OpenVino: Inteligência Artificial em tempo real sem GPU

Hoje é muito comum sistema de deep learning com inferência matemática para visão computacional utilizando técnicas de redes neurais convolucionais. Mas também é muito comum estes sistemas trabalharem com as poderosas GPUs. Neste artigo conheceremos o OpenVino, uma tecnologia da Intel que permite processar reconhecimento de objeto com 100 fps em processadores i5.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


OpenSmiles - Criando imagens e figuras de moléculas químicas em formato de qualidade

OpenSmiles é um programa multi-plataforma projetado para interconverter entre muitos formatos de arquivo usado em modelagem molecular e química computacional e áreas afins, é também uma notação de linha tipográfica para especificar a estrutura química. Podemos facilmente criar figuras de moléculas químicas pela linha de comando no Linux via terminal ou através de um script.

Por: Édio Mazera


Escrevendo com LaTeX

Neste artigo vou comentar sobre o LaTeX (pronuncia-se "latéqui"), que é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos. Ele foi desenvolvido por Leslie Lamport na década de 80 a partir do programa TEX criado por Donald Knuth.

Por: Rogério Fernandes Pereira


Guia SSD no Linux: tudo que você precisa saber e o que precisa esquecer!

Após quebrar um pouco a cabeça buscando dados sobre a instalação do meu primeiro "disco de estado sólido", ou simplesmente SSD, resolvi escrever este artigo, compilando e atualizando todas as informações sobre SSD no Linux, visto que grande parte do material que é encontrado na internet é desatualizado e não condiz mais com os pacotes existentes e/ou funcionamento do GNU/Linux em relação a estes dispositivos.

Por: Esli Silva


Não se afoguem mais em uma tonelada de Logs, ELK te salva! (Real-time)

Hoje em dia a análise de Big Data é cada vez mais importante por uma série de fatores, um deles é a tomada de decisão sobre o que fazer com determinado produto, serviço ou aplicação e, por conta disso, quem não faz análise de seus logs acaba ficando para trás. Isso é válido para empresas, Sysadmins, engenheiros, e principalmente a galera DevOps. Com base nesta questão, este artigo mostra uma das muitas formas de fazer isso, utilizando de tecnologias como: ELK, Docker e outras ferramentas essenciais para uma Infraestrutura Ágil, tudo isso em Real-time.

Por: Uriel Ricardo


Unity Desktop no Arch Linux

Neste artigo irei ensiná-los a instalar a interface gráfica desenvolvida pela Canonical com base no GNOME, o Unity, padrão na distro Ubuntu que também é de autoria da Canonical. Ela vem se revelando com o tempo e mostrando sua beleza.

Por: Celio Rodrigues


Inkscape descomplicado - Parte II

Nesta segunda parte da série "Inkscape Descomplicado", vamos começar explanando sobre a criação de objetos compostos a fim de obter a sensação de volume em nossos trabalhos.

Por: Guilherme RazGriz


Inkscape descomplicado - Parte I

Nesta pequena série de artigos, você vai aprender a utilizar o Inkscape para realizar "pequenas grandes" tarefas, que podem tirar o sono de qualquer pessoa que nunca precisou criar nada... até agora!

Por: Guilherme RazGriz


Blender - Criando personagem 3D em menos de 10 minutos

Caros, em nossa grande biblioteca técnica livre que é o VOL, não poderia faltar um artigo sobre a criação de personagens Humanoides 3D em menos de 10 minutos, mesmo que você nunca tenha tocado em nenhum programa de criação em toda sua vida. Vamos lá?

Por: Guilherme RazGriz


Para iniciantes: Deu tela preta? Não se desespere!

Este artigo delineia alguns procedimentos para recuperação de acesso à tela de login ou ambiente gráfico. Podem ser alternativas relativamente simples à vontade de reformatar tudo, quando se tem apenas uma tela preta.

Por: Alberto Federman Neto.


Como simular fluidos 3D com o Blender

A simulação de líquidos e objetos caindo dentro destes mesmos sempre foi prato cheio para os olhos de qualquer pessoa que admire computação gráfica. Porém, pouca gente considera que este simples efeito esteja ao alcance até mesmo dos iniciantes. Então, como toda boa biblioteca, o VOL precisava de um documento assim e aqui está ele!

Por: Guilherme RazGriz


Virtual Tuning com GIMP

Ensinarei neste artigo, como modificar virtualmente um carro pelo GIMP, como rebaixar, fazer o efeito da roda girando, entre outros.

Por: Murilo Augusto






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts