O emocional e a imagem

Vou ser breve: aqui trataremos da estreita relação do emocional para com a imagem (mensagem e resposta).

[ Hits: 15.355 ]

Por: Guilherme RazGriz em 30/11/2006 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Emocio o que?



Emocional.

Raiva

Medo

Euforia

Alegria

Tristeza

Paixão

Ódio

e demais reações que demonstramos de acordo com o estímulo que nos é "oferecido".

Pois bem, a imagem é uma das principais ferramentas para criar tais estímulos, já falamos sobre as cores nos nossos documentos anteriores, então faremos apenas uma observação sobre as mesmas aqui:

As cores FRIAS são como "moderadores" quando se trabalha com cores quentes em tons muito VIVOS. Para entender melhor, recomendo fortemente a (re)leitura dos 3 últimos documentos e para os que estão iniciando em edição de imagens/direção de arte, a leitura de TODOS os meus documentos anteriores. O link para os documentos publicados no site pode ser encontrado acessando:
Para os demais documentos basta procurar pelo "GUIA BOZOLINUX", ele é facilmente encontrado através do moderador davidsonpaulo.

Mas por que o emocional é um fator crucial?


Bem, é o estado emocional que adquirimos quem "determina" qual será a nossa reação FÍSICA e PSÍQUICA perante o "estímulo" que nos é oferecido, esse estímulo nada mais é do que uma MENSAGEM, essa mensagem pode vir em diversos meios* (Meios = TV, RÁDIO, INTERNET, IMPRESSOS e etc). De posse destes dados, agora nós sabemos que através da peça* (trabalho) que produziremos, seja ela projetada para qualquer meio, podemos alterar o estado emocional do público que se deseja atingir.

Existem diversas teorias que analisam como o indivíduo interage com os meios de comunicação (basicamente tanto o jornalismo quanto a propaganda), dentre algumas teorias que poderíamos citar, aqui estão a da "Bala mágica" (Agulha Hipodérmica) da Escola de Chicago ou ainda os Apocalípticos, da Escola de Frankfurt (Adorno e cia), que acreditavam que a cultura de massa* não passava de um engodo.

Acredito que isso seja suficiente para percebermos o quão é importante a consideração deste fator nos nossos trabalhos.

Vamos adiante.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Emocio o que?
   2. A aplicação
   3. Por hoje já esta bom!
Outros artigos deste autor

Como fazer uma transição de imagens em vídeo com o OpenShot

Modelagem realista com o Blender

Um pouco de pintura digital

O Rio distorcivo e o Gimp

Já falamos do PC Popular, mas será que o laptop também é ruim?

Leitura recomendada

Desenhando um avatar do Tux no InkScape

Quando o rosto vira espelho

"Tatuando" pessoas com o Gimp

Um pouco de pintura digital

Tempestade de cor

  
Comentários
[1] Comentário enviado por flipe em 30/11/2006 - 09:23h

muito bom

[2] Comentário enviado por kaleo1986 em 30/11/2006 - 09:57h

interessante

[3] Comentário enviado por slackware2006 em 30/11/2006 - 10:10h

Cara, vc é muito ruim. Não sei se faz pouco que saiu da faculdade, ou se ainda está nela,mas devia voltar e fazer todas as cadeiras de novo. Eu li os seus outros artigos e pelo material que vc produz, vai morrer de fome como diretor de arte.
Outra coisa, o que tem a ver este site com o conteúdo que vc publica. Quem aqui se importa com seus artigos ?? Vc devia procurra um portal da sua área.
Sem contar que vc parece ser bem convencido para alguém que não tem talento artístico. E posso afirmar isto pois trabalho ha 10 anos com computação gráfica...

[4] Comentário enviado por davidsonpaulo em 30/11/2006 - 11:09h

-- Comentário excluído --

[5] Comentário enviado por razgriz em 30/11/2006 - 12:35h

vamos ver, se eu sou ruim, então eu não deveria ter chegado onde eu cheguei hoje....não lamento se você não teve o minimo de competencia para entender um assunto tão mastigado quanto esse, ainda digo mais, pare com esse saudosismo tardio, a direção de arte mudou muito, mister super star=] , ainda não acredito que você não tenha entendido o que foi proposto no artigo, mas tudo bem, vamos adiante : "SE ninguém liga para o que eu escrevo..." então como é que já ministrei palestras em vários cantos do pais graças aos documentos expostos no site?" seria muito estanho... dado as suas "maravilhosas" contribuições para com este site, eu sugiro ficar de boca fechada para que nenhuma mosca acabe entrando ai. Até mais.


