ Hits: 89.294 ]

Por: Guilherme RazGriz em 11/07/2014 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Em 10 minutos? Tem certeza?



Caros,

Para executar a demanda, iremos primeiro instalar os softwares necessários:
A ferramenta denominada Make Human é, na verdade, um projeto fantástico que permite a criação de personagens 3D humanoides de forma extremamente lúdica, sem linha de comando ou mesmo traços de modelagem ditos como "complicados", bastando dizer a ele o que se deseja em termos de anatomia, assimetria e muito mais!

Instalação

Primeiro, vamos fazer o download da ferramenta, escolha o pacote mais adequado à sua distribuição. No site da ferramenta, o pacote Debian é dito como universal, ou seja, funcionará em tudo que for base Debian* (testado no Ubuntu e Linux Mint).

Para os utilizadores do Fedora, este pequeno tutorial pode ajudar:

Blender 2.71

Bem, o Blender dispensa apresentações, pois todos viram seu poder nos cinemas em diversas animações como Rio, Shrek, Era do Gelo e muitas outras, sendo hoje considerado o melhor software para animação e modelagem 3D do planeta.

Instalação: basta baixar o pacote para GNU/Linux no site, ele serve para qualquer distribuição, bastando descompactar o pacote na sua pasta pessoal, ou em outro lugar do seu agrado, e abrir o executável.

Baixados e instalados os softwares, vamos abrir primeiro o MakeHuman, cuja tela de carregamento traz um aviso importante:
"Como o programa trata a anatomia e detalhes da figura humana com realismo, algumas pessoas podem se sentir ofendidas ao serem expostas a "nudez", mesmo que representada apenas por uma malha 3D, então se este for o seu caso, recomendo não concluir o carregamento do programa."

Uma vez aberto, a interface do MakeHuman é extremamente simples e intuitiva. Já na primeira tela, temos uma malha neutra onde podemos determinar de que sexo será o personagem, sua idade, peso, cor da pele e muito mais! E tudo isso apenas arrastando o cursor presente nas barras de configuração do atributo desejado! A seguir, começo criando a Criva, nossa personagem exemplo do dia.
Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos
Na barra superior do programa, podemos navegar pelo menu de atributos que podem alterados em nosso personagem, bem como alcançar a aba de configuração do programa, onde podemos inclusive alterar a linguagem para Português. Para fazer a alteração, basta clicar sobre o idioma desejado e reiniciar o programa.
Agora que já estamos com o nosso idioma natal devidamente configurado, vamos começar definindo o sexo do personagem e suas características básicas, como cor da pele, altura, peso e musculatura.
Essa é a "Criva" tomando forma, note que podemos criar seres totalmente únicos, definindo ajustes mais que diversos ainda na base da malha!
Na aba denominada Modelagem, podemos definir mais atributos relacionados especificamente ao sexo dado ao personagem, tais como tamanho e formato dos seios e muito mais. Caso seu personagem seja masculino, você pode navegar até a aba denominada Geometria e lá anexar ao mesmo uma genitália masculina e assim determinar o tamanho do saco escrotal e obviamente do corpo cavernoso* (Pênis) bastando para isso, retornar a aba de modelagem selecionando o ajuste "Sexo".
Visto isso, vamos ao rosto onde podemos ajustar desde a aparência pela idade, até mesmo a profundidade do osso nasal ou mesmo ângulo da face.
Aproveite para contemplar a sua criação, definindo traços e características realmente únicas ao seu projeto alterando, se desejar, inclusive as sobrancelhas.
Igualmente o pescoço, também precisa ser compatível com o tipo de personagem em construção. Faça os ajustes que considerar mais adequados não apenas quanto ao comprimento, mas também a proporção do mesmo.
Quanto aos olhos, preste bastante atenção, pois os ajustes existem para ambos, direito e esquerdo! A assimetria é interessante, pois nenhuma pessoa tem lados iguais. Em alguns casos, a simetria é realmente indesejada, pois pode assustar algumas pessoas.
Quanto ao nariz, não seja tímido(a), tente brincar um pouco com as feições para se acostumar com a ferramenta.
Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos
Hora de cuidarmos da boca. Eu, particularmente, gosto de deixar os lábios bem grandes, mas você pode fazer como desejar.
Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos
Para as orelhas, note que existem interfaces de ajustes para cada uma, então, use com cuidado.
Para o abdômen, o ajuste é ainda mais singelo, você pode atribuir ao personagem o biotipo que desejar. O mesmo vale para as nádegas.
Para as mãos, braços, pernas e etc, você também é livre para fazer o que desejar, porém, não se esqueça que os ajustes são individuais, devido à assimetria.
Por fim, vamos para a aba denominada Pose/Animate. Lá, vamos adicionar um esqueleto *(Rig), para que possamos animar este personagem no Blender. O MakeHuman oferece uma seleção com variados tipos de esqueletos, incluindo modelos fabricados para jogos e ambientes metaversicos como, por exemplo, o Second Life. Escolha o que desejar.
Agora, voltemos para a aba denominada Geometria, vamos vestir o nosso personagem para levá-lo ao Blender. =]

