Construindo e Instalando a Interface Gráfica Cinnamon no Slackware

O objetivo deste texto é apresentar um método para a compilação e instalação da interface gráfica Cinnamon, na própria máquina onde a pessoa tem o seu Slackware current funcionando. O método baseia-se no processo de clonagem de um projeto github-slackbuilds, da interface Cinnamon, para o Slackware.

Por: Lucio Massafferri Salles


Filtros do Instagram no Gimp

Neste artigo veremos como instalar alguns scripts em Python que criam filtros similares aos do Instagram no editor de imagens Gimp.

Por: Fábio Berbert de Paula


Um método para a construção da interface gráfica MATE no Slackware

O objetivo deste texto é poder compartilhar um método para construir a interface gráfica MATE na distribuição Slackware. O método aqui apresentado não é muito complicado e está ao alcance de qualquer um que se disponha a adotar os bons hábitos de ler documentações, nas devidas fontes, além de praticar, sempre, com muita atenção e paciência, observando cada passo dado.

Por: Lucio Massafferri Salles


OpenVino: Inteligência Artificial em tempo real sem GPU

Hoje é muito comum sistema de deep learning com inferência matemática para visão computacional utilizando técnicas de redes neurais convolucionais. Mas também é muito comum estes sistemas trabalharem com as poderosas GPUs. Neste artigo conheceremos o OpenVino, uma tecnologia da Intel que permite processar reconhecimento de objeto com 100 fps em processadores i5.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


OpenSmiles - Criando imagens e figuras de moléculas químicas em formato de qualidade

OpenSmiles é um programa multi-plataforma projetado para interconverter entre muitos formatos de arquivo usado em modelagem molecular e química computacional e áreas afins, é também uma notação de linha tipográfica para especificar a estrutura química. Podemos facilmente criar figuras de moléculas químicas pela linha de comando no Linux via terminal ou através de um script.

Por: Édio Mazera


Escrevendo com LaTeX

Neste artigo vou comentar sobre o LaTeX (pronuncia-se "latéqui"), que é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos. Ele foi desenvolvido por Leslie Lamport na década de 80 a partir do programa TEX criado por Donald Knuth.

Por: Rogério Fernandes Pereira


Guia SSD no Linux: tudo que você precisa saber e o que precisa esquecer!

Após quebrar um pouco a cabeça buscando dados sobre a instalação do meu primeiro "disco de estado sólido", ou simplesmente SSD, resolvi escrever este artigo, compilando e atualizando todas as informações sobre SSD no Linux, visto que grande parte do material que é encontrado na internet é desatualizado e não condiz mais com os pacotes existentes e/ou funcionamento do GNU/Linux em relação a estes dispositivos.

Por: Esli Silva


Não se afoguem mais em uma tonelada de Logs, ELK te salva! (Real-time)

Hoje em dia a análise de Big Data é cada vez mais importante por uma série de fatores, um deles é a tomada de decisão sobre o que fazer com determinado produto, serviço ou aplicação e, por conta disso, quem não faz análise de seus logs acaba ficando para trás. Isso é válido para empresas, Sysadmins, engenheiros, e principalmente a galera DevOps. Com base nesta questão, este artigo mostra uma das muitas formas de fazer isso, utilizando de tecnologias como: ELK, Docker e outras ferramentas essenciais para uma Infraestrutura Ágil, tudo isso em Real-time.

Por: Uriel Ricardo


Unity Desktop no Arch Linux

Neste artigo irei ensiná-los a instalar a interface gráfica desenvolvida pela Canonical com base no GNOME, o Unity, padrão na distro Ubuntu que também é de autoria da Canonical. Ela vem se revelando com o tempo e mostrando sua beleza.

Por: Celio Rodrigues


Inkscape descomplicado - Parte II

Nesta segunda parte da série "Inkscape Descomplicado", vamos começar explanando sobre a criação de objetos compostos a fim de obter a sensação de volume em nossos trabalhos.

Por: Guilherme RazGriz


Inkscape descomplicado - Parte I

Nesta pequena série de artigos, você vai aprender a utilizar o Inkscape para realizar "pequenas grandes" tarefas, que podem tirar o sono de qualquer pessoa que nunca precisou criar nada... até agora!

Por: Guilherme RazGriz


Blender - Criando personagem 3D em menos de 10 minutos

Caros, em nossa grande biblioteca técnica livre que é o VOL, não poderia faltar um artigo sobre a criação de personagens Humanoides 3D em menos de 10 minutos, mesmo que você nunca tenha tocado em nenhum programa de criação em toda sua vida. Vamos lá?

Por: Guilherme RazGriz






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