[6] Comentário enviado por EdDeAlmeida em 30/11/2006 - 16:11h

Senhores, mantenhamos a calma!

Apreceie o seu artigo, razgriz, e só discrodo quando você diz que os Frankfurtianos acham a Cultura de Massa um engodo. Creio, ao contrátio, que nenhum outro grupo de pensadores percebeu, como eles, a força da Cutura de Massa sobre a sociedada. Ao ponto de questionarem até mesmo a chamada "isenção científica" dos intelectuais ao estudarem a Cultura de Massa. Como ser isento, perguntam eles, se estamos imersos na cultura de massa todos os momentos de nossa vida.

O questionamento frankfurtiano é, sim, sobre os aspectos qualitativos da Cultura de Massa e sobre seus propósitos.

E pensando bem sobre o seu recado na última página do artigo, ele só é necessário porque vivemos, segundo Theodor Adorno, na Era da Reprodutibilidade Técnica.

Abraços e até logo!

[7] Comentário enviado por razgriz em 30/11/2006 - 19:19h

Sim Edvaldo o recado da ultima página infelizmente foi necessário por esse motivo, mas algum dia eu francamente admito que gostaria de não ter que colocar mais recados, acho que eu me expressei de forma incorreta, mas quando percebi não tinha como alterar o texto, o unico problema da escola de frankfurt é não apresentar uma solução completa para o "problema", mas com relação ao texto, eu pretendia falar do que a industria cultural faz isso, mas de qualquer maneira acho que o resultado final não acabou prejudicado, posso dizer também que aqui eu vejo uma grande variedade de documentos, sejam eles voltados para servidores ou para "brinquedos" que nós mesmos podemos fabricar (como por exemplo o controle remoto para pc, que vi num artigo do "Cabelo"). Bem, agora eu me despeço por aqui, boa noite a todos! .

[8] Comentário enviado por removido em 01/12/2006 - 00:14h

Guilherme Continue Assim...
Tenho aprendido muito com seus artigos
Nem Cristo agradou a todos
nao seria diferente no Software Livre

cada um tem um ponnto de vista e ainda bem que existe isto


Quem cre ter todas as respostas certamente nao fez todas as perguntas =
Confucio:

[9] Comentário enviado por Edy em 01/12/2006 - 14:19h

Gostei do artigo, mesmo fugindo ao tema do site, é muito interessante. Faz a gente pensar nas formas de manipulação a que a mídia nos submete.

Parabéns.

[10] Comentário enviado por drdoom em 01/12/2006 - 17:54h

Esse senhor merece uma nova categoria... artigo sobre design... :D

[11] Comentário enviado por crodrigo22 em 02/12/2006 - 00:58h

Falou falou e eu nada entendi daria para ser mais claro em seus artigos e não só ficar postando pra ganhar pontos

[12] Comentário enviado por razgriz em 02/12/2006 - 01:13h

"crodrigo22 " isto se quer merece um comentário mas tudo bem : você não entendeu o propósito desse artigo então vou imaginar que você não tenha lido o mesmo por inteiro e ou ao menos se interessado : O objetivo do artigo era nada mais do que mostrar aos que ACOMPANHAM TODOS OS MEUS ARTIGOS o poder da imagem no ambito EMOCIONAL, obviamente que não é um documento para pessoas sem preparo, outra coisa... você acha que eu estou ligando para pontos, rankings e coisas do tipo ? Considerando o fato de que não é isso que gera empregos e propostas de trabalho e muito menos visibilidade, isso seria um terrivel erro estratégico =], pense melhor e bons estudos.

[13] Comentário enviado por cycne em 03/12/2006 - 20:44h

Confesso que nao li o artigo todo , mas de inicio já tirei minha conclusão: O que isso tem haver com linux???? huehuauhauh se fosse uma demonstração de um software de design gráfico tudo bem... mas no seu caso , acho que está no site errado!! ... Pelo que li do artigo está muito bom, interessante!! ...mas acho que nao tem nada haver com os propósitos desta página: software livre!!

[14] Comentário enviado por razgriz em 04/12/2006 - 00:46h

É muito simples, se nós desejamos que as nossas ferramentas sejam vistas e utilizadas pelas massas, primeiro nós precisamos nos preparar para isso, entender como utilizar a comunicação ao nosso favor, felizmente existem pessoas que se preocupam com isso, na "comunidade" existem poucas, então o objetivo é amenizar esse grave problema. =]

[15] Comentário enviado por Century_Child em 05/12/2006 - 01:06h

Na boa, sem querer desmerecer o trabalho, mas o artigo não tem nada a ver com o propósito do site. Esse artigo ficaria melhor colocado num site sobre design.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts