Composição por anexação e o Gimp

Neste pequeno documento vamos aprender a adicionar detalhes a uma imagem através da clonagem do cenário por meio de ação aditiva ou subtrativa de cor simétrica.

[ Hits: 8.317 ]

Por: Guilherme RazGriz em 29/01/2010 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Composição por anexação. O que é isso?



Vamos começar explanando sobre a mecânica do que iremos aprender hoje. Composição por anexação nada mais é do que a arte de se incluir mais detalhes a uma imagem fazendo uso de pedaços da própria imagem clonada e colada sobre ela mesma. Dito isso vamos ver o processo na prática, escolha uma imagem dentro do seu micro para servir como exemplo do dia:
Linux: Composição por anexação e o Gimp
Escolhida a imagem do dia, duplique a camada base e, utilizando a ferramenta de espelhamento localizada na caixa de ferramentas do Gimp, espelhe a imagem na vertical (necessário pressionar a tecla "Ctrl" durante o processo) ou horizontal.
Feito isso, aplique sobre essa camada o efeito de camada subtrativo denominado "Somente Escurecer". Isto fará com que todos os fragmentos brancos da camada sejam eliminados formando encaixes entre os fragmentos de tons escuros preservados no processo entre as duas camadas do trabalho. =]
Para gerar mais encaixes poderíamos repetir esse mesmo processo indefinidamente, mas para gerar uma diversidade maior vamos complicar um pouquinho: selecione agora a ferramenta "Borracha", presente na caixa de ferramentas principal do Gimp, e depois dentre o seu acervo de pincéis selecione um de padrão diversificado aplicando sobre a imagem em seguida (caso seu acervo de pincéis seja restrito ou você não saiba como enriquecê-lo, por favor acesse esta lista: http://www.ogimp.com.br/extras/dicas/o-listao-reloaded/):
Note que o padrão de traços do pincel cria novos detalhes da imagem =]:
Para um efeito ainda mais sofisticado, mude o efeito de camada para o denominado "Somente Clarear" e veja o que acontece.

Tal efeito de camada é justamente o oposto do anterior, permitindo que a luz se sobreponha as áreas com estrutura luminosa empobrecida.
Para que você possa ver um determinado pincel em detalhes, basta clicar sobre o desejado e não soltar o botão do mouse.

Até poderíamos parar por aqui:
Mas... para quem quiser ir além:

Duplique a camada portadora das últimas alterações que fizemos e aplique sobre a nova camada resultante o efeito de camada denominado "Somente Escurecer"; feito isso, basta mover a camada pela imagem para novos detalhes e criar efeitos.

Note que a borda da nova camada deve ser descartada; para isso utilize novamente a ferramenta "borracha", desta vez sob a forma de um pincel de bordas enevoadas:
Agora basta apagar tudo que for indesejado. =]
Agora repita este processo quantas vezes quiser!
E assim ficou o nosso exemplo do dia! Repare como o seu exemplo ficou abarrotado de detalhes. =]
Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!

   

Páginas do artigo
   1. Composição por anexação. O que é isso?
Outros artigos deste autor

Blender para todos! - Parte II

Porque o PC popular é ruim?

As letras que fazem TOING

Inkscape descomplicado - Parte II

Inkscape descomplicado - Parte III (criando e imprimindo objetos 3D)

Leitura recomendada

Profundidade indivisível

Gnome-shell sob a perspectiva da usabilidade

XGL no Slackware 10.2

Compiz no Debian Etch

Xorg 7.0 no Slackware 10.2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thereverend em 29/01/2010 - 15:31h

Caramba, adoro esses tutoriais seus sobre o GIMP! São ótimos, muito explicativos e claros.

Aproveitando, gostaria de saber se vc poderia escrever um artigo sobre colorização no GIMP, para aplicação em desenhos, por exemplo. Acho um assunto bastante interessante e tem ótimos resultados :)

Parabéns pelo artigo!

Abraços

[2] Comentário enviado por razgriz em 29/01/2010 - 19:58h

Obrigado -=]. Eu já escrevi sobre isso hehe mas não no vol, segue link do blog onde mantenho a maioria das coisas que escrevi : http://razgrizbox.wordpress.com

e para quem desejar se aprofundar mais nessa ferramenta e ou em outras como o Inkscape e o Blender basta dar uma passasdinha no site da Cria Livre : www.crialivre.com.br =]

[3] Comentário enviado por removido em 01/02/2010 - 12:11h

Legal, estou usufruindo bastante de seu artigo, massa!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts