Um tour pelos ripadores de CDs para Linux

Neste artigo apresento uma lista de ripadores de CDs disponíveis para Linux, todos em modo gráfico, visto que muitos iniciantes que migram para GNU/Linux devem estar interrogando-se sobre a existência de ripadores de CDs para o sistema do pinguim.

[ Hits: 21.342 ]

Por: Perfil removido em 08/01/2007


Gnomarlize e Grip



Gnormalize

Gnormalize é uma interface gráfica para o normalize, uma ferramenta para conversão, codificação e extração de áudio além de edição de meta tags. Formatos suportados: MP3, MP4 (M4A ou ACC), MPC (MPP ou MP+), OGG, APE and FLAC. gnormalize decodes the MP3, MP4, MPC (ou MPP - MusePack), APE (Monkey's Audio), FLAC e Vorbis OGG e wave.

A normalização é um processo que ajusta o volume dos arquivos para que todos fiquem na aproximadamente na mesma altura sem passar de determinada faixa de decibéis.

Gnomarlize pode ainda extrair CDs de áudio, converter entre formatos e modificar tags ID3 no final da normalização dos arquivos.


Maiores informações acesse o site:

Grip

Grip é um reprodutor e ripador de CD para o Gnome desktop. Suas capacidades vem do cdparanoia, mas ele pode também usar ripadores externos (como o cdda2wav). Ele também fornece um front-end automatizado para encoders MP3 (ou outro formato de áudio), fazendo o exame do disco e transformá-lo facilmente em uma MP3. O rip e encode são simultâneos, suporte a HTTP proxy para rodar atrás de firewalls, ripagem simples, parcial ou múltipla de faixas, etc.


Maiores informações acesse o site:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Gnomarlize e Grip
   2. RipperX, Sound Juicer e KAudioCreator
Outros artigos deste autor

Zenwalk - Uma distro e tanto

expr - Definição e uso do comando

Introdução ao Protocolo Internet - IP

Tutorial de instalação do H3270 (sources) com SSL no RHEL5 (s390x)

USB-ZIP - Emulando Zip Drive em Pendrive

Leitura recomendada

FreeBSD Release 10.0 - Introdução ao sistema

10 dicas para aprender a programar por conta própria

Básico sobre tratamento de exceções em Python 3.4

Software Livre: primeiras impressões

Instalação passo a passo do Slackware 12.2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por flavioml em 08/01/2007 - 09:30h

Gostaria de acrescentar, para os que usam wm alternativos e querem dispensar a instalação de trocentas libs do kde ou do gnome, a existência de um ripador em java, o jRipper, dependendo portanto apenas do j2re, além dos encoders/decoders, é claro.
Eu o uso não só sob o fluxbox, como até sob o kde, não obstante a excelência do kaudiocreator. É que me habituei com o jripper.
O link para ele é:
http://dronten.googlepages.com/jripper

[2] Comentário enviado por removido em 08/01/2007 - 10:00h

Olá, flavioml...

Obrigado por acrescentar mais um ripador. Isso é ótimo para que os iniciantes que migrarem para GNU/Linux possam saber que há mais ripadores para o sistema do pinguim.

Tenho outro a acrescentar...

O player Banshee também ripa as músicas. Ao ser inserido o CD no drive, automaticamente o software pergunta se você deseja importar as músicas.

http://banshee-project.org/Main_Page

Outro player também com a mesma finalidade é o Arson.

http://arson.sourceforge.net/

:::... Viva o Linux ...:::

[3] Comentário enviado por supradados em 08/01/2007 - 19:45h

E não se esqueçam que o Konqueror faz isso que é uma beleza. Basta abrí-lo e digitar audiocd:/ (não me lembro se uma ou duas) seguido de enter e vc verá toda a estrutura do cd com diversos links, que são as formas para se copiar (mp3, ogg, wav, etc, tanto faixa por faixa quanto um único arquivo).

[4] Comentário enviado por tenchi em 08/01/2007 - 23:05h

Lá vai mais um:
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=6410

[5] Comentário enviado por tenchi em 09/01/2007 - 00:27h

Ah rychardi, eu não quero parecer mal-educado, mas acho que estes artigos do tipo: "Um tour pelas praias do nordeste" não adiantam muita coisa, menos ainda para usuários iniciantes.
Acho que este artigo ficaria mais legal se você falasse mais sobre cada programa, explicasse seu uso, suas limitações, etc. Se necessário, até escrever uma dica/artigo sobre cada um, independentemente.
Não entenda este meu comentário como uma ofensa, mas como disse acima, ficar "fazendo tour" não adianta muito não. Nem muito menos estou criticando o seu trabalho. Blz?

[6] Comentário enviado por removido em 09/01/2007 - 00:40h

Ok, tenchi...

Mas não custa nada mostrar as opções para GNU/Linux aos iniciantes que estão chegando agora e/ou usam o sistema do pinguim. Já pensei nisso 3 meses atrás de escrever uma dica e/ou artigo sobre cada um.

Há iniciantes que possui dificuldades de encontrar opções disponíveis para GNU/Linux, e eis a razão de escrever sempre "Um tour...".

:::... Viva o Linux ...:::

[7] Comentário enviado por lanux em 09/01/2007 - 23:30h

Simples e rápido: use o jack pelo terminal:

"Jack - rip and encode CDs with one command"


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts