Blender - Criando personagem 3D em menos de 10 minutos

Caros, em nossa grande biblioteca técnica livre que é o VOL, não poderia faltar um artigo sobre a criação de personagens Humanoides 3D em menos de 10 minutos, mesmo que você nunca tenha tocado em nenhum programa de criação em toda sua vida. Vamos lá?

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Por: Guilherme RazGriz em 11/07/2014 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Adicionando cabelo



Tudo começa no modo de edição de objeto na cena 3D. Uma vez nele, selecione todas as faces que terão cabelo, para agilizar podemos fazer isso através do atalho C que, uma vez ativado, seleciona áreas através do arrastar do mouse com um simples clique no botão esquerdo do mesmo. Para desativá-lo, basta pressionar o botão direito do mouse.
Depois, naveguemos até a aba de grupos de vértices. Lá, vamos criar um novo grupo e atribuir a nossa seleção ao mesmo:
Feito isso, vamos até a área de partículas e vamos ativar os cabelos, trocando o ajuste primário de Emissor para Cabelo.
Agora, vamos navegar até o ajuste denominado Grupos de Vértices e selecionar o grupo que acabamos de criar e pronto! O cabelo já está onde deveria!
Agora, no modo de edição de partículas, podemos literalmente pentear o "cabelo" adicionado e dar a ele a forma que desejarmos.
Para aumentar o realismo no recurso Render, presente na aba de partículas onde criamos os "cabelos", podemos ampliar o realismo do mesmo ao custo de um pouco de memória RAM. =]
Com um pouco de prática, o seu exemplo pode ficar como este aqui:
Ou assim!
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Dito isso, meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!

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Páginas do artigo
   1. Em 10 minutos? Tem certeza?
   2. Finalizando e animando
   3. Adicionando cabelo
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Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 11/07/2014 - 18:37h

Nosso Grande Gurú do Blender e seu mais novo excelente Artigo!
Favoritado, novamente.

[2] Comentário enviado por izaias em 13/07/2014 - 12:55h

Mas pro profissional chegar ao nível de criar um padrão de realidade virtual com o Blender, em filmes como os relatados, demora muito, não?

Realmente, surpreende.
Mais um excelente trabalho!

[3] Comentário enviado por razgriz em 14/07/2014 - 11:31h

Oi Izaias,

Claro que é preciso se dedicar bastante! Porém todo mundo pode fazer qualquer coisa se assim desejar =], eu bem que pensei em escrever mais páginas ensinando mais técnicas de construção e modelagem, mas achei que ficaria cansativo para o pessoal ler dai simplifiquei ao limite =]

obrigado pessoal!

[4] Comentário enviado por ishock em 16/07/2014 - 07:21h

Muito bom, eu gosto da área de modelagem 3D.
Nota 10.

[5] Comentário enviado por CarlosRPM em 19/07/2015 - 16:50h


Muito Obrigado, mestre, você não faz ideia do quanto me ajudou! Estou ansioso por uma outra aula! =]

[6] Comentário enviado por moreirawebmaster em 16/09/2015 - 13:31h

O melhor tutorial que já encontrei na internet para criação de personagem no blender, parabéns, show de bola!

[7] Comentário enviado por Analou7 em 10/11/2015 - 00:33h

Ola, eu tentei fazer download (makehuman) no link sugerido mas apareceu msg que o arquivo poderia danificar meu computador, então achei mais seguro baixar pelo próprio linux (gerenciador de aplicativos) mas a versão que baixei é 1.0 Alpha 6.0, não tem opção para alterar idioma, não tem opção vestir personagem e o pior é que eu clico para salvar e exportar mas não acontece nada. Vc pode me orientar como eu posso proceder? Tem alguma forma de baixar so atualizações ou este fato que relato não se resolve com atualização? Ah e muito grata pelo tutorial, super bem explicado. Se o programa que baixei funcionar, acho que conseguirei fazer a animação que estou precisando... graças ao seu tutorial.


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