Obviamente, não é necessário vestir o personagem utilizando o MakeHuman, porém, o mesmo já oferece texturas e roupas adequadas para quem deseja apenas o básico.

Agora, basta clicar sobre as roupas desejadas. Nesta aba, você também pode adicionar dentes, língua e como já dito acima, genitálias de ambos os sexos.
Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos   Linux: Como criar um personagem 3D em menos de 10 minutos
Na aba de Materiais, ainda podemos trocar as texturas das roupas, se assim desejarmos.
Muito bem, chegou a hora de exportar o personagem que acabamos de criar, para finalizar o arquivo no Blender! Selecione o formato MHX e escolha um bom local para exportar o seu arquivo, como uma nova pasta, por exemplo. =]
Agora, é só aguardar alguns segundos e pronto! Seu arquivo está pronto para ser aberto no Blender! Você pode salvar o fonte, se desejar.

Hora de abrir o Blender!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Em 10 minutos? Tem certeza?
   2. Finalizando e animando
   3. Adicionando cabelo
Outros artigos deste autor

Impressoras 3D Nacionais... A VERDADE!

Programação visual (módulo 1)

O espelho do sol e da lua

Programação visual (módulo 03)

Blender para todos! - Parte III

Leitura recomendada

Soltando raios com Inkscape

Gnome Shell e Extensions no Ubuntu 11.10

Como simular fluidos 3D com o Blender

O reflexo a partir de um plexo

Imagination: Transforme suas fotos em DVD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 11/07/2014 - 18:37h

Nosso Grande Gurú do Blender e seu mais novo excelente Artigo!
Favoritado, novamente.

[2] Comentário enviado por izaias em 13/07/2014 - 12:55h

Mas pro profissional chegar ao nível de criar um padrão de realidade virtual com o Blender, em filmes como os relatados, demora muito, não?

Realmente, surpreende.
Mais um excelente trabalho!

[3] Comentário enviado por razgriz em 14/07/2014 - 11:31h

Oi Izaias,

Claro que é preciso se dedicar bastante! Porém todo mundo pode fazer qualquer coisa se assim desejar =], eu bem que pensei em escrever mais páginas ensinando mais técnicas de construção e modelagem, mas achei que ficaria cansativo para o pessoal ler dai simplifiquei ao limite =]

obrigado pessoal!

[4] Comentário enviado por ishock em 16/07/2014 - 07:21h

Muito bom, eu gosto da área de modelagem 3D.
Nota 10.

[5] Comentário enviado por CarlosRPM em 19/07/2015 - 16:50h


Muito Obrigado, mestre, você não faz ideia do quanto me ajudou! Estou ansioso por uma outra aula! =]

[6] Comentário enviado por moreirawebmaster em 16/09/2015 - 13:31h

O melhor tutorial que já encontrei na internet para criação de personagem no blender, parabéns, show de bola!

[7] Comentário enviado por Analou7 em 10/11/2015 - 00:33h

Ola, eu tentei fazer download (makehuman) no link sugerido mas apareceu msg que o arquivo poderia danificar meu computador, então achei mais seguro baixar pelo próprio linux (gerenciador de aplicativos) mas a versão que baixei é 1.0 Alpha 6.0, não tem opção para alterar idioma, não tem opção vestir personagem e o pior é que eu clico para salvar e exportar mas não acontece nada. Vc pode me orientar como eu posso proceder? Tem alguma forma de baixar so atualizações ou este fato que relato não se resolve com atualização? Ah e muito grata pelo tutorial, super bem explicado. Se o programa que baixei funcionar, acho que conseguirei fazer a animação que estou precisando... graças ao seu tutorial.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts